SubstantivoEditar Em português, o plural do termo vírus é igual ao singular. As palavras em latim também aparentam não possuir uma versão em plural. Virii poderia ser o plural da palavra virius, e viri era o plural da palavra vir, que significa homem .

Qual é o singular da palavra vírus?

É verdade, como lhe mostramos no post abaixo, vírus assume a mesma grafia tanto no singular como no plural.

Como se escreve vírus no singular?

Segundo a «Nova Gramática do Português Contemporâneo» de Celso Cunha e Lindley Cintra, «os substantivos terminados em -s, quando oxítonos, formam o plural acrescentando também -es ao singular; quando paroxítonos, são invariáveis». Nesse caso, o substantivo vírus, sendo paroxítono, fica invariável no plural: os vírus.

Porque lápis não tem plural?

O plural de lápis é lápis. Isso acontece porque, em português, as palavras paroxítonas (ou proparoxítonas) terminadas em “-is” ou “-us” não sofrem alteração alguma no plural. O mesmo acontece com as palavras vírus, bônus, ônibus e tênis.

Qual é plural de Pires?

pires | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Qual o diminutivo de vírus?

virusinhos | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O que é a palavra vírus?

O que são Vírus: O termo vem do Latim virus que significa veneno ou toxina. Devido a propriedade de rápida contaminação, a palavra 'vírus' é também aplicada no sentido figurado para denominar algo que se reproduza de forma parasitária, por exemplo, “vírus da corrupção”.

Como escreve a palavra vírus?

A forma correta é vírus. As palavras graves, como é o caso de vírus, quando terminam em i ou u (seguidas ou não de s), levam acento gráfico na vogal tónica, ou seja, na penúltima sílaba.

Qual substantivo se usa somente no singular?

Exemplos: Ouro, prata, ferro, oxigênio, arroz, feijão, cana, açúcar, mel, leite, justiça, lentidão, preguiça, ociosidade, ligeireza, lógica, materialismo, fascismo, infância, juventude, velhice, etc.

Qual o coletivo de mel?

Assim, de acordo com esta regra latina, o plural de mel é meles (mel + es), tal como acontece com a palavra mal, que no plural é males.

Por que a palavra mel não tem acento mas o seu plural tem?

Relativamente aos substantivos terminados em –al, -el, -ol, -ul, a formação do plural é feita substituindo o –l por –is. É com base nesta regra que é formado o plural méis.

Qual plural de limão?

Limãos ou limões, cidadãos ou cidadões, refrãos ou refrões? As palavras terminadas em –ão podem formar plural de três modos: -ões, -ãos ou –ães. Não há uma regra específica a ser seguida para se fazer este plural, pois pode variar entre os três e dependerá unicamente da origem da palavra, ou seja, de sua etimologia.

Qual é o plural da palavra lápis?

A forma correta do plural de lápis é lápis, isto é, essa palavra mantém a mesma forma, independente de estar no singular ou plural. Exemplo: Eu tenho muitos lápis de colorir em casa.

Qual o plural de lápis em inglês?

pencils | Tradução de pencils no Dicionário Infopédia de Inglês - Português.

Qual é o plural da palavra anzol?

2. [Figurado] Laço, ardil, engodo. Plural: anzóis. Plural: anzóis.

Qual é o plural da palavra gravidez?

O plural de 'gravidez' é como o de qualquer palavra terminada em 'z', como 'luz', 'raiz', 'juiz', 'meretriz', 'giz' etc., isto é, é feito com o acréscimo de 'es' (luzes, raízes, juízes, meretrizes, gizes). Moral da história: 'Suas três gravidezes foram bem difíceis'.

Qual é o plural da palavra álcool?

Plural: álcoois |cuòis|.

Qual o diminutivo de gripe?

Gripe deu gripezinha. Ele pede licença à vogal átona do fim da palavra e se emenda ao radical: casa (casinha), menino (menininho), garota (garotinha), livro (livrinho), gripe (gripinha), resfriado (resfriadinho). A ponte. O zê, que aparece em -zinho e -zinha, é ilustre convidado.

Quando surgiu a palavra vírus?

Hoje, um vírus pode ser também um programa de computador que se propaga com intuito de danificar, de alguma forma, as máquinas onde se aloja. Esta mutação da palavra «vírus» surgiu no inglês e infectou as outras línguas a partir dos anos 70.

Quais são as principais características do vírus?

A característica mais marcante dos vírus é a ausência de células. Por isso, eles também não possuem organelas importantes, por exemplo os ribossomos, que produzem proteínas; nem mesmo enzimas, as quais são necessárias para a realização de diversas reações.


Tudo sobre turismo e aventura