As funções executivas compreendem um conceito neuropsicológico que se aplica às atividades cognitivas responsáveis pelo planejamento e execução de tarefas. Elas incluem o raciocínio, a lógica, a estratégias, a tomada de decisões e a resolução de problemas.

Quais são as principais funções executivas?

As funções executivas são as habilidades cognitivas necessárias para controlar nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações. Esse tema propõe entender melhor como elas se desenvolvem, seu papel e seu impacto na vida social, afetiva e intelectual desde a infância até a idade adulta.

O que são as funções executivas?

A função executiva é um termo abrangente para a gestão dos processos cognitivos, incluindo memória de trabalho, raciocínio, flexibilidade de tarefas e resolução de problemas, bem como o planejamento e execução.

Funções executivas

O que são funções executivas no autismo?

Funções executivas (FE) são um conjunto de habilidades cognitivas que permitem ao indivíduo direcionar seu comportamento a metas, inibir respostas impulsivas, quebrar hábitos, tomar decisões, avaliar riscos e planejar o futuro (Bosa & Teixeira, 2017).

Quais são os pilares da função executiva?

Os cientistas referem-se a essas capacidades como função executiva e de autorregulação – um conjunto de habilidades que dependem de três tipos de função do cérebro: memória de trabalho, flexibilidade mental e autocontrole. As crianças não nascem com essas habilidades –, elas nascem com o potencial para desenvolvê-las.

Como posso melhorar minhas funções executivas?

A única maneira de melhorar as funções executivas é realizar uma estimulação cognitiva consistente e desafiante. CogniFit conta com uma avaliação profissional e ferramentas de reabilitação para ajudar a melhorar essas funções cognitivas. CogniFit recomenda treinar 15 minutos por dia, de duas a três vezes por semana.

Como as funções executivas podem ser classificadas?

As funções executivas podem ser divididas em três grandes categorias de competências: Autocontrole: A capacidade de resistir à uma tentação para poder fazer aquilo que é certo. ... Flexibilidade cognitiva: A capacidade de usar o pensamento criativo e ajustes flexíveis para se adaptar às mudanças.

Como as funções executivas estão presentes em nosso cotidiano?

As Funções executivas estão presentes em nosso cotidiano como realizar uma tarefa escolar, concluir um curso on line, escolher uma carreira profissional, planejar e realizar metas, lembrar de compromissos, entre outros.

Como as funções executivas se desenvolvem?

Ninguém nasce com habilidades de função executivas prontas, mas quase todo mundo pode aprendê-las. Nossos genes fornecem o modelo para aprender essas habilidades, mas elas se desenvolvem através de experiências e prática. A base está na infância, quando bebês aprendem a primeiro prestar atenção.

Onde ficam as funções executivas?

O centro das funções executivas do nosso cérebro é o lobo frontal, que compreende o córtex pré-frontal, o maior responsável pela nossos atos cognitivos, nosso comportamento e nossas atividades emocionais.

O que são funções executivas frias?

As funções executivas "frias" estão relacionadas a habilidades puramente cognitivas do córtex pré-frontal dorso lateral e são ativadas por problemas abstratos, descontextualizados e que requerem a capacidade de suprimir processos automáticos ou respostas preponderantes, e as "quentes" aos aspectos afetivos do córtex ...

Quais os subdomínios das funções executivas?

As Funções Executivas operam por meio de redes neurais interativas e sobrepostas, distribuídas no córtex Pré-frontal que fazem conexões com outras regiões do cérebro, como por ex. com o hipocampo e com o córtex parietal posterior.

O que são funções executivas frias e quentes?

Para começo de conversa: o que são as funções executivas? Basicamente é a nossa capacidade de controlar e gerir pensamentos, emoções e ações. ... De forma bem simples, as funções executivas frias são aquelas que mexem mais com a lógica e o planejamento. Já as quentes são aquelas que envolvem emoções e sentimentos.

Quais as áreas cerebrais que estão relacionadas às funções executivas?

As áreas do cérebro mais relacionadas às funções executivas são o córtex pré-frontal dorsolateral, o córtex pré-frontal ventromedial, o córtex pré-frontal orbitofrontal e o córtex cingulado anterior.

Como podemos desenvolver e estimular as funções executivas?

Jogos e brincadeiras envolvendo música, gestos e movimentos corporais estimulam as funções executivas, porque as crianças têm de se mover em um determinado ritmo e sincronizar palavras e ações com o andamento da música. Todas essas tarefas colaboram com o controle inibitório e a memória de trabalho.

Como avaliar função executiva?

Destaca-se o desenvolvimento de testes usados para avaliar as funções executivas, tais como o Teste de Stroop, o Teste de Trilhas e o Teste da Torre de Londres, que avaliam atenção seletiva, controle inibitório, flexibilidade e planejamento, respectivamente17.

O que é função executiva cerebral?

A função executiva do cérebro vem sendo definida como um conjunto de habilidades, que de forma integrada, possibilitam ao indivíduo direcionar comportamentos a objetivos, realizando ações voluntárias.

Quais as funções executivas estão comprometidas no quadro de TDAH?

As principais funções executivas do lobo frontal que apresentam alterações vinculadas ao TDAH, de acordo com os estudos de Lopes e Hazin, 2005, são: organização, hierarquização e ativação da informação; focalização e sustentação da atenção; alerta e velocidade de processamento; manejo da frustração e modulação do afeto ...

Quais as funções neuropsicológicas que deverão ser investigadas no autismo?

Autismo e Funções Neuropsicológicas: Memória, Função Executiva e Atenção. O objetivo deste estudo é fazer um sintético apanhado teórico sobre o Autismo, abordando três funções neuropsicológicas: memória, função executiva e atenção.

Quais habilidades das funções executivas estão prejudicadas no transtorno do espectro autista?

As funções executivas no autismo apresentam um déficit relevante, pois há um prejuízo na capacidade atencional, na motivação, na memória, no planejamento e execução de uma tarefa.


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