O tipo de negócio “drogaria” compreende somente o comércio de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, em suas embalagens originais. Na drogaria não existe manipulação de medicamentos. Já o tipo de negócio “farmácia”, além de exercer as mesmas funções da drogaria, também realizam a manipulação de medicamentos.

Qual lei define a diferença entre farmácia e drogaria?

As drogarias são estabelecimentos de dispensação* e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais (art. 4º, XI, Lei 5.991/73).

Qual a função da drogaria?

Ainda que ambos vendam medicamentos, existe diferença entre drogaria e farmácia. De acordo com o Decreto nº 74.170/74, são estabelecimentos de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais.

Qual o conceito de drogaria?

No Brasil, drogaria é um estabelecimento comercial que comercializa e dispensa medicamentos e insumos farmacêuticos contidos em suas embalagens originais provenientes da indústria. Diferente de uma farmácia, drogarias não podem manipular fórmulas oficinais e magistrais.

Diferença entre FARMÁCIA e DROGARIA

Qual a função de um farmacêutico em uma drogaria?

O farmacêutico, no que lhe concerne em uma drogaria, deve ser o responsável por realizar a supervisão e a orientação em todos os processos que envolvem compra de medicamentos, requerimento, reabastecimento de fármacos e demais produtos disponíveis na farmácia.

Qual seria o papel do farmacêutico neste estabelecimento?

O farmacêutico deve supervisionar e orientar o processo de compra de medicamentos e demais produtos da farmácia ou drogaria. Deve estabelecer critérios para suprir a demanda de medicamentos com qualidade, quantidade e menor custo, de forma que não haja sobra, nem falta de medicamentos no estabelecimento.

É obrigatório ter farmacêutico na farmácia?

A nova lei reitera a obrigatoriedade da presença permanente do farmacêutico nas farmácias de qualquer natureza, conforme já determinava a Lei nº 5.991/73. Mas, com uma novidade: a partir de agora, apenas o farmacêutico poderá exercer, nestes estabelecimentos, a responsabilidade técnica.

O que é uma forma farmacêutica?

As formas farmacêuticas são as formas físicas de apresentação do medicamento, e elas podem ser classificadas em sólidas, líquidas, semi- sólidas e gasosas. As formas sólidas podem ser pós, granulados, comprimidos, drágeas, cápsulas, supositórios e óvulos.

Quais seriam as características de um bom atendente em farmácia e drogaria?

Além disso, o balconista ou atendente de farmácia deve cuidar da aparência, se manter sempre atualizado, ter boa postura e orientar corretamente o cliente ao uso dos medicamentos. Ele também deve ser responsável, proativo, atencioso, saber lidar com o público, seguir protocolos e regras, ser ágil e comunicativo.

Qual o perfil ideal para um auxiliar de farmácia?

Esse profissional deve estar sempre com boa aparência, falar de forma clara e coesa, ser atencioso, transmitir segurança e conhecimento, e não deixar o consumidor esperando.

De quem é a responsabilidade técnica de farmácias e drogarias?

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu: a responsabilidade técnica em farmácias e drogarias é exclusiva do farmacêutico registrado nos conselhos profissionais, conforme previsão da Lei nº 13.021/14.

O que se vende em uma drogaria?

É permitida, às farmácias e drogarias, a comercialização de medicamentos, plantas medicinais, drogas vegetais, cosméticos, perfumes, produtos de higiene pessoal, produtos médicos e para diagnóstico in vitro.

Como se diz farmácia em Portugal?

botica {f.} droguería {f.} farmacia {f.}

Qual a diferença entre droga e remédio?

Os compostos químicos que atuam de forma benéfica no organismo são chamados de fármacos ou medicamentos. Já os que atuam de forma maléfica no organismo são chamados de drogas.

O que é solução farmacêutica?

SOLUÇÃO. É a forma farmacêutica líquida; límpida e homogênea, que contém um ou mais princípios ativos dissolvidos em um solvente adequado ou numa mistura de solventes miscíveis.

Quais as vantagens e desvantagens da utilização de comprimidos como forma farmacêutica?

As principais vantagens são a estabilidade físico-química, facilidade na administração, a possibilidade de proteger princípios ativos facilmente oxidáveis além de viabilizar a desintegração entérica. Como desvantagens temos a dificuldade na preparação, o alto custo, e a impossibilidade de ajuste de dose.

Quando o farmacêutico não está na farmácia?

“No caso do estabelecimento que não tenha o profissional, a farmácia é autuada pela falta e o profissional notificado. ... Depois de preencher este documento, se o farmacêutico não está presente e nem o substituto, o fiscal faz a notificação ao profissional e o auto de infração ao estabelecimento.

Quando um estabelecimento farmacêutico pode ser fechado?

Sim, pode levar ao fechamento e multa do estabelecimento caso haja a ausência do farmacêutico. ... A razão dessas normas realizarem essa exigência, diz respeito, claramente, à importância do profissional farmacêutico nas farmácias e drogarias, prestando um excelente serviço à população.

O que é obrigatório ter em uma farmácia?

Documentos obrigatórios da farmácia Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) expedida pela Anvisa; Autorização Especial de Funcionamento (AE) para farmácias, quando aplicável; ... Plano de gerenciamento de resíduos sólios de saúde (PGRSS), conforme Resolução RDC Anvisa n° 306/04.

Qual o papel do farmacêutico na saúde pública?

Ele responde pela dispensação dos medicamentos padronizados em conformidade com os protocolos clínicos e as diretrizes farmacêuticas. Também é responsável pela realização de ações de educação em saúde, além de executar ações inerentes ao ciclo da assistência farmacêutica.


Tudo sobre turismo e aventura