Dizer “Bom dia a todos” seria suficiente para incluir homens e mulheres, uma vez que a língua portuguesa se vale da forma masculina como o uso “neutro” que abrange elementos de gêneros distintos. Desse modo, “todos e todas” pode ser considerado uma redundância (ou pleonasmo) de fato.

Quando se usa todos?

Podemos utilizar como vocativo palavras e/ou expressões, como meu amor, linda, nome próprio, pronomes de tratamento etc. Todos um termo globalizante, inclusivo. Quando se diz “bom dia a todos”, a audiência feminina já está incluída.

É errado usar Todxs?

Ao nos referirmos a um coletivo em que haja pelo menos uma pessoa do gênero masculino, escrevemos: 'Nossas saudações a todos'. Nos usos do ativismo, usa-se: 'Nossas saudações a tod@s', 'todxs', 'todes' e, mais recentemente, 'tods'.

É errado usar Todes?

“Todes” não é e nunca poderá ser um pronome; simplesmente porque não é considerado assim na estrutura da Língua. Se alguém quiser usar, que use, mas não se admite que um comunicado de um Museu da Língua Portuguesa traga esse corpo estranho; essa invencionice.

Qual o pronome de todos?

Pronomes Indefinidos: Eles acompanham ou substituem o substantivo de maneira vaga, indefinida, são eles: Algum, alguma, nenhum, nenhuma, todas, todos, alguém, ninguém, muito, poucos, qualquer, tudo, nada: O filme começaria à tarde, mas ninguém comprou os ingressos.

Porquê usar todos?

As palavras 'todos' ou 'todas' seriam substituídas, da mesma forma, por 'todes' ou 'todxs'. O objetivo é garantir a ampla fruição dos bens culturais, não permitindo que uma imposição de cima para baixo inviabilize ou dificulte o acesso à cultura.

São todos os dias ou e todos os dias?

Ambas as formas são correctas, mas o uso e o significado é que variam, de país para país. Os portugueses, ao dizerem «todo o dia faço ginástica» (com o artigo definido entre «todo» e «dia»), estão, regra geral, a afirmar que fazem ginástica durante o dia inteiro.

Quando a necessidade de crase?

Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.

Porque falar Todxs?

'Tod@s”, “Todes', “Todxs”, é uma tentativa de uma neolinguagem de gêneros gramaticais que seja inclusiva para/com as mulheres, as pessoas não-binárias, as “pessoas T entre gêneros” (Rocha, Coelho, Fernandes, 2020).

Porque é errado usar pronome neutro?

Os caracteres “x” e “@” já foram sugeridos como substitutos dos marcadores de gênero binários, mas deixaram de ser usados porque são difíceis de pronunciar e prejudicam a leitura de quem é deficiente visual ou neurodiverso.


Tudo sobre turismo e aventura