Neste país, é muito comum o uso de carrinhos elétricos (quadriciclos) para se andar em calçadas e estabelecimentos. E por falar em calçadas, bem ao lado delas sempre têm as rampas. A maioria dos prédios possui elevador e os novos já têm total acessibilidade para cadeirantes e pessoas com necessidades especiais.

Acessibilidade no Brasil | Temas de Redação

Como podemos promover a inclusão na sociedade cita exemplos?

Acessibilidade para portadores de necessidades especiais, como cegos, surdos e cadeirantes, em espaços públicos ou espaços coletivos geridos pela iniciativa privada, além da acessibilidade em calçadas e passarelas do passeio público.

Como funciona a acessibilidade no Brasil?

Acessibilidade no Brasil é amparada pela lei e normas regulamentadoras da ABNT. ... Sabemos que a ausência de requisitos regulamentares, leis e normas e a falta de fiscalização tornam difícil e muitas vezes impossível promover o acesso a pessoas com deficiência na maior parte dos locais públicos.

O que é acessibilidade para as pessoas com deficiência?

No senso comum, acessibilidade parece evidenciar os aspectos referentes ao uso dos espaços físicos. Entretanto, numa acepção mais ampla, a acessibilidade é condição de possibilidade para a transposição dos entraves que representam as barreiras para a efetiva participação de pessoas nos vários âmbitos da vida social.

Como é possível garantir a acessibilidade às pessoas com deficiência?

Para diminuir as barreiras físicas que existem atualmente, é importante que projetos arquitetônicos e urbanísticos sigam a Lei de Acessibilidade e atendam às normas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e os princípios do desenho universal.

O que pode ser feito para ajudar pessoas com deficiência?

Se quiser oferecer ajuda, pergunte antes e nunca insista. Caso aceite a ajuda, deixe o deficiente físico dizer como quer ser ajudado. Ao ajudar um usuário de cadeira de rodas a descer uma rampa ou degrau, use a marcha a ré. Isso evita que a pessoa perca o equilíbrio e caia para frente.

Quais são as ações de acessibilidade?

Eliminação das barreiras ambientais físicas nas residências, nos edifícios, nos espaços e equipamentos urbanos. Os exemplos mais comuns de acessibilidade arquitetônica são a presença de rampas, banheiros adaptados, elevadores adaptados, piso tátil, entre outras.

Onde a acessibilidade deve estar presente?

Deve estar presente nos espaços, no meio físico, no transporte, na informação e comunicação, inclusive nos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como em outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público, tanto na cidade como no campo.

Por que no Brasil a acessibilidade ainda é um desafio?

Ainda falta muito a conquistar nas cidades brasileiras. A maioria das calçadas ainda não tem rampa de acesso. ... Poucas cidades têm o piso tátil, que ajuda a orientar os cegos. Mesmo onde existe o recurso, falta infraestrutura.

Quem tem direito à acessibilidade?

“A acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social. ”

O que a Constituição fala sobre acessibilidade?

Art. 46. O direito ao transporte e à mobilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida será assegurado em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, por meio de identificação e de eliminação de todos os obstáculos e barreiras ao seu acesso.

O que é inclusão social Cite exemplos?

A inclusão social é uma política para lidar com as diferenças e distribuir os poderes dentro de uma sociedade. Assim, inclusão significa a tentativa de corrigir a exclusão de alguns grupos – por exemplo, cadeirantes, autistas, pessoas LGBT – dos direitos sociais mais básicos.

São exemplos de programas de inclusão social?

O Brasil tem alguns programas sociais que têm como meta aumentar a inclusão social, como o Bolsa Família (auxílio a famílias de baixa renda), PROUNI (Programa Universidade para Todos) e o programa Minha Casa Minha Vida (para aquisição de imóvel próprio).

Como é a vida de um cadeirante?

A vida de um cadeirante na sociedade conta com outras limitações, como o preconceito, a falta de oportunidades, o desrespeito dos que não têm deficiência, entre outras. O mercado de trabalho com essas pessoas é, no mínimo, cruel.

Como é a vida dos cadeirantes?

O mais triste é que muitas dessas pessoas passam a vida toda sem acesso à educação, à saúde, ao trabalho e qualquer outro direito. Tudo isso porque não conseguem sair de casa. E, muitas vezes, quando conseguem as calçadas em péssimo estado não ajudam na circulação.

O que falar para um cadeirante?

Pergunte diretamente ao indivíduo a melhor forma de atendê-lo ou ajudá-lo. Jamais se dirija ao acompanhante de uma pessoa que aparenta ter um impedimento para tratar de assuntos referentes a ela. Ao falar com um cadeirante, por exemplo, o ideal é se abaixar para conversar na mesma altura que ele.


Tudo sobre turismo e aventura