Apesar desses inúmeros avanços alcançados, a Segunda Revolução Industrial provocou algumas alterações negativas. Um exemplo foi o intenso êxodo rural motivado pela substituição da mão de obra por máquinas, fazendo com que muitos trabalhadores deixassem o meio rural e dirigissem às cidades.

Quais as consequências negativas e positivas da primeira Revolução Industrial?

Crescimento da produtividade – devido ao surgimento de indústrias; Surgimento de novas tecnologias – incentivo à pesquisa; Surgimento de camadas sociais – a sociedade passou a ser dividida entre a burguesia (dona dos meios de produção) proletariado (mão de obra).

Qual foi a maior consequência negativa do desenvolvimento da industrialização?

A industrialização tem vantagens e desvantagens. Desvantagens: produção do meio ambiente, diminuição dos empregos, trocas de trabalho manual pelas máquinas.

Quais foram as consequências negativas da primeira Revolução Industrial?

Outras consequências não tão positivas surgiram, como o aumento da poluição do ar, devido a queima do carvão mineral para gerar energia para as máquinas, o aumento das doenças e acidentes de trabalhos por função das péssimas condições de trabalho e ainda, o uso da mão de obra infantil.

A revolução industrial e suas consequências

As consequências da Revolução Industrial foram a formação da classe operária, urbanização, produtos mais baratos, aumento dos danos ambientais, entre outros.

A revolução industrial e suas consequências

Quais foram as principais consequências da industrialização?

As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...

Quais são os aspectos negativos da indústria cultural?

A cultura popular e erudita são simplificadas e falsificadas para se transformarem em produtos consumíveis. Isso provoca a decadência das formas mais originais e criativas de fazer cultura e arte.

Quais foram as causas e as consequências da Revolução Industrial?

A principais consequências, que também pode se considerar como as causas da Revolução Industrial foram: a consolidação do Capitalismo; a expansão do Imperialismo; a industrialização dos países; as novas relações de trabalho; o aumento da capacidade produtiva e de consumo; o êxodo rural e a urbanização; os avanços nos ...

Quais são as principais características da segunda revolução industrial?

Características da Segunda Revolução Industrial Nessa nova etapa, invenções como a energia elétrica, o uso do motor a explosão por meio do petróleo, os corantes sintéticos e o telégrafo estimularam a exploração de novos mercados e a aceleração do ritmo industrial.

Quais foram as causas da revolução?

O pensamento iluminista; A influência da Revolução Americana na economia e no imaginário da França; A desigualdade entre diferentes grupos sociais; Uma grande crise econômica que gerou fome e mortes.

Qual é o principal objetivo da Revolução Verde?

A Revolução Verde surgiu com o intuito de aumentar-se a produção alimentícia e erradicar-se a fome no mundo por meio de novas técnicas agrícolas, geração de emprego em áreas de clima extremo, além de novas maneiras de corrigir-se a acidez do solo e da utilização de máquinas e equipamentos agrícolas.

São características da Revolução Verde exceto?

São características da Revolução Verde as afirmativas abaixo, exceto: a) Entre as práticas desenvolvidas e ampliadas durante a Revolução Verde, estão a mecanização agrícola e uso de fertilizantes, agrotóxicos e sementes produzidas em laboratório.

O que foi e quais foram as consequências da revolução agrícola?

Uma das mais significativas descobertas do período Neolítico foi a agricultura. Essa descoberta deu origem a Revolução Neolítica (ou Revolução Agrícola), pois com a agricultura o homem deixou de ser nômade, e consequentemente pôde criar animais para o consumo.

Quais os impactos negativos das indústrias?

Como qualquer atividade humana, porém, as indústrias são responsáveis por causar muitos danos ao meio ambiente e à saúde humana. Isso porque elas geram matérias biológicas, gases e líquidos que contaminam os rios, mares, lagos, ar e solo.

Quais os pontos positivos e negativos?

Pontos positivos, ou pontos fortes, são as principais qualidades de uma pessoa. Ou seja, os pontos fortes são tudo aquilo que alguém faz bem, que a destaca da maioria e que, por consequência, faz com que ela tenha um desempenho acima da média em determinadas atividades.

Quais são os aspectos positivos e negativos da atividade industrial?

Principais aspectos positivos: - Os salários nas indústrias, com o tempo, ficaram mais atrativos do que no campo; - A industrialização gerou renda, aumentou o consumo e impulsionou o crescimento da economia brasileira; - O preço de produtos industrializados passou a ficar mais barato para o consumidor brasileiro.

Quais foram as causas da industrialização no Brasil e os seus efeitos?

Vários fatores contribuíram para o processo de industrialização no Brasil no começo do século XX: a exportação de café gerou lucros que permitiram o investimento na indústria; os imigrantes estrangeiros traziam consigo as técnicas de fabricação de diversos produtos; a formação de uma classe média urbana consumidora.

Quais as consequências do processo de industrialização no mundo para o meio ambiente?

A atividade industrial é uma das principais causadoras da poluição dos nossos corpos hídricos. Isso porque grandes indústrias despejam toneladas de resíduos tóxicos em rios, prejudicando o ecossistema e tornando a água imprópria para o consumo.

Quais foram as causas da Revolução Russa de 1917?

Causas da Revolução Russa: Modelo agrário feudal, industrialização tardia e concentração da riqueza na aristocracia. Fome, pobreza e insatisfação social. Oposição à Monarquia Absolutista.


Tudo sobre turismo e aventura