Significado de dedução Retirada de uma parte do total: dedução no imposto de renda. Diminuição; ação ou efeito de deduzir, de subtrair, de retirar: conseguiu dedução do valor do seguro. Inferência; o resultado ou conclusão que se consegue chegar.

O que são deduções de vendas?

As deduções sobre vendas são valores calculados sobre o faturamento bruto dos produtos e serviços vendidos pela empresa. Geralmente são percentuais aplicados sobre a receita bruta (Receita Bruta * Dedução / 100), mas podem ser também valores fixos a serem pagos a cada venda realizada.

O que entra nas deduções da DRE?

Deduções da receita bruta Já nos abatimentos devem ser considerados os valores deduzidos da venda contidos na NF-e, ou seja, os descontos incondicionais. Os descontos incondicionais podem ser vistos como aqueles que não dependem de algum fator para acontecer. O seu fornecedor já dá o desconto no momento da compra.

São exemplos de deduções de vendas?

O que são deduções na DRE? As deduções sobre vendas são valores calculados sobre o faturamento bruto dos produtos e serviços vendidos pela empresa. Geralmente são percentuais aplicados sobre a receita bruta (Receita Bruta * Dedução / 100), mas podem ser também valores fixos a serem pagos a cada venda realizada.

OPERAÇÕES COM MERCADORIAS - DEDUÇÕES DE VENDAS

OBS.: São deduções das receitas de vendas: devoluções de vendas, abatimentos sobre vendas, descontos incondicionais concedidos, impostos e contribuições sobre vendas ou prestação de serviços (ICMS, ISS, PIS, COFINS, etc.).

OPERAÇÕES COM MERCADORIAS - DEDUÇÕES DE VENDAS

O que é deduções da receita?

As deduções são formadas por devoluções, descontos ou impostos sobre vendas. E esses abatimentos sobre a receita bruta podem ser: Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): trata-se de um imposto federal que incide sobre os produtos da indústria.

Qual a diferença entre dedução de receita e despesa?

Diferença entre despesas e deduções As deduções são ajustes sobre a Receita Bruta, e não despesas realizadas. Para entender melhor, a diferença é que, diferente das despesas, as deduções não representam sacrifícios financeiros para a empresa. Por exemplo, os impostos sobre vendas, que são pagos pelo consumidor.

Quais impostos devem ser deduzidos dos valores das receitas?

O IPI e o ICMS incidente sobre vendas deve ser deduzido da receita bruta na determinação da receita líquida de vendas. O IPI, quando destacado na nota fiscal e cobrado do cliente, é contabilizado diretamente em IPI a Pagar, no passivo circulante.

Quais são os tributos que incidem sobre o resultado da empresa?

Entre os tributos que incidem sobre o resultado, estão os impostos como o Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), que são tributos diretos e de competência da União, e abrange as empresas optantes pelo Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

Qual a diferença entre receita e despesa?

O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços. As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.

Como é chamada a diferença entre a receita e o custo?

A função lucro é a diferença entre a função receita e a função custo. Caso o resultado seja positivo, houve lucro; se negativo, houve prejuízo.

O que é outras receitas e despesas operacionais?

As despesas operacionais são todos os custos de uma empresa que não se relacionam à produção de um produto, por exemplo: folha de pagamento, aluguel, material de escritório, marketing, seguros, impostos, etc. Assim, podemos entender essas despesas operacionais como os custos para manter o negócio em funcionamento.

Como contabilizar abatimentos de vendas?

A conta contábil Abatimentos sobre Vendas é uma dedução da receita bruta. O abatimento não provoca ajustes no estoque, nem no Custo das mercadorias vendidas (CMV), uma vez que as mercadorias não retornam ao estabelecimento do vendedor.

O que são as despesas com vendas?

São despesas que variam em função das vendas, como impostos, comissões e outros valores que podem variar a cada venda, independente de custo, lucro, local de venda, etc...

Quais são despesas administrativas?

Despesas administrativas são os gastos gerais de uma empresa que não estão ligados diretamente a produção. São exemplos gasto com conta telefônica, recepção, limpeza e departamento jurídico. Podem-se separar as despesas de uma empresa em operacionais e administrativas.

O que compõe a DRE?

Traduzindo, DRE nada mais é do que um relatório que demonstra de forma resumida as operações realizadas pela empresa. Nele são confrontadas as contas de receitas, despesas, investimentos, custos e provisões apurados, evidenciando a formação do resultado líquido da empresa na ocasião.

Quais os itens que são calculados na DRE que não podemos Esquecer-nos de levar para o BP?

De modo resumido, alguns dos tópicos que devem constar na DRE são: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas; as participações de debêntures, empregados, ...


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