As micoses superficiais da pele, em alguns casos chamadas de "tineas", são infecções causadas por fungos que se apresentam de formas distintas e que afectam diferentes áreas corporais, como a pele, as unhas e os cabelos. “Tinea”, derivado do latim e que significa verme.

O que são micose Cite exemplos?

Micoses são doenças causadas por fungos. Elas, geralmente, afetam pele, unhas e cabelos. Entre as micoses mais conhecidas, podemos citar o pé de atleta e a candidíase. Pé de atleta é uma das micoses mais conhecidas pela população.

O que é micose superficial e descreva como ela se desenvolve?

As micoses superficiais ocorrem quando há o acometimento da porção superior do tegumento cutâneo- mucoso, dos pelos e das unhas. Já as micoses profundas apresentam acometimento das camadas mais internas da pele associado, muitas vezes, ao envolvimento de outros órgãos.

O quê são micoses superficiais exemplos?

As infecções fúngicas que afetam a pele dos seres humanos podem ser superficiais ou profundas. Trataremos das superficiais, que acometem a epiderme, as membranas mucosas, cabelos e unhas. Os tipos mais comuns de micoses superficiais são as dermatofitoses ou tinea, a pitiríase versicolor e as candidíases.

FUNGOS E MICOLOGIA (PARTE 2): MICOSES SUPERFICIAIS E CUTÂNEAS - Profa. Louise Helena

As micoses podem ser divididas em: - Micoses superficiais: limitadas às camadas mais externas da pele e do cabelo. - Micoses cutâneas: envolvem as camadas mais profundas da epiderme e seus tegumentos, o cabelo e as unhas. - Micoses subcutâneas: envolvem derme, tecidos subcutâneos, músculo e fáscia.

FUNGOS E MICOLOGIA (PARTE 2): MICOSES SUPERFICIAIS E CUTÂNEAS - Profa. Louise Helena

Quais são as micoses cutâneas?

Os tipos mais comuns de micoses superficiais são as dermatofitoses ou tinea, a pitiríase versicolor e as candidíases. Os dermatófitos são fungos encontrados no solo, em animais ou em humanos que digerem queratina e invadem a pele, os cabelos e as unhas, provocando uma série de manifestações clínicas.

O que causa micose superficial?

As micoses são infecções fúngicas, ou seja, causadas por fungos. Quando acometem a pele, os pêlos, as unhas e as mucosas, são chamadas micoses superficiais. Corriqueiras, costumam ser mais freqüentes no verão, justamente por causa do aumento do calor e da umidade, propícios para a multiplicação desses agentes.

Qual é a causa da micose?

Ela é causada pelo fungo Malassezia furfur, um habitante natural da pele. O calor e a oleosidade provocam sua multiplicação e fazem surgir manchas nas costas, no pescoço ou no rosto que variam do branco ao castanho.

O que é uma micose sistêmica?

Micoses Sistêmicas são infecções causadas por fungos patogênicos primários e que têm como porta de entrada o trato respiratório, donde podem disseminar para todo o organismo. As micoses sistêmicas endêmicas no Brasil são: Paracoccidioidomicose, Histoplasmose, Coccidioidomicose e Criptococose.

Quais as características dos fungos superficiais?

São fungos leveduriformes que causam infecção superficial do pêlo. Apresenta, hifas, artroconídios e blastoconídios. Acontece principalmente em regiões tropicias e subtropicais, estando relacionada a condições de falta de higiene. Acomete os pêlos das regiões axilares e da virilha.

Como é feito o diagnóstico das micoses?

O diagnóstico das micoses consiste, além da verificação das características clínicas e epidemiológicas, em exames laboratoriais, tais como o exame micológico, que inclui a visualização direta e a cultura, o exame histopatológico e os exames sorológicos e moleculares.

Quais são as Bacterioses?

As doenças causadas por bactérias são conhecidas como bacterioses ou doenças bacterianas. Elas podem ser enfermidades cotidianas e de fácil tratamento como a cárie, podem ser ISTs como a Sífilis ou ser muito graves como Meningite, lepra, leptospirose, etc.

O quê são micoses microbiologia?

As micoses são infecções causadas por fungos, cujas formas infectantes estão intimamente relacionadas ao bioma e a fatores geoclimáticos, tais como solo, vegetação, clima, umidade, altitude etc.

Como tratar micose sistêmica?

A droga mais administrada atualmente é o fluconazol intravenoso, porém, dependendo da espécie de Candida que for isolada, deve-se realizar uma adequação do tratamento, uma vez que espécies comoCandida krusei e Candida glabrata são naturalmente resistentes ao fluconazol.

Qual é o fungo mais perigoso do mundo?

A mucormicose, popularmente conhecida como “fungo negro”, é uma doença fúngica angio invasiva, ou seja, que invade o interior dos vasos sanguíneos. Ela recebeu esse nome, pois pode causar necrose, deixando a pele escurecida.

O que é bom para acabar com a micose?

O tratamento para micose na pele, unha, couro cabeludo, pé ou virilha pode ser feito com remédios antifúngicos como Fluconazol, Itraconazol ou Cetoconazol na forma de pomada, comprimido ou soluções que é indicado pelo dermatologista.

Onde pode aparecer micose?

A micose é uma doença causada por fungos que podem acometer a pele, unhas, couro cabeludo, virilha e região genital, levando ao aparecimento de diversos sintomas de acordo com o local de infecção.

Que fatores favorecem a instalação de micoses?

A umidade e o calor, comuns no verão, são fatores que favorecem o aparecimento de micoses superficiais, infecções causadas por fungos geralmente nos pés, virilhas e couro cabeludo.

O que é uma infecção cutânea?

As infecções cutâneas podem surgir devido a um desequilíbrio na flora bacteriana que reveste naturalmente a pele. As infecções cutâneas variam de grau, podendo manifestar-se como uma simples acne, herpes ou como uma doença mais grave causada por estafilococos, como a síndrome da pele escaldada.


Tudo sobre turismo e aventura