Custos diretos e indiretos são aqueles que afetarão a obra, projeto e produto de forma direta, como a compra de materiais, ou de forma indireta, como despesas administrativas. Neste post abordaremos sobre alguns custos diretos e indiretos na engenharia, além de mostrar como calcular cada um deles.

O que são custos diretos e indiretos?

Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.

São exemplos de custos diretos?

Um exemplo comum de custos indiretos está na energia elétrica que uma indústria utiliza, já que acaba por ser um custo para a produção, mas mediato. ... Materiais não ligados à produção (de um escritório da empresa, por exemplo); Mão-de-obra indireta (funcionários de limpeza ou segurança, por exemplo);

Quais são os custos indiretos?

Os custos indiretos são aqueles que não têm necessariamente uma relação direta com algum produto, departamento interno ou serviço oferecido pela empresa, mas ainda assim são essenciais para o funcionamento do negócio, então são rateados em diferentes critérios.

AULA 2 | CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS

O que são custos indiretos de uma obra?

Os custos indiretos são todos os valores a serem gastos com a administração central da construção, salários de funcionários, despesas com viagens, seguros, impostos, taxas, consultorias e pró-labore dos diretores. Portanto, eles independem do volume produzido na obra.

O que é uma despesa direta?

Despesas diretas são, nada mais, do que as despesas variáveis. ... As despesas variáveis pode, também, ser chamadas de despesas diretas, pois são as despesas que estão diretamente (por isso do nome) ligadas à atividade-fim da empresa, ou seja, à produção e venda do produto ou serviço.

Quais são os custos indiretos de produção?

Custos - CIF (Custos Indiretos de Fabricação) Os custos incorridos na empresa e que não foram apropriados diretamente aos produtos, ou seja, não estão diretamente ligados ao processo produtivo, são identificados como CIF (Custos Indiretos de Fabricação).

Como se calcula os custos indiretos?

Já para calcular os custos indiretos, somam-se os gastos obtidos com outros elementos que concorreram indiretamente na fabricação do produto, como aluguel, IPTU, depreciação, gás e energia elétrica, os chamados custos indiretos de fabricação ou CIF.

Quais são os tipos de custos de produção?

O custo de produção é um indicador dos gastos relacionados ao processo produtivo de uma empresa. Dessa maneira, ele pode ser dividido entre custos indiretos, mão de obra direta e material direto.

O que são os custos?

Significado de Custo substantivo masculino Despesas ou desembolsos feitos por uma pessoa ou firma para realizar determinada tarefa: cálculo de custos. O que um objeto custa; o que por ele se paga: o custo da produção.

Quais são as despesas diretas e indiretas?

O que são despesas diretas e indiretas? ... Bom, esses gastos são chamados de despesas diretas, pois estão relacionadas diretamente ao processo de venda – o nosso objeto de estudo -, podendo variar em cada transação. Já os salários, encargos e outras despesas gerais são chamadas de despesas indiretas.

O que é despesa Semivariável?

Custo semi-variável é um tipo de despesa que varia com o volume de vendas, como a comissão paga a funcionários. Não podemos classificar esse exemplo como custo variável porque sua flutuação de valor não é tão significativa quanto a dos custos variáveis — que é o caso do gasto com a conta de água, por exemplo.

Como calcular o custo direto de uma obra?

DEFINIÇÃO: O Custo Direto é resultado da soma de todos os custos unitários dos serviços necessários para a construção da edificação, obtidos pela aplicação dos consumos dos insumos sobre os preços de mercado, multiplicados pelas respectivas quantidades, mais os custos da infra-estrutura necessária para a realização da ...

O que compõe o custo de uma obra?

Os custos com mão de obra, o pagamento de impostos, a contratação de profissionais e a realização de projetos de arquitetura, são apenas alguns exemplos dos valores que compõem o orçamento. É importante lembrar que o orçamento e o planejamento devem ser acompanhados a todo momento.

Quais são os tipos de centro de custos?

Os centros de custo podem ser divididos pelas empresas em dois tipos: o centro de custo produtivo e o centro de custo não produtivo. Um centro de custo produtivo é aquele setor que possui um impacto direto nas vendas de uma empresa.

Como se calcula o CIP?

A CIP é calculada de acordo com as regras acordada em cada município. Porém, a conta mais comum aplicada pelos municípios é um valor por faixa de consumo. Quando maior o consumo, maior o percentual a ser cobrado. Há também os municípios que levam em consideração também o tipo de consumidor, de grupos e classes.

Como é feito o custeio por absorção?

O custeio por absorção considera todos os custos: fixos, variáveis, diretos e indiretos. Exige algum critério para o rateio do custo entre os produtos, podendo ser levado em consideração o volume de produção, o tempo investido para cada produto ou até mesmo a proporção de custo variável das mercadorias.


Tudo sobre turismo e aventura