Facilitação e fortalecimento muscular. Ganho ou manutenção de amplitude articular. Combate às contraturas e tecidos moles. Controle de espasticidade.

Qual a função do FES na fisioterapia?

A corrente FES (estimulação elétrica funcional) costuma ser utilizada nos tratamentos fisioterápicos com a finalidade de reeducação muscular, combate ou retardo de atrofia da musculatura, inibição temporária de espasticidade e combate/ redução de contraturas e edemas.

Como funciona o FES fisioterapia?

A técnica FES tem como base a produção da contração através da estimulação elétrica, que despolariza o nervo motor, produzindo uma resposta sincrônica em todas as unidades motoras do músculo.

Quais os benefícios do FES?

A estimulação elétrica funcional (FES) é feita com um aparelho que emite correntes elétricas alternadas de baixa intensidade e leva à contração muscular de um grupo muscular paralisado ou extremamente fraco, como em caso de paralisia cerebral, hemiplegia ou paraplegia, por exemplo.

ELETROTERAPIA - FES (APLICABILIDADE dos PARÂMETROS) Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta

electrical stimulation - FES). O programa de controle permite ao usuário definir e salvar perfis de variação temporal dos três parâmetros em dez níveis de intensidade dentro da escala de 0 a 100mA, 50 a 500µs e 20 a 200Hz, dentro da limitação de 1s por perfil de estimulação.

ELETROTERAPIA - FES (APLICABILIDADE dos PARÂMETROS) Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta

Como atua o equipamento FES no mecanismo de contração muscular?

A técnica FES tem como base a produção da contração através de estimulação elétrica, que despolariza o nervo motor, produzindo uma resposta sincrônica em todas as unidades motoras do músculo.

Onde colocar os eletrodos no FES?

A prática comum aplica o segundo eletrodo (ou eletrodo passivo) em posição proximal (após) ao longo deste mesmo músculo. Se quisermos estimular dois músculos contra-laterais (nas duas pernas, por exemplo) é possível posicionar os dois eletrodos do mesmo circuito (canal) nos respectivos pontos motores.

O que é a corrente FES?

Mundialmente conhecida pela sigla FES (Functional Electrical Stimulation), a estimulação elétrica funcional é uma forma de tratamento que utiliza a corrente elétrica de baixa freqüência para provocar a contração de músculos paralisados ou enfraquecidos decorrentes de lesão do neurônio motor superior, como derrames, ...

Como é feita a eletroterapia?

A eletroterapia é um recurso fisioterápico amplamente utilizado como adjuvante na reabilitação dos mais diversos tipos de patologias. Sua técnica consiste em utilizar correntes elétricas de baixa intensidade através de eletrodos que são aplicados diretamente na pele.

Qual o objetivo do TENS?

A Terapia por Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) é uma das modalidades da eletroterapia que funciona por emissão de correntes pulsadas através da pele. O objetivo é estimular ou despolarizar grupos de fibras nervosas que participam do processo de percepção e modulação da dor.

Qual corrente e o TENS?

A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é uma corrente de baixa intensidade que produz impulsos elétricos com frequência entre zero e 200 Hz, eficaz no tratamento de desordens musculoesqueléticas e por influenciar e modular processos de neurocondução da dor3.

Qual a diferença entre FES e corrente russa?

TENS: Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation (ou Neuroestimulação Elétrica Transcutânea) é uma corrente utilizada para tratamento de dor. Corrente Russa: é uma corrente alternada aplicada em bursts, e é utilizada para contração muscular, drenagem linfática, alívio de dor e eletrolipólise.

Para que serve a corrente Aussie?

Indicações e benefícios da Corrente Aussie Flacidez abdômen, glúteos, coxas, braços; Fortalecimento e aumento de tônus muscular: Pós parto; Pré e pós lipoaspiração.

Pode colocar o TENS no pescoço?

Além do tratamento pós-operatório, o TENS também pode ser usado em alguns procedimentos para aliviar dores de algumas doenças, sendo vários os problemas indicados, como dor no pescoço.

O que é corrente TENS e FES?

TENS e FES são aparelhos de eletroestimulação transcutânea, o TENS é mais utilizado para analgesia, ou seja, eliminar as dores. Já a FES é aplicada para fortalecimento muscular.

Quanto à indicações da estimulação elétrica funcional FES assinale a alternativa incorreta?

Quanto a indicações da estimulação elétrica funcional – FES, assinale a alternativa INCORRETA. Manter e/ou ganhar força muscular. Reeducar e/ou facilitar o movimento voluntário. Atuar e/ou tentar reduzir a espasticidade.

Para que serve a microcorrente?

A microcorrente é utilizada para melhorar a flacidez muscular e também elasticidade, textura e viço da pele.

Quais são os parâmetros da corrente russa?

Os parâmetros utilizados na corrente russa foram: Frequência ( f ): 30hz, Ciclo: 50%, Rise: 2s, On: 6s, Decay:2s, Off: 20s, modo sincronizado, com a duração de quarenta minutos na região do glúteo máximo e a intensidade a ser colocada respeitou o limite de tolerância da voluntária.

Quais são os tipos de TENS?

A TENS pode ser classificada em quatro modalidades: convencional, acupuntura, em rajadas (burst) e breve-intensa.

Qual a largura de pulso da corrente russa?

A corrente russa ou de Kotz tem sido usada para incremento de força. Consiste em uma corrente de média freqüência de 2.500Hz modulada para 50Hz (WARD & SHKURATOVA, 2002).


Tudo sobre turismo e aventura