O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.

Foi bom lhe ver ou te ver?

Em resumo, devemos usar os pronomes pessoais oblíquos da terceira pessoa (lhe ou o/a), quando a pessoa com quem falamos for tratada por “você”. Já se a pessoa for tratada por “tu”, devemos utilizar o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa (te).

Que Deus lhe der ou de?

Significado de Dê substantivo Ação imperativa do verbo dar; ato de oferecer ou de pedir: não me dê motivos para te demitir; dê dinheiro ao menino! Não confundir com: de. Etimologia (origem da palavra dê). Forma Der. de dar.

Quando usar lhe é a ele?

Uso dos pronomes pessoais oblíquos Como explicitado, os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que têm função de complemento nas orações. Veja os exemplos: Ele realizou a tarefa. Nesse caso, “ele” é pronome pessoal reto e tem função de sujeito.

Foi-lhe está correto?

O uso do pronome lhe justifica-se pelo facto de ser pedido por um verbo transitivo que se constrói com complemento direto e indireto: «atribuir alguma coisa a alguém». Algumas construções similares surgem com adjetivo: (2) «Ele foi-lhe fiel.»

Que Deus lhe dê ou der?

A principal diferença entre as formas verbais 'dê' e 'der' é que enquanto 'dê' se encontra conjugado no modo imperativo do verbo dar, a forma verbal 'der' se encontra conjugado no futuro do subjuntivo.

Como usar o pronome ele?

O pronome pessoal 'ele/ela' é empregado indistintamente para qualquer ser - animado ou inanimado. Essa é a única pessoa que pode ser predicada por qualquer coisa e pode representar qualquer tipo de sujeito.

Quando se usa o pronome oblíquo lhe?

Pronome pessoal oblíquo, 'lhe' funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a 'a ele', 'a ela', 'a você', 'ao senhor' : 'Obedecemos aos nossos pais.' 'Obedecemos-lhes.'

Quais os pronomes retos?

Os pronomes pessoais da língua portuguesa seguem o mesmo padrão: os que desempenham a função de sujeito (eu, tu, ele, nós, vós, eles) são os pessoais do caso reto, e os que normalmente têm a função de complementos verbais (me, mim, comigo, te, ti, contigo, o, os, a, as, lhe, lhes, se, si, consigo, nos, conosco, vos e ...

Que Deus lhe conceda ou Conceda-lhe?

Usamos o pronome lhe para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, que são os verbos que precisam de preposição para completar o sentido. Então nas orações como: Quero lhe abraçar ou Deus lhe abençoe o uso do pronome está errado.


Tudo sobre turismo e aventura