Haver e a ver são parônimos, ou seja, palavras que apresentam similaridade na grafia e produzem o mesmo som, mas têm significados diferentes. A expressão 'ter a ver' ('não ter nada a ver', em sua forma negativa) vem normalmente seguida pela preposição com e é usada no sentido de 'ter relação com'.

Tem algo a ver?

Tem a ver é uma forma conjugada da expressão ter a ver, que é usada para referir algo que está relacionado ou diz respeito a alguma coisa.

Tem tudo a ver com a gente?

A expressão “tudo a ver” é a única correta e indica que algo está relacionado, diz respeito ou corresponde. -A história do filme tem tudo a ver comigo. -Tenho tudo a ver com o seu desempenho na escola! -Esse livro tem tudo a ver com você!

Qual a diferença entre nada haver ou nada a ver?

Em relação a ter relação com algo ou alguém, a expressão correta é nada a ver. Haver é um verbo que significa existir. Entre outros significados, essa expressão é sinônima de: não corresponder, não dizer respeito a, não ter relação com, não ser do interesse de.

Como usar o haver?

Quando o verbo haver é aplicado no sentido de “ter”, ele assume a função de auxiliar e, portanto, pode ser conjugado em todas as pessoas. Já no sentido de “existir” e “ocorrer”, o verbo se torna impessoal. Nesse caso, passa a ser aplicado sem o uso do sujeito, sempre no singular, e não pode ser flexionado.

Tem que ver ou tem que vê?

As duas formas existem e estão corretas. Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver). Vê é a forma conjugada do verbo ver na 3.

Tem que ver e tem a ver?

1 – Deve-se dizer «… tem que ver com…», porque '… tem a ver com…' é sintaxe francesa. Empregamos tem que, quando antes do que se subentendem palavras como as seguintes: algo, coisa, coisas, etc.: «Tenho hoje muito que fazer».

Tem haver com isso ou tem a ver com isso?

Por isso, quando quiser dizer que algo não tem relação a outro, use “a ver”. O verbo “haver” surge quando alguém precisa receber dinheiro de alguém ou recuperar algo que perdeu: Preciso haver meu dinheiro. Use “ter a haver” no sentido de “ter a receber”. Compare: Ana tem tudo a ver com as coisas que aconteceram.

Não tem nada a ver comigo?

Esta expressão indica que algo não está relacionado, não correspondendo ou não dizendo respeito a outra coisa. É sinônima de: não ter relação com, não corresponder, não dizer respeito a, não ser do interesse de, não ter que ver.

Pode ou podem?

Assim, a conjugação no presente do indicativo do verbo poder é: eu posso, tu podes, ele/ela pode, nós podemos, vós podeis, eles podem. E no pretérito perfeito do indicativo é: eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam.


Tudo sobre turismo e aventura