A argamassa é primordial para qualquer tipo de construção. Composta por uma mistura de cimento, areia e aditivos químicos, ela pode ser utilizada para o assentamento de tijolos e blocos, impermeabilização e regularização de superfícies, ou para dar acabamento às superfícies, seja ele texturizado, áspero ou liso.

Qual é a função da argamassa?

Com a função principal de assentar blocos, a argamassa é aquele tipo de produto que se destaca por sua versatilidade. Afinal, ela também tapa buracos de paredes, elimina ondulações, garante a nivelação superfícies.

Onde são aplicadas as argamassas na construção civil?

Argamassa é um mistura homogênea de agregado(s) miúdo(s), aglomerante(s) inorgânicos e água, contendo ou não aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento.

Quais são os tipos de argamassa?

As argamassas são utilizadas: Na união entre blocos de concreto ou cerâmicos, em alvenaria de vedação ou estrutural. Como revestimento (chapisco, emboço ou “massa-grossa”, reboco ou “massa-fina”). Compondo o substrato para revestimentos (emboço).

ARGAMASSA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Qual a diferença argamassa AC1 AC2 AC3?

Argamassa AC1 – Indicada para ambientes internos. Argamassa AC2 – Indicada para ambientes internos e externos, como banheiro, garagem e calçadas. Argamassa AC3 Cinza – Indicada para piso sobre piso, porcelanatos, piscinas, saunas entre outras opções de aplicação.

Quantos tipos de argamassa existem?

Existem quatro tipos de argamassa colante disponíveis no mercado atualmente e são denominadas AC-I, AC-II, AC-III e AC-III E. Cada tipo de argamassa servirá para um determinado serviço e a escolha do melhor tipo a ser utilizado influenciará no desempenho e na qualidade.

Onde se usa argamassa?

A argamassa é usada tanto na área interna como externa, desde o assentamento de pisos, azulejos e revestimentos até a estrutura das paredes da casa.

Qual a diferença de cimento e argamassa?

Diferenças Gerais O cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco (que é utilizada como acabamento depois de erguida a parede). Já a argamassa é utilizada para fazer o assentamento dos pisos, enquanto o rejunte é utilizado para fazer o acabamento entre as juntas dos pisos.

Qual é a composição da argamassa?

Composta basicamente por uma mistura de cimento, cal hidratada e areia natural, a argamassa também pode levar outros elementos e aditivos que as tornam mais aderentes e resistentes, de acordo com o seu uso.

Qual é a composição de argamassa?

Argamassa | Portal do Concreto. Argamassa é uma mistura composta basicamente por cimento, areia, cal hidratada e água, mas conforme a influência de características regionais, outros materiais têm sido utilizados na sua composição, como o saibro, o barro e o caulim, entre outros.

Quais são as propriedades da argamassa?

Propriedades essenciais ao bom desempenho das argamassas de revestimento: trabalhabilidade, especialmente consistência, plasticidade e adesão inicial; retração; •● aderência; •● permeabilidade à água; •● resistência mecânica, principalmente a superficial; •● capacidade de absorver deformações.

Pode usar argamassa no lugar do cimento?

Em resumo, o cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco – que é utilizada como acabamento em paredes erguidas. Por sua vez, a argamassa serve para fazer o assentamento de revestimentos cerâmicos e tijolos, além de impermeabilizar, nivelar e regular as superfícies.

O que são argamassas industrializadas quais os principais tipos?

A NBR 13529/1995 define como argamassa industrializada, o material proveniente da dosagem controlada em instalação industrial, de aglomerantes de origem mineral, agregados miúdos e, eventualmente, aditivos e adições em estado seco e homogêneo, ao qual o usuário somente necessita adicionar a quantidade de água requerida ...

Qual o tipo de argamassa para piso sobre piso?

Para este tipo de aplicação, a argamassa Piso Sobre Piso e Porcelanatos, da Votorantim Cimentos, é a mais indicada. A Votomassa Piso Sobre Piso e Porcelanatos pode ser utilizada para assentamento de cerâmicas e porcelanatos diretamente nos seguintes substratos: Argamassa de revestimento.

Pode passar argamassa na parede?

Dentre as vantagens pode-se destacar que por se tratar de uma massa de cimento, cal e areia, a estrutura da argamassa se mostra bem mais resistente e durável na construção. Por esse motivo, recomenda-se rebocar parede com argamassa em áreas externas que estão em contato constante com chuvas.

Quando usar argamassa ou massa corrida?

Paredes revestidas com argamassas com cal não devem receber massa corrida imediatamente. É necessário deixar a cal reagir com o ar durante algumas semanas. Quando o ambiente que está sendo reformado estiver ocupado, a melhor alternativa é usar a massa corrida, pois ela faz menos sujeira do que o gesso.

Como se passar argamassa na parede?

Durante a aplicação da argamassa na parede existem alguns passos que precisam ser observados como, por exemplo, forrar o local com um plástico ou jornais, dosar a quantidade de água para a massa da maneira indicada pelo fabricante e colocar o material seco sobre o líquido de maneira contínua registrando a hora de ...

Qual argamassa e mais forte?

AC-3: A mais resistente de todas. Apresenta maior aderência e resistência entre as tensões de materiais entre a cola e revestimento. Recomendada para utilização em fachadas, saunas, piscinas e espaços do gênero que não recebam insolação direta.

O que é uma argamassa pobre?

Pobres ou magras: Quando o volume de aglomerante é insuficiente para encher os vazios do agregado. Cheias: Quando os vazios do agregado são preenchidos exatamente pela pasta.

Pode assentar porcelanato com ac2?

Existe um mito no mercado de que apenas a argamassa AC-3 deve ser usada para colar porcelanato. Mas o tipo AC-2 também pode servir para a aderência do material.


Tudo sobre turismo e aventura