Não devemos, em regra, empregar o sinal indicativo de crase antes dos pronomes relativos: que, quem, cujo(s), cuja(s)! Exemplo: Este é o filme a que me referi ontem.

Pode usar crase antes de artigo indefinido?

Antecedendo um artigo indefinido (um, uma, uns, umas) a crase não é admitida, uma vez que a palavra seguinte à preposição, mesmo que feminina, já está acompanhada de um determinante.

Qual a maior regra da crase?

A crase sempre será empregada antes de palavras femininas! Outra dica importante é que não basta apenas decorar o momento ideal para utilizar a crase, mas também entender a estrutura e o enunciado das frases. Para que haja crase, é preciso que exista uma sequência de duas vogais iguais, que sofrem contração.

Em quais casos o uso da crase é facultativo?

A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.

Quanto à orientação tem crase?

Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.

Como você explicaria a regra da crase?

“A crase, em regra, é empregada antes de palavras femininas, pois essas palavras aceitam a presença do artigo feminino “a”, ocorrendo a fusão de preposição mais o artigo feminino”, explicou o professor. ⇒ Regência verbal: quando o verbo pede um complemento verbal com preposição, o qual é chamado de objeto indireto.

Como saber se tem crase ou não?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase 'fui à feira', por exemplo. 'Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Onde e em que?

O pronome relativo onde não deverá ser usado com expressões que não indicam lugares, devendo ser privilegiado o uso de em que nessas situações. Referência a lugar: O restaurante onde almocei com meu marido é caríssimo. Não referência a lugar: Serão reavaliados os casos em que há dúvidas sobre a conclusão do processo.

Qual a função do que?

Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

Que tipo de pronome é a palavra que?

São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas; Pronomes relativos: são empregados para retomar um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte.


Tudo sobre turismo e aventura