1 de que, da qual, das quais, de quem. Dita-cuja: 2 dita-cujo, fulana, cara, sujeita, pessoa, indivídua, tipa.

Onde pode ser substituído por cujo?

O pronome relativo (para muitos o determinante relativo) cujo tem algumas características que o individualizam. Ele tem não só um antecedente, mas também um consequente e é com esse consequente que concorda em género e número. Além disso, veicula um sentido de posse e pode ser substituído por do qual, ou por dele.

O que pode substituir além?

1 além disso, além do mais, além de que, além disto, além de tudo, para mais, de mais a mais, aliás, ademais, demais, mais, também, e depois, depois, ainda, fora, outrossim, ora.

Que está localizado além?

Significado de Além advérbio Que se localiza no lado oposto de; que está para o lado de lá; acolá: observava os pássaros que além seguiam voando. Muito adiante: o mar permanece além.

Quando posso usar a palavra Outrossim?

Outrossim é um advérbio de modo que significa 'igualmente'; 'também'; 'além disso'; 'do mesmo modo'. Os advérbios são palavras invariáveis que modificam o sentido de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.

Quando usar Não obstante?

É sinônimo de 'apesar de', 'conquanto', 'contudo', 'a despeito de', 'nada obstante'. Habitualmente utiliza-se 'não obstante' para expressar que determinada situação aconteceu de forma contrária daquela que se esperava; algo que deveria ter acontecido de um modo, mas que por algum motivo aconteceu de outro.

Quem e qual tipo de pronome?

Pronomes relativos são aqueles que se referem a um termo mencionado anteriormente: cujo, o qual, as quais, quemEstabelecem uma relação entre aquilo a que se referem e a afirmação que será feita a seu respeito.

O que usar alem de que?

15 sinônimos de além de que para 1 sentido da expressão além de que: Além do mais: 1 além do mais, além disso, além de tudo, além do que, além disto, ademais, de mais a mais, para mais, aliás, e depois, outrossim, mais, demais, ainda, também.

Como usar além do mais?

Expressão usada para acrescentar algo ao que já foi dito anteriormente. (= além disso). Tenho duas provas para estudar essa semana.

O que significa a expressão para além de?

A locução «para além de» assume diversos significados: a) pode ter um sentido espacial, significando o mesmo que «Para lá ou mais adiante do que em determinado ponto no espaço»; ou ainda «Do outro lado de». Exemplo: «Para além daqueles montes fica a Espanha.»

O que é outrossim exemplos?

Significado de Outrossim advérbio Da mesma maneira; do mesmo jeito ou da mesma forma; idem, igualmente: o remédio tem eficácia, outrossim o tratamento.De modo equivalente; também: entrou na empresa para trabalhar com custos e, outrossim, para saber dos prejuízos.

Que tipo de conjunção e outrossim?

Para quem não sabe, outrossim significa 'além disso'. É aditiva. É preciso conhecer bem as conjunções: porque explica ou introduz a causa; se indica uma condição; portanto conclui; para que indica a finalidade; embora introduz uma concessão.

Tem vírgula depois de Outrossim?

5. Para isolar certas palavras e expressões explicativas, corretivas, continuativas ou conclusivas, tais como: por exemplo, além disso, isto é, a saber, aliás, digo, ou melhor, outrossim, então etc. (neste caso a vírgula é obrigatória).

Qual o sinônimo de não obstante?

1 apesar de, nada obstante, inobstante, a despeito de, embora, sem embargo de, conquanto, mesmo que, independentemente de, malgrado, posto que. Exemplo: Não obstante a falta de integração na equipe, ia trabalhar todos os dias com vontade e alegria.

Pode começar frase com não obstante?

A expressão «não obstante», quando funciona como locução prepositiva, só introduz um infinitivo (exemplo 1) ou uma expressão nominal (exemplo 2), constituindo um grupo preposicional com valor concessivo. As formas corretas são, portanto: 1. «Não obstante ele ter 20 anos, ainda não tirou a carta de condução.»

O que quer dizer se faz mister?

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa EXPRESSÕES Fazer-se mister : V ser mister . Ser mister : ser forçoso ou necessário; fazer-se mister. ETIMOLOGIA lat mister.

Como escreve quem quem?

Significado de Quenquém substantivo masculino [Entomologia] Denominação indígena das formigas do gênero Acromírmex, cujo comportamento é semelhante ao das saúvas, mas menos daninhas à agricultura por ser menor a quantidade de indivíduos em suas colônias. Etimologia (origem da palavra quenquém).

Quem sofreu fui eu ou foi eu?

A expressão foi eu está errada. Fui é a forma correta de conjugação do verbo ser (ou do verbo ir) na 1. ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo.

Faz 23 anos ou fazem 23 anos?

