Os documentos de guarda permanente são aqueles que, esgotados os prazos de guarda na unidade produtora ou nas unidades com atribuições de arquivo, devem ser preservados, por força das informações neles contidas, para a eficácia da ação administrativa, como prova, garantia de direitos ou fonte de pesquisa.

Quais documentos são de guarda permanente?

São considerados de guarda permanente os documentos públicos indicados nas Tabelas de Temporalidade de Documentos das Atividades-Meio e das Atividades-Fim e todos os processos, expedientes e demais documentos produzidos, recebidos e acumulados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual até 31/12/1940.

São considerados documentos de guarda eventual?

Arquivo Permanente: É quando o documento não é mais usado e tem seu arquivamento definitivo e tendo um valor secundário. Normalmente ele passa a ter um valor histórico. ... São documento que já não tem utilidade administrativa, mas não podem ser eliminados.

Quais documentos são arquivados?

Guarda eventual: são os documentos de interesse passageiro, sem valor administrativo e jurídico para o órgão. Guarda temporária: são aqueles em que prevalece o interesse administrativo em determinar o valor da informação e seu prazo de retenção, sem prejuízo para a coletividade ou memória da administração.

QUAIS PROVAS PRODUZIR EM UM PROCESSO DE GUARDA

O que é arquivar um documento?

Arquivamento é o processo de mover dados ou documentos que deixaram de ser utilizados frequentemente e estão no ambiente operacional para outra área, geralmente de menor custo.

Quais são os tipos de documentos administrativos?

Os tipos documentos administrativos são: Apostila, Ata, Atestado, Carta, Certidão, Circular, Contrato, Convênio, Decisão, Declaração, Despacho, Determinação de Serviço, Edital, E-mail, Fax, Guia de Encaminhamento de Correspondência Postal, Guia de Remessa de documentos ou Processos, Informação.

Onde devem ser guardados os arquivos permanentes?

Geralmente, os arquivos intermediários ou permanentes são guardados fisicamente em uma sala do arquivo.

São atividades de arquivo permanente?

São documento que já não tem utilidade administrativa, mas não podem ser eliminados. As principais atividades dos arquivos permanentes são: Arranjo: Sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.

Quantos e quais são os grupos de arquivo permanente?

De acordo com Marilena Leite Paes, em Arquivo: teoria e prática, as atividades do arquivo permanente classificam-se em quatro grupos. São eles: A - Classificação; Descrição e publicação; Restauração; Acesso. ... C - Classificação; Descrição e publicação; Conservação; Restauração.

O que são arquivos correntes intermediários e permanentes?

No que se refere ao tempo de guarda de cada tipo de documento, a arquivologia diz que arquivos correntes devem ser mantidos de um a 10 anos; intermediários, por 20 anos e permanentes, entre 25 e 30 anos após o fim do trâmite.

O que significa guarda permanente ou a eliminação?

À guarda permanente destinam-se documentos essenciais à preservação da história e memória do Poder Judiciário, entre os quais estão relatórios, estudos, normas, projetos, informações de concursos, entre outros.

Qual o prazo de permanência de um documento?

Qual é o prazo de guarda dos documentos? O tempo de arquivamento, conforme determina a lei, não vai além de cinco anos. Essa medida evita o acúmulo de papel e de espaço por um tempo longo demais. Esse prazo se refere, na maioria das vezes, apenas à fase corrente, ou seja, aquela em que o documento ainda vigora.

O que são documentos oficiais e administrativos?

Os documentos oficiais são aqueles provenientes de atos oficiais, os quais apresentam atos da administração pública que produzem efeito jurídico, por exemplo, atos administrativos em geral, portarias, resoluções, editais, entre outros. Também os contratos e convênios podem ser considerados como documentos oficiais.

Como se classifica um documento?

Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância.

O que é classificação dos documentos?

A classificação de documentos é o processo aplicado para organizar informações por grupos de assuntos e facilitar a localização dos documentos, estejam eles em papel ou em formato digital.

O que é gênero documental?

D) GÊNERO DOCUMENTAL; É A DESIGNAÇÃO DOS DOCUMENTOS SEGUNDO O ASPECTO DE SUA FORMATAÇÃO NOS DIFERENTES SUPORTES. (EX: MAPAS, PERFIS TOPOGRÁFICOS, PLANTAS).

Como funciona o arquivamento?

Existem diversas formas de arquivamento, sendo as duas principais o arquivo físico e o arquivo digital. Além disso, é crescente o número de pessoas que optam pelo arquivamento na nuvem, pelas vantagens que ele pode trazer. ... O foco aqui é entender qual das três formas de arquivamento é ideal para a sua empresa.


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