A forma correta é “há muito tempo”. O verbo “haver” substitui o verbo “fazer”, quando se refere a tempo passado. Ex¹: Faz muito tempo que não falo com ela. Ex²: Há muito tempo não falo com ela.

Quando usamos a A?

Usamos “à” quando estamos nos referindo ao lugar. – Irei à faculdade hoje pois tenho prova. – Todos os trabalhadores foram à reunião após o expediente. Quando nos referimos ao objeto indireto ou complemento nominal.

O que significa há um tempo?

HÁ TEMPO = O verbo haver em há tempo indica tempo decorrido e pode ser substituído por faz: Estamos morando em Aracaju há tempo.

Qual o correto em tempo ou a tempo?

O Dicionário Houaiss distingue semanticamente a duas locuções adverbiais: a tempo: «no momento oportuno; ex.: 'viajou a tempo'»; «dentro do prazo; ex.: 'apresentou os documentos a tempo'». em tempo: «expondo-se a; correndo o perigo de; ex.: 'atravessou com o sinal fechado, em tempo de ser atropelado'».

Faz um tempo ou há um tempo?

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Estou há dois anos ou a dois anos?

Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

Quando se usa reticências?

As reticências servem para sugerir alguma ideia ou emoção. Elas indicam a interrupção de um pensamento ou de uma fala. Também são usadas para sugerir o prolongamento de uma ideia. Em frases, indicam uma entonação descendente.

Quando se usa os dois pontos?

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.

Faz três dias ou fazem três dias?

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

Como é correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.


Tudo sobre turismo e aventura