“A lecitina de soja é um tipo de gordura natural obtida a partir da soja. Ela serve muito para indústria alimentícia para ser utilizada como emulsificante. Então hoje nós temos diversos produtos que utilizam a lecitina de soja para dar homogeneidade, textura para pães e outros produtos alimentícios.

Qual a importância da lecitina?

A lecitina de soja promove a redução dos níveis de colesterol LDL no sangue, além de aumentar os níveis do colesterol HDL, ajudando a reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como pressão alta, infarto e derrame.

Onde encontrar a proteína lecitina?

Pouco conhecida, mas abundante nos nossos pratos, a lectina é uma proteína facilmente encontrada em diversos alimentos, principalmente grãos, como soja, gérmen de trigo, lentilhas e feijões, quinoa, além de alguns vegetais e legumes, como o tomate e a berinjela.

Qual a origem da lectina?

As lectinas são proteínas de origem não imune, que se ligam específica e reversivelmente a carboidratos através de sítios de ligação, aglutinam células vegetais e animais e precipitam polissacarídeos e glicoconjugados.

Quais alimentos não contém lectina?

Na prática, os defensores da dieta sem lectina aceitam consumir apenas frutas da estação, vegetais folhosos de coloração verde escura e alimentos ricos em gorduras boas, de origem vegetal, como, por exemplo, óleo de coco e abacate.

Quais os benefícios da lecitina de girassol?

Potenciais benefícios da lecitina de girassol incluem níveis reduzidos de colesterol, melhor função cerebral, melhora da saúde da pele e melhora da saúde digestiva naqueles com doenças como colite ulcerativa.

Quais são os malefícios da lecitina de soja?

A lecitina de soja só é contraindicada para pessoas que têm alergia à soja. Qualquer pessoa pode ingerir, principalmente quem faz tratamentos com medicamentos que causam a perda de memória —antidepressivos, por exemplo. Mas é sempre bom ir a um especialista antes de comprar o suplemento.

Porque a soja faz mal para o homem?

“Vários estudos científicos demonstram que homens podem consumir a soja ou derivados sem receio. Nos homens, não se constataram quaisquer alterações na fertilidade ou na produção de hormônios masculinos.

Como é extraída a lecitina de soja?

A lecitina de soja é extraída do óleo de soja e está composta por fosfolípidos, principalmente fosfatidilcolina, fosfatidil etanolamina e fosfatidilinositol; combinadas com várias substâncias como triglicéridos, ácidos gordos e carboidratos.

Como é feita a lecitina de soja?

A lecitina de soja, obtida por processo de degomagem com água, é seca e em seguida tratada com água oxigenada. Este processo esteriliza a lecitina e a prepara para aplicações alimentícias e farmacêuticas. Em seguida é dosada a acetona numa dupla extração em contracorrente através de decanters.


Tudo sobre turismo e aventura