O resumo integra os chamados textos acadêmicos, classificando-se em três tipos: informativo, indicativo e crítico.

Como se faz uma resenha de um resumo?

Já no caso da resenha, em primeiro lugar, devem ser apresentados os dados técnicos do texto, como título e autor. Em seguida, deve ser feita uma exposição do conteúdo da obra, uma espécie de resumo que apresente o compilado de fatos relevantes e principais sobre ela.

O que é um resumo comentado?

A resenha crítica é um resumo comentado, uma apreciação crítica sobre determinada obra/fato, ou seja, além de fazer o resumo, acrescenta-se uma avaliação, julgamento(s) de valor, apreciação, crítica.

Quais são os 3 tipos de resumo?

Resenha é um gênero textual que consiste na descrição de um texto ou de um filme, no qual quem escreve pode expressar a sua opinião. As resenhas são lidas pelas pessoas que pretendem saber algo acerca de um conteúdo (do que se trata ou se é bem avaliado pela crítica, por exemplo).

Como Fazer um Resumo Inteligente, Top e Efetivo

Além do resumo comum, há dois tipos de resumo no meio acadêmico: simples e expandido. As resenhas podem ser descritivas, opinativas/críticas ou científicas.

Como Fazer um Resumo Inteligente, Top e Efetivo

Quais são os tipos de resenha existentes *?

Tipos de Resenhas Descritiva: Conhecida como resenha técnica ou cientifica. Nela o autor utiliza o julgamento de verdade para analisar o texto. ... Crítica: Esse tipo de resenha, também chamada de opinativa, faz o uso do julgamento de valor, beleza do conteúdo e da forma, e estilo.

Quais são as características de uma resenha?

Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.

O que é um resumo informativo ou analítico?

Resumo informativo ou analítico: é o tipo de resumo que reduz o texto a 1/3 ou 1/4 do original, abolindo-se gráficos, citações, exemplificações abundantes, mantendo-se, porém, as ideias principais. Não são permitidas as opiniões pessoais do autor do resumo.

O que é o resumo expandido?

O resumo expandido deve incluir objetivos, metodologias, referências, comparações com trabalhos relacionados e outros detalhes esperados em um documento que deverá ser divulgado na comunidade acadêmica. Ele é um documento, cujas ideias e significância possam ser entendidas no menor tempo possível.

O que seria uma resenha?

Resenha é um tipo de texto usado para descrever e analisar outra produção textual – que pode variar de obras literárias até tratados de anatomia. Todos os livros, de modo geral, podem ser resenhados.

O que quer dizer a gíria resenha?

Brincadeira, coisa engraçada ou vexame.

Como é a estrutura de uma resenha?

Estrutura e características da resenha A resenha possui uma estrutura linear que acompanha o desenvolvimento da obra, ou seja, ela deve organizar as suas informações de acordo com a organização do texto-fonte, respeitando a ordem em que as coisas são apresentadas nele.

Quantas linhas tem que ter uma resenha?

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.

Como começar a fazer um resumo?

O resumo deve começar com uma frase que contenha o essencial do documento original, evitando repetir as palavras do título. Deve incluir unicamente os pontos significativos, ser claro e conciso, evitando comentários periféricos e generalidades.

Como fazer um resumo analítico de um artigo?

O resumo analítico é uma síntese concisa das idéias do texto lido, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto é, as principais idéias do autor da obra. No entanto, vários autores trabalham com a idéia da existência de dois tipos de resumo/síntese.

Qual a estrutura de um resumo informativo?

O resumo deverá apresentar a seguinte estrutura: Introdução, com justificativa, explicitando o objetivo do estudo; Metodologia, com tipo do estudo, variáveis, amostragem, tratamento estatístico (conforme o delineamento do estudo); Resultados e Discussão; Conclusões.

Qual o principal objetivo de uma resenha?

O objetivo da resenha é despertar a atenção do leitor para o livro em questão, situando-o quanto à importância de tal obra editorial na área a que se destina, como educação, literatura, filosofia ou psicologia. As resenhas são, portanto, um convite à leitura mas não substituem a leitura das obras originais.

Quais são as estruturas da resenha crítica?

A estrutura da resenha crítica segue o modelo dos textos dissertativos-argumentativos, ou seja: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Quais são as partes de uma resenha crítica?

A resenha crítica, conforme já pontuamos, é um texto de natureza argumentativa. Assim sendo, sua estrutura deve incorporar uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. ... Isto é, não é necessário incluir o título "Introdução", "Desenvolvimento" e "Conclusão".

O que significa resenha com os amigos?

No Rio de Janeiro, resenha significa festinha, baladinha, baguncinha, esquenta, juntar os amigos pra se divertir.

Qual o significado da palavra resenha em Pernambuco?

Significado de resenha: significado: festa; evento particular; lugar de diversão com muitas pe...


Tudo sobre turismo e aventura