As células de Sertoli são elementos somáticos que se localizam próximo à membrana basal dos túbulos seminíferos e se comunicam com células adjacentes por junções intercelulares.

Quando e em qual local surgem as células de Leydig e Sertoli?

O parênquima testicular consiste de túbulos seminíferos (que são os maiores componentes dos testículos) (JOHNSON, 1991) e tecido intersticial. Ele é cercado por uma cápsula denominada túnica (O'DONNEL et al, 2001).

Onde estão localizadas as células de Sertoli no parênquima testicular?

As células de Sertoli são interconectadas por tight junctions localizadas em regiões basais dos túbulos seminíferos, formando uma barreira hemato-testicular funcional, delimitando assim dois compartimentos anatômicos e funcionais nos túbulos seminíferos: um compartimento basal contendo espermatogônias e espermatócitos ...

O que são as células de Leydig e as de Sertoli onde e se localizam e qual a sua função?

As células de Leydig ou células intersticiais de Leydig são células que se encontram entre os túbulos seminíferos, no interstício dos testículos. Produzem a hormona testosterona, quando estimuladas pela hormona luteinizante (LH). Possuem um núcleo vesicular e arredondado e um citoplasma granular.

Histologia do Testículo e do Epidídimo

Células de Leydig. Células de Leydig são células testiculares que produzem a testosterona em resposta à hormona luteinizante (LH) da hipófise. Encontram-se no espaço intersticial dos testículos, entre os túbulos seminíferos.

Histologia do Testículo e do Epidídimo

O que são as células de Sertoli?

As células de Sertoli têm diversas funções como: controle da maturação e da migração das células germinativas; síntese de proteínas e esteróides estão envolvidas no controle da passagem das secreções entre compartimentos tubulares e intersticiais e, formam a barreira hemato-testicular.

O que é célula de Leydig e qual sua função?

As células de Leydig segregam hormonas masculinas, sobretudo a testosterona, que induz o desenvolvimento dos órgãos genitais. Esta hormona é responsável pelo aparecimento e manutenção dos caracteres sexuais secundários, na puberdade. É também responsável, a partir desta fase da vida humana, pela espermatogénese.

Quando surgem as células de Sertoli?

Geralmente são encontradas, quando há um aumento de descamação das células germinais imaturas no ejaculado. As células de Sertoli são também responsáveis, em grande parte, pela absorção do líquido citoplasmático das espermátides, durante a transformação das mesmas em espermatozoides.

Qual é a função das células de Sertoli e Leydig?

Células de Sertoli sustentam e protegem as células germinativas, participam de sua nutrição e auxiliam na liberação de espermatozóides maduros. Controlam a produção de FSH. Celulas de Leydig produzem testosterona em resposta à LH no homem. As células de Leydig liberam uma classe de hormônios denominados androgénios.

Quando ocorre a gametogênese?

A gametogênese que ocorre em homens difere-se daquela que ocorre em mulheres. A espermatogênese ocorre no homem durante a adolescência e a vida adulta. Já a ovogênese é interrompida na mulher por volta dos 50 anos de idade.

Qual é o nome das estruturas que compõem o parênquima testicular no interior das quais são produzidos os espermatozoides?

No interior dos lóbulos do testículo estão os túbulos seminíferos, que são responsáveis pela produção de espermatozoide. Podem ser encontrados até quatro túbulos seminíferos, que ficam dispostos como novelos em um tecido conjuntivo frouxo.

Como se denominam as células testiculares que se multiplicam?

→ Período de crescimento: As espermatogônias aumentam de tamanho e passam a ser chamadas de espermatócitos primários ou espermatócitos I (2n).

Como são formados os testículos?

Normalmente, os indivíduos do sexo masculino possuem dois testículos. Cada um apresenta-se envolto por uma grossa cápsula de tecido conjuntivo denso, denominada túnica albugínea. Esta última é espessada na superfície dorsal dos testículos para dar origem ao mediastino do testículo, do qual partem septos fibrosos.

Onde se localizam as células de Leydig?

Também denominada célula intersticial, forma conjuntos situados entre os tubos seminíferos, agrupando-se em torno de vasos capilares sanguíneos. As células de Leydig segregam hormonas masculinas, sobretudo a testosterona, que induz o desenvolvimento dos órgãos genitais.

Quais são os hormônios produzidos pelas células de Sertoli?

Células de Sertoli podem converter testosterona em estradiol e também secretam um peptídeo denominado inibina, que suprime a síntese e a liberação de FSH pela hipófise.

Onde são produzidas as células germinativas?

As células que dão origem aos gametas, chamadas células germinativas primordiais (CGPs), são encontradas até a quarta semana na parede do saco vitelínico e a partir de então iniciam a migração, por movimento amebóide, e fixam-se na parede dorsal do corpo, local em que irão formar as gônadas.

O que é e onde ocorre a maturação dos espermatozoides?

Os espermatozóides são transportados passivamente dos túbulos seminíferos para o epidídimo, onde são armazenados e tornam-se maduros. Ele é continuo com o ducto deferente que transporta os espermatozóides para a uretra.

Como as células de Sertoli e as células de Leydig participam da formação do gameta masculino?

As células de Sertoli fagocitam e digerem, através dos lisossomos, os restos citoplasmáticos que se desprendem durante a espermiogênese (o corpo residual), liberando os espermatozoides (Figura 2.11).

Como estimular as células de Leydig?

O hormônio luteinizante (LH, em inglês) é secretado pela parte anterior da Hipófise e estimula as células de Leydig. Em seguida, estas células começam a produzir o hormônio “testosterona”.

Quem produz o hormônio testosterona?

A testosterona é um andrógeno (hormônio masculino) produzido preferencialmente nos testículos e responsável pela diferenciação sexual (características próprias ao sexo).

O que são as células germinativas?

Também denominada célula sexual, célula germinal e gâmeta, é uma célula reprodutora que é capaz de originar outras células. As células reprodutoras são capazes de se unir com uma célula do sexo oposto para formar um ovo ou zigoto que por segmentações origina um novo indivíduo.

Por que o homem tem dois testículos?

Era comum, durante a Idade Média, que os homens arrancassem o seu testículo esquerdo, já que segundo a crença da época ele era responsável por produzir apenas indivíduos do sexo feminino. Desse jeito, ficando apenas com o testículo do lado direito, a chance de ter um filho homem era muito “maior”.

Como é o testículo do homem por dentro?

Os testículos estão localizados no interior do saco escrotal e possuem forma oval, com cerca de 4 cm de comprimento e 3 cm de diâmetro. Essas estruturas apresentam-se envolvidas por uma cápsula denominada de túnica albugínea, a qual é formada por tecido conjuntivo denso.

Porque alguns homens têm o saco murcho?

Em dias frios, ele se aproxima mais do corpo para aumentar a temperatura dos testículos e fica mais arredondado e "cheio". Na verdade, o saco escrotal está mais contraído. Antes da ejaculação, ele também fica mais arredondado. Esses mecanismos são controlados por músculos da região.

Como se denominam as células?

Podemos classificar as células, a partir do conjunto cromossômico, em haploides, diploides e poliploides. Nos seres humanos, em condições normais, encontramos células haploides e diploides.


Tudo sobre turismo e aventura