O azulejo está sendo largamente utilizado na decoração de ambientes, seja revestindo paredes, bancadas ou mesas, fazendo um patchwork (mosaico, retalhos), formando uma composição com diferentes cores e estampas, dando um toque especial à residência.

Por que os azulejos são azuis?

Uma outra curiosidade sobre o azulejo português é o porquê ele é das cores azul e branco. Logo, esta tradição se iniciou devido ao fato das trocas comerciais com o oriente. Foi através das viagens marítimas que os europeus ficaram deslumbrados com os requintes da porcelana oriunda da China.

Qual é a origem do azulejo?

História e rusticidade das primeiras peças. A palavra azulejo tem origem árabe (az-zulaich), significa a peça cerâmica vitrificada e/ou esmaltada usada para revestir paredes. Ao contrário do que as pessoas pensam, a origem das técnicas de corte e fabricação de azulejo não teve seu início em Portugal, mas sim no oriente ...

Como é feito azulejo português?

Eram azulejos feitos de cerâmica com pouca espessura, geralmente em formato quadrado e com uma das faces feita de vidro, impermeável e brilhante. Foi assim, com sua vontade de trazer a mesma ideia de decoração vista em Sevilha, Toledo e Saragoça, que o azulejo hispano-mourisco chega a Portugal.

Onde os azulejos eram usados?

Durante esta época, o azulejo português é largamente utilizado nas igrejas, palácios e casas pertencentes à burguesia, no interior e no exterior, nos seus jardins. Era considerado meio de distinção social. As gravuras estrangeiras que circulavam no país inspiraram as composições dos painéis figurativos.

O que a arte do azulejo traz consigo?

Os azulejos mostram cenas morais ou casamentos reais. Além disso, a perspectiva das figuras e a construção tridimensional ampliavam o campo visual, reorganizando os espaços para os quais os azulejos foram encomendados. No século 19, o azulejo deixa os espaços internos, vai para as fachadas e ganha um outro sentido.

Qual a diferença de cerâmica e azulejo?

O termo azulejo designa uma peça de cerâmica de pouca espessura, geralmente, quadrada, em que uma das faces é vidrada, resultado da cozedura de um revestimento geralmente denominado como esmalte, que se torna impermeável e brilhante. Esta face pode ser monocromática ou policromática, lisa ou em relevo.

Porque os azulejos eram trazidos de Portugal para o Brasil?

Histórico. O surgimento do azulejo ocorre nos séculos XVI e XVII sob influência portuguesa. Os motivos e cores dos azulejos trazidos de Portugal foram expressos primeiramente em forma de painéis no interior dos edifícios, apenas como material decorativo, retratando cenas de paisagem, do cotidiano ou cenas bíblicas.

Quem trouxe o azulejo para o Brasil?

A utilização de azulejo na arquitetura brasileira iniciou-se como revestimento de barras decorativas e posteriormente em fachadas inteiras. Este processo foi uma herança trazida de Portugal no início da colonização no Brasil.

Em quais países surgiram os azulejos?

A fabricação de azulejos desenvolveu-se principalmente na Espanha, em Portugal, na Itália e, posteriormente, nos Países Baixos (Holanda), graças sobretudo ao aperfeiçoamento das técnicas de confecção e tintura, à utilização da policromia e à inovação temática, que passou a incluir a figura humana e aspectos da natureza ...


Tudo sobre turismo e aventura