A construção correta é É preciso paciência. Dizer é preciso paciência equivale a dizer É preciso ter paciência, ou seja, subentende-se o uso do verbo ter. Neste caso, a expressão é preciso é impessoal e pressupõe a existência de um verbo a seguir.

Foi preciso concordância?

Os adjetivos bom, necessário, preciso e proibido, entre outros, em função predicativa e antepostos ao sujeito, ficam invariáveis (ou seja, no masculino singular) quando o sujeito da oração constitui-se de substantivo usado de forma indeterminada, de modo vago ou geral, portanto sem artigo definido.

Seria preciso ou seriam precisas?

A construção correta é será preciso. Quando o sujeito da expressão ser preciso é uma oração, o verbo mantém-se no singular e o adjetivo preciso permanece invariável. É o que acontece neste caso, em que o sujeito de será preciso é a oração (infinitiva) fazer [obras] no túnel: Será preciso fazer obras no túnel.

É necessário explicação?

Quando não há a presença de um artigo definido ou de outro elemento que determine o substantivo, a expressão é necessário atua como uma expressão invariável, não havendo qualquer tipo de flexão em gênero e número. Exemplos sem determinação do substantivo: É necessário comparência de todos os intervenientes.

Faz necessário ou se faz necessário?

Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a 'que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, 'se' é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto. Espero tê-lo ajudado.

É preciso é sujeito?

Afinal, o sujeito de “é preciso” é “navegar”, o núcleo é a palavra “navegar”, um vocábulo somente; então, deveria ser um sujeito simples.

O que são precisas?

Preciso é aquilo que é necessário e o que tem exatidão. Quando utilizado como flexão do verbo precisar, quer dizer daquilo que é indispensável. Quando alguém diz 'eu preciso', seja de alguém ou de alguma coisa, significa que não pode dispensar para seguir.

É necessária muita paciência?

Não há elemento modificador do substantivo paciência, por isso o adjetivo necessário fica na forma masculina, singular. – É necessária muita paciência. Há o pronome indefinido feminino, singular, muita, modificando o substantivo paciência, por isso o adjetivo necessário concorda com ele: necessária.

Quantas vezes for preciso ou quantas vezes forem precisas?

Pode-se fazer a concordância verbal e nominal com o sujeito implícito 'isso': quantas vezes [isso] for necessário, OU com o substantivo explícito: quantas vezes forem necessárias.

É com ela mesma ou mesmo?

Quando equivale a próprio, mesmo é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala; As vítimas mesmas reclamaram. Como advérbio significa até, também, de fato, exatamente, e é invariável: Mesmo as amigas a deixaram; Foi mesmo uma boa notícia.

O que é a concordância verbal?

Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.

Faz ou Faz-se?

O mesmo que dizer que se fez, que se criou. Exemplo de uso da palavra Fez-se: Fez-se adulto com 30 anos.

Será necessária ou será necessário?

Se o sujeito não vier precedido de um elemento modificador – artigo e pronome, por exemplo -, a expressão não varia (é necessário). Exemplo: “É necessário (ter) paciência…”. A expressão varia (é necessária) quando o sujeito surge precedido de um elemento modificador: “É necessária a…”. Veja a explicação completa!

Como identificar o sujeito?

Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.

Quem pode ser sujeito?

Não se pode iniciar o período pela outra oração, pois o pronome relativo quem só funciona como sujeito, quando puder ser substituído por o que, a que, os que, as que, aquele que, aqueles que, aquela que, aquelas que. Outros exemplos: 01) Encontrei o garoto.

Qual a origem da palavra precisar?

Segundo Silveira Bueno, da ideia de “cortado, separado” do Latim PRECISUS veio a noção de se ter a necessidade de algo, de estar privado de alguma coisa, de onde se desenvolveu a semântica de “ser necessário, carecer de”.

É necessária muita atenção ou é necessário muita atenção?

É necessário muita atenção ou É necessária muita atenção ao atravessar a rua. As duas frases estão corretas.

Porque a vida é feita de recomeços?

A vida é feita de recomeços: Quando a vida pede para recomeçar tudo de novo e reconstruir a partir do zero. Em vez de entrar em pânico a permitir que o medo te paralise, tente olhar para a experiência como uma nova oportunidade e assim criar para a sua vida uma fundação mais forte e saudável.

Como é bom recomeçar?

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e o mais importante: acreditar em você de novo. Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou, o que importa é que sempre é possível e necessário recomeçar. Se o fim da sua história não te agradou, não hesite em recomeçar.

É certo dizer eu mesma?

«Eu mesma não recebi o meu, ainda» é a frase correta. A forma mesma é o feminino do adjetivo mesmo, que é variável. Associado ao pronome pessoal, mesma é uma partícula enfática ou de realce.


Tudo sobre turismo e aventura