A qualidade microbiológica de medicamentos, cosméticos e fitoterápicos é definida por padrões microbianos descritos em compêndios oficiais e normas regulamentadoras. ... A diferença que existe entre a farmácia de manipulação e a indústria farmacêutica ou cosmética é a característica de formulação magistral individualizada.

Quais as principais fontes de contaminação em cosméticos?

– Fontes de contaminação: embalagens, paredes, equipamentos. – Matéria-prima contaminada produto acabado contaminado ambiente fabril contaminado. – Fatores a serem considerados: origem natural ou sintética, modo de produção da matéria-prima e capacidade de propiciar o crescimento.

Qual a característica microbiológica que formas farmacêuticas e cosméticos devem apresentar?

As fontes de contaminação microbiana podem ser agrupadas em fontes diretas, tais como matérias-primas, água, materiais de embalagem; e indiretas, como os equipamentos, ambiente e operadores. A qualidade microbiana do produto final pode depender amplamente da qualidade das matérias-primas (fármacos e excipientes).

Quais os microrganismos que não devem estar presentes em produtos cosméticos?

Os microrganismos nocivos são as Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Coliformes totais e fecais, que não devem ser detectáveis.

LEGISLAÇÃO E ASSUNTOS REGULATÓRIOS PARA COSMÉTICOS NO BRASIL

Microrganismos patogênicos – Os patógenos mais importantes atualmente são Salmonella sp., Escherichia coli patogênica, Listeria monocytogenes, Campylobacter jejuni, Yersinia enterocolitica e Staphylococcus aureus, sendo a maioria dos microrganismos patogênicos destruídos pela pasteurização.

LEGISLAÇÃO E ASSUNTOS REGULATÓRIOS PARA COSMÉTICOS NO BRASIL

Quais são os principais grupos de microrganismos?

Os principais grupos de microrganismos são os protozoários, fungos, algas e bactérias. Os vírus, apesar de não serem considerados organismos vivos e sem partículas, têm algumas características de células vivas. Em 1866, o zoólogo alemão E. H.

Quais os tipos de microorganismos?

Bactérias, vírus, leveduras, bolores e parasitas, são todos microrganismos.

Quais características dos conservantes microbiológicos são essenciais para uso farmacêutico?

Dentre as características desejáveis encontram-se ser compatível com componentes da fórmula, sem causar interferências no produto. O conservante deve ainda manter sua atividade antimicrobiana na presença de outros insumos da fórmula, não se decompondo durante esterilização térmica e devendo apresentar ação biostática.

Quais as características essenciais esperadas pelo consumidor no caso de produtos farmacêuticos cosméticos e correlatos?

6 No caso de produtos FARMACÊUTICOS, correlatos e cosméticos As características essenciais de qualidade esperadas pelo consumidor são: Eficácia terapêutica, funcional e cosmética; Segurança; Apresentação do produto; Propriedades organolépticas.

Quais testes de controle microbiológico devem ser realizados em cosméticos?

Análise microbiológica Algumas das análises normalmente realizadas são a contagem de bolores e leveduras, contagem de bactérias heterotróficas e pesquisa de patógenos específicos, como staphyloccocus aureus, enterobactérias e pseudômonas aeruginosa.

Quais são as principais fontes de contaminação cruzada de medicamentos?

A contaminação cruzada pode ocorrer através dos equipamentos e utensílios, usados durante a manipulação de medicamentos, mas também através dos manipuladores (mãos e vestuários de proteção). (BRASIL D, 2009).

Quais as características do produto que afetam a contaminação microbiana?

Características tais como alta atividade de água, pH próximo a neutralidade e presença de excipientes que possam ser utilizados como fontes de nutriente favorecem o crescimento microbiano em produtos farmacêuticos.

Quais os principais fatores que afetam o crescimento de microrganismos?

Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica.

São permitidos microrganismos em produtos cosméticos?

Embora não sejam fornecidos limites obrigatórios para microrganismos, as orientações recomendam uma contagem não superior a 10² UFC/g para produtos de uso infantil, olhos e que tenham contatos com mucosas e 10³ UFC/g para todos os outros.

Quais os principais métodos de análise utilizados no setor de controle de qualidade microbiológico?

Dentre os métodos bioquímicos mais usados pela indústria farmacêutica estão a metodologia manual das galerias API (Índice de Perfil Analítico) e a metodologia automatizada do sistema VITEK. Ambos são testes rápidos e simples, facilmente inseridos nos laboratórios de análises microbiológicas3,4.

Quais os cuidados necessários na manipulação dos produtos para evitar contaminação?

Sendo assim, a higiene daqueles que manipulam alimentos é de extrema importância. Tomar banho, trocar de roupas diariamente, manter unhas curtas e limpas são hábitos que devem ser praticados por todos. Além disso, lavar as mãos sempre com sabão previne que microrganismos sejam transferidos para os alimentos.

Quais as principais alterações de um produto cosmético provocadas pelo crescimento de microrganismos?

A contaminação microbiana, além de prejudicar as características físicas, como cor, odor ou alterar a aparência do produto, pode também causar alterações no princípio ativo dos cosméticos, podendo alterar, sobretudo, suas características funcionais.

Qual a importância do controle de qualidade microbiológico para o processo de produção de produtos farmacêuticos?

Na indústria farmacêutica, a qualidade microbiológica é fundamental para a obtenção de produtos seguros, eficazes e de qualidade, evitando também a deterioração do produto e danos à saúde do consumidor (como infecções e intoxicações)4,5.

Quais são os principais excipientes farmacêuticos?

Os excipientes de medicamentos para uso interno podem ser: conservantes, corantes, aromatizantes (flavorizantes), adoçantes (edulcorantes) espessantes, emulsificantes, estabilizantes ou antioxidantes.

O que são os microrganismos?

Microrganismos, como o próprio nome diz, são seres vivos bastante pequenos, que só podem ser vistos individualmente com o auxílio de equipamentos específicos, como o microscópio. ... Em geral, ao usar esta nomenclatura de “microrganismos” estamos nos referindo a bactérias, fungos e vírus.

Quais são as principais classes de microrganismos e quais as suas principais características?

Microrganismos ou micro-organismos são seres cuja estrutura só é identificada com a utilização de um microscópio. Esses organismos são estudados na Microbiologia e os principais tipos são: fungos, bactérias, protozoários e algas unicelulares. Além deles, podem existir animais microscópicos, como os ácaros.

Como é feita a classificação de microrganismos?

Os microrganismos pertencem a três dos cinco reinos: as bactérias são do reino Monera, os protozoários e algas microscópicas são Protistas e os fungos microscópicos como leveduras e bolores pertencem ao reino Fungi. A célula é uma estrutura típica microscópica comum a todos os seres vivos.


Tudo sobre turismo e aventura