Um documento é qualquer registro de informações, independentemente do formato ou suporte utilizado para registrá-las. Instituída pela ciência arquivística, a definição supra possui caráter generalista, o que significa que certas ciências ou alguns de seus ramos especializados podem adotar definições mais específicas.

Qual é a finalidade do documento?

Documento é toda e qualquer informação registrada em um suporte (papel, microfilme, computador).

Qual é a finalidade de um documento do tipo PDF?

A finalidade dos documentos é servir de prova, segundo Rousseau e Couture (1994, p. 157) na idade média documentos eram conservados unicamente por causa do seu valor.

Descomplicando o que é Arquivo e Documento

A importância do arquivo de documentos e da história é exatamente porque eles representam um patrimônio único, precioso e insubstituível, transmitido de geração em geração contribuindo com a democracia e com a qualidade de vida dos cidadãos.

Descomplicando o que é Arquivo e Documento

Quais são os 3 tipos de natureza dos documentos?

Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a ...

Quais as três fases da gestão de documentos?

A gestão documental se divide em três fases: produção; utilização; e destinação. digitalização e automação ao longo de todo o ciclo de vida dos documentos.

Quanto a natureza Os documentos podem ser explique os?

Caracterização quanto à natureza do assunto Quanto à natureza do assunto os documentos podem ser ostensivos ou sigilosos. A classificação de ostensivo é dada aos documentos cuja divulgação não prejudica a institui- ção, podendo ser de domínio público.

Quais são os tipos de documentos administrativos?

Os tipos documentos administrativos são: Apostila, Ata, Atestado, Carta, Certidão, Circular, Contrato, Convênio, Decisão, Declaração, Despacho, Determinação de Serviço, Edital, E-mail, Fax, Guia de Encaminhamento de Correspondência Postal, Guia de Remessa de documentos ou Processos, Informação.

Quais são os tipos de documentos que podem e devem ser arquivados em uma empresa?

Os principais documentos de uma empresa devem ser guardados corretamente, principalmente, os relativos ao setor de RH, tributários, trabalhistas, contábeis e guias de recolhimento. Dependendo da situação, é recomentado armazenar documentos trabalhistas por 10 anos, como a folha de pagamento e o registro eletrônico.

Como é feita a classificação dos documentos?

Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância.

Quanto à natureza dos arquivos em relação às instituições como podemos chamar os arquivos?

Os arquivos são divididos de acordo com as instituições que os mantêm, ou seja: Arquivos públicos: são originários das esferas municipais, estaduais e federais. Arquivos privados: referem-se aos arquivos originários de empresas, arquivos pessoais, escolas, igrejas, clubes dentre outros.

Quais os valores dos documentos?

Fundamentalmente temos dois valores: o primário e o secundário. O valor primário ou imediato é inerente a criação do documento, podendo apresentar valor administrativo, fiscal ou jurídico. Vejamos os conceitos: Administrativo: quando o documento é necessário às atividades cotidianas/ correntes de quem o criou.

O que é valor de um documento?

É o valor pelo qual o documento foi criado (todo documento nasce com um objetivo administrativo) e por isso está presente em todo documento quando de sua criação.


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