1 exceto, excetuando, salvo, fora, afora, a menos, salvante, tirante, à exceção de, com exceção de. Exemplo: Não irei, a não ser que você venha comigo.

É errado falar pelo menos?

A forma correta de escrita da expressão é pelo menos, de forma separada. A palavra pelomenos, escrita de forma junta, está errada, não existe. A expressão pelo menos deve ser usada para indicar um mínimo de razoabilidade, ou seja, pelo menos é sinônimo de no mínimo, ao menos e quando mais não seja.

Como usar a palavra denovo?

Já adianto que a expressão escrita junta não existe, ou seja, denovo está errado. A forma correta de usar é de novo, separado. De novo, como adjetivo, significa aquilo que foi feito recentemente, que existe há pouco tempo ou que começa.

Como que se escreve a não ser?

1. A não ser. Expressão empregada para sugerir uma única alternativa para determinado problema. Eu não tenho mais vagas, a não ser que alguém desista.

Como usar a expressão ao menos?

Ao menos significa no mínimo, quando mais não seja ou quando menos. A expressão é empregada normalmente acompanhada de uma situação nova, indicando que algo não aconteceu da forma que se esperava. Por exemplo: Já que voce não me ajudou a preparar o jantar, ao menos lave a louça.

Qual a diferença de ao menos e pelo menos?

Há, portanto, por parte do lexicógrafo do Dicionário Houaiss sensibilidade quanto a esta diferença: pelo menos pressupõe uma contagem, mas ao menos pressupõe a fuga a uma restrição.

Estou cansado de mais ou demais?

A palavra demais é um advérbio, devendo ser empregada para expressar uma ideia de exagero. Observe os exemplos: Estou cansada, acho que trabalhei demais. O aluno gostou demais da leitura do livro.

Estou exausta demais ou de mais?

Demais, escrito de forma junta, é um advérbio de intensidade. É utilizado ao lado de verbos, adjetivos e advérbios, para indicar que alguma coisa é feita de forma intensa e excessiva. É sinônimo de: em excesso, em exagero, excessivamente, muito, muitíssimo, além da conta, em demasia, demasiadamente.

Não é nada demais ou de mais?

→ Quando quisermos indicar uma noção de quantidade, não empregaremos a palavra demais, como muitos erroneamente fazem, mas sim a locução adverbial de mais, cujo oposto é a locução de menos. Faça a correspondência: se puder ser substituída por de menos, a locução será a forma correta. Nada de mais.”

Qual o efeito da palavra não?

A palavra NÃO, por exemplo, não é decodificada, pelo nosso cérebro em seu significado real. Se você diz que NÃO quer que algo aconteça, a sua mente NÃO irá obedecê-lo como deveria. Quer uma prova disso? Se eu lhe digo: NÃO pense em um carro vermelho.

Como substituir o não para uma criança?

Nestes momentos, a psicóloga sugere ser firmes e amorosos e “embarreirar o estímulo”. Isso significa, por exemplo, que se alguém diz “não” para uma criança que quer mexer na tomada e mesmo assim ela continua a ação, uma opção é ficar com a mão na frente da tomada (estímulo) até ela desistir.

Qual é a classificação da palavra não?

Advérbios de Negação: não, tampouco, nem, nunca, jamais, etc. Exemplos: Locuções Adverbiais de Negação: de modo algum, de jeito nenhum, de forma nenhuma. Em construções de negação do grupo verbal, o advérbio pode modificar qualquer constituinte do grupo verbal.

O que significa a expressão quanto mais não seja?

Essa locução tem valor condicional ou concessivo. Vale aproximadamente por se não for (para) outra coisa, nem que seja (no passado: nem que fosse). Exemplos: Convém protestar, quando mais não seja para provar que estamos vivos.

Qual a diferença de mais e mais?

De modo geral, 'mas' é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo 'mais' se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.

Qual é o sinônimo de demais?

3 além disso, além desse fato, além do mais, além de que, ademais, de mais a mais, aliás. Exemplo: Demais, mesmo que ele pedisse desculpa, eu não falaria com ele!

Porque o cérebro não reconhece a palavra não?

O que acontece: Isso acontece porque quando você ouve ou lê 'não' você ao mesmo tempo está ouvindo ou lendo o que vem em seguida, que é para onde toda a sua atenção vai. Então quando quiser dizer algo que realmente surta efeito utilize a frase já transformada e somente no sentido positivo, assim conseguirá resultados.

Não é um advérbio?

Alguns advérbios de negação são “não” e “nem”. Em contextos específicos, palavras como “negativo”, “nenhum”, “nunca”, “jamais”, entre outras, podem ser classificadas como advérbio de negação, mas é necessário atenção aos casos.

O que não é substantivo?

Substantivo é aquilo que por si só designa a própria substância, ou seja a essência, a matéria. Gramaticalmente, substantivo é qualquer palavra que nomeia tudo que existe. É tudo que dá nome aos seres, a tudo que você vê, ouve, sente ou imagina. Ex.: casa, avião, grito, música, felicidade, amor, etc.

É correto dizer há anos atrás?

O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.

Fazem 7 anos ou faz 7 anos?

A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.


Tudo sobre turismo e aventura