Para a utilização destes materiais, o dentista deve deter algumas técnicas de moldagem que são: técnica de moldagem com casquete individual, técnica de reembasamento ou dupla impressão e a técnica simultânea ou dupla mistura.

Qual material de moldagem é indicado para a moldagem de trabalho em prótese fixa?

Os materiais de moldagem que mais utilizados atualmente são os elastômeros, que podem ser divididos em polissulfetos ou mercaptanas, poliéter, silicona de condensação ou polisiloxano e silicona de adição ou polivinilsiloxano.

Qual o material mais adequado para realizar a moldagem de um preparo de prótese fixa tipo onlay?

Moldagem odontológica digital Nesse método é utilizado um scanner odontológico para fazer a moldagem da boca do paciente por meio de um aparelho intraoral que envia as imagens diretamente para o computador. Em seguida, é feita a impressão do molde em uma impressora 3D.

Quais são as técnicas de moldagem?

Dos materiais disponíveis para a moldagem destacam-se os que são a base de borracha, classificados como elastômeros não aquosos. São eles: silicone polimerizado por adição e condensação, poliéter, polisulfetos (mercaptana).

Vídeo-aula: Moldagem em Prótese fixa com prof. Raphael Monte Alto

As técnicas de moldagem avaliadas foram: 1-técnica de moldagem em fase única; 2- técnica do reembasamento, com alívio de 1mm para o material leve; 3 – técnica do reembasamento com alívio de 2mm para o material leve e 4- técnica do reembasamento com alívio em plástico de polietileno ("PVC").

Vídeo-aula: Moldagem em Prótese fixa com prof. Raphael Monte Alto

Como funciona a técnica de moldagem?

Este processo é utilizado em obtenção de peças cerâmicas e plásticas e peças fundidas. Este consiste da colocação da matéria-prima em um molde, dividido em duas ou mais partes, dependendo da complexidade da forma final da peça.

Qual o material de moldagem de eleição quando utilizamos um silicone de adição para modelos?

O silicone de adição da Yller é indicado para moldagem com restaurações indiretas, moldagem de arcadas edêntulas e moldagem de implantes.

Qual a diferença de inlay onlay e Overlay?

Um overlay é uma reconstrução dentária efetuada de forma indireta, isto é, feita num laboratório dentário e posteriormente cimentada sobre o dente. Distingue-se do onlay por cobrir totalmente a porção superior do dente, enquanto o onlay apenas cobre parcialmente as cúspides (pontas) dentárias.

Como é feita a moldagem?

A moldagem tradicional ainda é hoje a forma mais comum de realizar esse tipo de procedimento. Ela é feita de forma manual, onde o profissional ou assistente manipula os materiais de moldagem na boca do paciente. O intuito é fazer a reprodução dos dentes, osso basal e tecidos vizinhos da forma mais fiel possível.

Como realizar moldagem?

Quanto ao posicionamento para a realização da técnica de moldagem, o paciente deve estar sentado confortavelmente enquanto o profissional fica em pé com o cotovelo ao nível da comissura labial do paciente. Dessa forma, os tecidos bucais se mantêm em posição, não deslocados pela ação da gravidade16.

Como moldar uma prótese total?

A moldagem inicial pode ser realizada com a utilização de vários materiais de moldagem. Os mais utilizados são a godiva e o alginato. Para a moldagem final em prótese total, os materiais mais indicados encontram-se dentro do grupo dos anelásticos, ou seja, godiva e pasta de óxido de zinco e eugenol.

Qual o material de moldagem que possui as melhores propriedades para confecção de modelos de trabalho?

Os Materiais de moldagem com maior destaque são os elásticos, grupo no qual podemos encontrar o Alginato, também conhecido como hidrocoloide irreversível, e os elastômeros, como a silicona de condensação, silicona de adição e poliéter.

Quais os materiais de moldagem utilizados na moldagem funcional?

Os materiais utilizados na moldagem funcional são: pasta de óxido de zinco e eugenol, Polissulfetos, Silicone de adição, silicone de condensação, mercaptanas, entre outros10.

Quais são os elastômeros empregados em moldes de trabalho em prótese fixa?

Existem inúmeros materiais de moldagem, dentre eles destacam-se os elastômeros, que são materiais elásticos não aquosos. São eles: silicone polimerizado por adição, silicone polimerizado por condensação, poliéter e polissulfeto.

Como pode ser classificado o silicone de adição?

Tipos: Pesado: massa/pasta ou pasta. Regular: pasta/pasta. Leve: pasta/pasta.

O que é silicone de adição?

O silicone de adição é como materiais em processos laboratoriais, para moldagem. Normalmente, esse tipo de silicone de adição serve para a confecção de guias preservando a geometria na montagem de dentes.

Como manipular o silicone de adição?

Moldagem com silicona de adição leve: o fio retrator deve ser umedecido e removido cuidadosamente para evitar possíveis danos ao epitélio do sulco gengival (Figura 6). Em seguida, seca-se o sulco com jato de ar para remover a água residual.

Como são classificados os materiais de moldagem?

Os materiais de moldagem se dividem em anelásticos e elásticos. Os materiais anelásticos possuem como exemplo a Godiva e a Pasta de Óxido de Zinco e Eugenol. Já os materais Elásticos ainda podem ser divididos em Hidrocolóides ou Elastômeros. Os Hidrocolóides podem ser reversíveis ou irreversíveis (alginato).

Quais são os materiais de moldagem elásticos?

Materiais de moldagem elásticos Os elementos hidrocoloides são ágar e alginato. Já os elastômeros, polissulfeto, poliéter, silicone de adição e de condensação.

Quais as etapas de uma moldagem?

A moldagem por injeção é um processo dinâmico e cíclico que pode ser dividido, simplificadamente, em seis etapas sucessivas: fechamento do molde, dosagem, preenchimento, recalque, resfriamento e extração.

O que é moldagem na arte?

É um processo de adição de material, no qual a matéria é constantemente aumentada para produzir a forma desejada. Ao contrário de escultura em pedra (dita cinzelada), o escultor tem a opção de corrigir erros, removendo ou remodelando o material.


Tudo sobre turismo e aventura