Em 'Há de haver solução melhor', o verbo principal é 'haver', que, por ser empregado com o sentido de 'existir', é impessoal. Seu auxiliar (qualquer que seja) 'assume' essa impessoalidade e não sai do singular: 'Há de haver soluções melhores'.

Como se escreve há de ser?

A forma «há de ser» é uma forma arcaica, ou, ao contrário, moderna, em comparação com a construção que usa o verbo no futuro do presente? Exemplo: «Ela há de ser feliz» e «Ela será feliz».

Como escreve alterações?

A forma correta de escrita da palavra é alteração, com l na primeira sílaba: al-te-ra-ção. A palavra auteração está errada. O substantivo feminino alteração indica, principalmente, uma modificação. Pode indicar também uma falsificação, deterioração, agitação, motim ou discussão.

Foi submetido a ou a?

É, portanto, correcta a crase na expressão: `O trabalho será submetido à análise estatística´ (submetido a `a análise´). Pela forma como escreveu «correto», depreendo que a Fernanda segue a grafia adoptada pela comunidade culta brasileira.

Qual a transitividade do verbo haver?

O verbo haver, quanto à predicação, é transitivo direto. O elemento que parece ser sujeito, na verdade é objeto direto. Em locução verbal, cujo verbo principal seja haver, significando existir ou acontecer ou indicando tempo decorrido, o verbo auxiliar também ficará na terceira pessoa do singular.

Como conjugar o verbo houveram?

No sentido de existir, acontecer ou de tempo decorrido, o verbo “haver” é impessoal, isto é, não tem sujeito e, por isso, não flexiona para o plural, permanece no singular. A flexão do verbo “haver” – “houveram” – no pretérito perfeito, no plural, não existe na Língua Portuguesa.

Quais os usos e conjugações possíveis do verbo haver?

O verbo haver pode ser empregado como auxiliar, impessoal e como formador de algumas expressões específicas. O verbo haver pode expressar diferentes significados e manifestar-se na 3ª pessoa do singular ou em todas as pessoas do discurso. Para cada uma dessas possibilidades, existem especificidades a serem observadas.

Vai fazer 10 anos ou vão fazer?

A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.

Vai ou vão fazer 10 anos?

1o) O verbo FAZER, quando se refere a tempo decorrido, deve ser usado sempre no singular. É verbo impessoal (=sujeito inexistente). Devemos dizer “FAZ dez anos” e “VAI FAZER dez anos”; 2o) O verbo VER é transitivo direto.

Foi concedido ou foram concedidos?

Significado de Concedido adjetivo Que foi alvo de concessão; autorizado, outorgado, assentido. Que se pode permitir ou consentir; permitido, atribuído: verbas concedidas. Que se concedeu; que foi dado ou oferecido a; dado, ofertado.


Tudo sobre turismo e aventura