A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.

Como é correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.

Quando o que é um pronome relativo?

Pronome relativo é aquele que, normalmente, refere-se a um termo anterior (o antecedente) dentro de um enunciado, substituindo-o para que não seja necessário dividir a ideia em várias orações ou torná-la muito repetitiva.

Onde e em que?

Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.

Quais são as conjunções integrantes?

Conjunções Integrantes São as conjunções utilizadas para introduzir a oração que atua como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de outra oração. Exemplos: As conjunções são: que e se. A verdade é que te amo.

Quando o que é pronome relativo ou conjunção?

Dessa forma, esse “que” se classifica como uma conjunção integrante pelo fato de introduzir uma oração subordinada substantiva. Por tal razão é que ele se classifica como um pronome relativo, haja vista que introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva.

O que é pronome integrante?

A palavra se será pronome integrante do verbo quando aparecer junto de verbos pronominais, que são os que não se conjugam sem pronome. Por exemplo: suicidar-se, arrepender-se, queixar-se, zangar-se, ater-se, abster-se, etc.

Como usar a expressão em cujo?

Os artigos devem ser unidos ao “cujo”: cujo + o = cujo / cujo + a = cuja / cujo +os = cujos / cujo + as = cujas. Cuidado também quando o verbo seguinte ao “cujo” for regido por preposição, pois ela não pode ser omitida. Exs: Aquela é a empresa a cuja diretora me refiro (quem se refere, refere-se a).

O que pode substituir além de?

4 acima de, superior a, mais do que, mais que. Exemplo: Você assumiu responsabilidades além da sua disponibilidade. Ademais de: 5 ademais de, em adição a, afora.

Qual o sinônimo de afora?

Ao longo de: 2 ao longo de, adiante, em frente, continuamente. Com exceção de: 3 exceto, salvo, fora, menos, com exceção de, à exceção de, com exclusão de, tirante, exclusive, independentemente de, senão, apesar, apesar de.

Como usar Outrossim exemplo?

Um exemplo do uso de 'outrossim' no meio jurídico pode ser visto na seguinte frase: 'Cabe ressaltar que o réu é pessoa de boa índole e honesta. Outrossim, cumpre salientar que possui bons antecedentes e jamais participou em qualquer delito'.

Qual o sinônimo de Outrossim?

1 além do mais, além de que, além do que, além disto, além de tudo, para mais, de mais a mais, aliás, ademais, demais, mais, também, e depois, depois, ainda, fora, outrossim, ora.

Quais são as conjunções coordenativas?

Tipos de conjunções coordenativas E, nem, não só, mas também. Mas (sempre no início da oração), porém, entretanto, no entanto, contudo, todavia, não obstante. Ou… ou (pode vir duplicada ou não), ora… ora, quer…

Quando responder disponha?

Disponha é uma forma de se responder quando alguém nos agradece por alguma coisa. Quando você diz 'disponha' após um agradecimento, quer dizer que você estará sempre à disposição para quando a pessoa precisar. Seria o mesmo que dizer que você está 'às ordens', mesmo que esteja falando apenas por formalidade.

Quando usar a expressão não obstante?

Não obstante é uma locução conjuntiva cujo significado se refere a uma situação de oposição a uma outra ideia apresentada, mas que não impede sua concretização. É sinônimo de 'apesar de', 'conquanto', 'contudo', 'a despeito de', 'nada obstante'.

Como se não fosse suficiente sinônimo?

O que é Obstante: É também sinônimo de 'como se não bastasse' e 'apesar disso' usada para contrariar uma ideia antes mencionada.

Faz mister sinônimo?

2 função, cargo, comissão, encargo, incumbência, missão, tarefa, obrigação. Necessidade: 3 necessidade, precisão, urgência.

Que ou a quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Qual a diferença de além é aquém?

ALÉM significa mais longe, afora ou para o lado de fora, mais afastado, superior em quantidade ou qualidade. Também pode ser usado para se acrescentar algo ao que já foi dito. AQUÉM significa mais perto, dentro ou para o lado de dentro, inferior em quantidade ou qualidade.

Como escrever de forma correta?

Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: correto. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: correcto. Grafia no Brasil: correto.

Quando abrir e fechar aspas?

As aspas são usadas para destacar alguma parte do texto. Essa parte que se destaca fica escrita entre aspas, ou seja, é colocado o símbolo “ no início para abrir aspas e o símbolo ” no fim para fechar aspas.

O que é a palavra peri?

Significado de Peri substantivo masculino O mesmo que piri. [Brasil] Depressão do solo, causada por escoamento das águas. Ver: capim-de-esteira. substantivo masculino Espécie de gênio benfazejo da mitologia persa.


Tudo sobre turismo e aventura