Período Colonial (1549 - final do século XVIII) O Período Colonial foi marcado pela formação do primeiro Governo-Geral na colônia portuguesa na América, com a chegada de Tomé de Sousa à Bahia, e pela formação da primeira capital da colônia, a cidade de São Salvador.

O que aconteceu no período colonial brasileiro?

Período colonial brasileiro: o início Portugal deu início a missões específicas para demarcação de território a partir de 1530 como uma reação à pretensão francesa de colonizar territórios sul-americanos. ... No ano de 1534, Portugal tentou implantar o sistema de capitanias hereditárias no Brasil.

Quais os principais acontecimentos do período colonial?

Em 1534, houve a tentativa da transplantar o sistema de capitanias hereditárias, que, na época, era adotado na pequena Ilha de Madeira, a sudeste da costa portuguesa. Assim, o território brasileiro foi dividido em 14 capitanias, que, por sua vez, dividiam-se entre membros da nobreza de confiança do rei português D.

RESUMÃO SOBRE PERÍODO COLONIAL BRASILEIRO | DESCOMPLICA

Os anos iniciais da colonização portuguesa, conhecidos como Período Pré-colonial, foram pautados pela exploração do pau-brasil e do trabalho indígena a partir do escambo. O Período Pré-Colonial compreende desde a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, até meados da década de 1530.

RESUMÃO SOBRE PERÍODO COLONIAL BRASILEIRO | DESCOMPLICA

O que aconteceu no Brasil de 1500 a 1530?

O período pré-colonial corresponde aos primeiros anos de colonização do Brasil pelos portugueses. Abrange dos anos de 1500 a 1530 e a principal atividade econômica foi a exploração do pau-brasil.

Por que o período que compreende 1500 até 1534 da história do Brasil é chamado de Pré-colonial?

O período que se iniciou em 1500 com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e foi até meados da década de 1530 com a criação do sistema de capitanias hereditárias é chamado por muitos historiadores de período pré-colonial em virtude da ausência de políticas colonizadoras de Portugal e de um programa de ocupação ...

O que aconteceu no período de 1500 a 1822?

Chama-se período colonial a época que vai de 1500 até 1822, ano da independência do Brasil. Nesta época, o Brasil era governado por Portugal e isto significava que suas riquezas deveriam ir para este país. Também qualquer problema administrativo e com a justiça era resolvido ali.

Quais as principais características do Brasil colonial?

O período colonial brasileiro foi de 1500 a 1822 e se caracterizou, principalmente, pelo controle político e econômico de Portugal. Nesse período, as terras brasileiras serviram também de local para a coroa portuguesa enviar os degredados.

O que marcou o fim do período colonial?

Fim do período colonial Em 1808, a corte portuguesa transferiu-se para o Brasil, fugindo da invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão Bonaparte. O Brasil se converteu em sede do poder metropolitano.

Qual foi o primeiro fato que marcou o início do Brasil?

Esse momento de nossa história iniciou-se com a declaração de independência, em 7 de setembro de 1822. A fase de consolidação do Brasil como nação independente durou até 1825, quando Portugal reconheceu a autonomia do nosso território.

Quais foram os produtos retirados do nosso país durante esse período?

Houve diversos ciclos econômicos em nosso país desde o descobrimento em 1500. Esses ciclos se referem às atividades econômicas de destaque em períodos distintos, como ciclo do pau-brasil, da cana-de-açúcar, do ouro, do algodão, do café e da borracha.

Como eram as cidades no período colonial do Brasil?

Tendo uma economia fundada na agroexportação, o Brasil dessa época contava com poucas cidades. Além de escassas, tais cidades não tinham uma integração eficiente, o que impedia com que um grande número de pessoas e mercadorias circulasse de forma eficaz.

O que aconteceu no ano de 1500?

História do Brasil. O dia 22 de abril de 1500 marcou oficialmente a chegada dos portugueses ao território brasileiro, e esse evento é muito conhecido como “descobrimento do Brasil”. A chegada dos portugueses aqui foi um dos momentos mais marcantes das grandes navegações, realizadas por eles durante todo o século XV.

Como o Brasil foi administrado a partir da chegada dos portugueses aqui na América em 1500 até o fim do período colonial em 1822?

A partir de então, Portugal adotou uma medida para estabelecer o processo de colonização do Brasil: as Capitanias Hereditárias. Essa estratégia consistiu na divisão do país em 15 capitanias hereditárias, que eram faixas de terras que abrangia o litoral brasileiro até o limite estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas.

Quais foram as primeiras vilas e cidades do Brasil?

A colonização do Brasil começou bem antes, em 1503, com a fundação da primitiva Colônia de Porto Seguro e de um segundo povoado na região de Caravelas, ambos no sul da Bahia. Em Porto Seguro foi construída a primeira igreja (1503) e o primeiro hospital, a Santa Casa da Misericórdia, provavelmente em 1526.

O que foram as capitanias hereditárias e quais foram seus resultados?

As capitanias hereditárias foram a primeira divisão administrativa e territorial implantada pelos portugueses durante a colonização da América Portuguesa. ... Basicamente, o território da América Portuguesa foi dividido em 15 grandes faixas de terra, que tiveram sua administração entregue a interessados.

Em que período da história do Brasil ocorreu a fundação das primeiras vilas e cidades?

Com a colonização portuguesa, a partir de 1500, surgiram no Brasil os primeiros centros urbanos. Saiba quais foram as primeiras cidades do Brasil. Foi a primeira vila construída no Brasil e é considerada a primeira cidade do nosso país.

O que aconteceu no ano de 1530?

Em 1530, o rei de Portugal D. João III resolveu dar início a colonização do Brasil, fixando pessoas no território colonial. A diminuição dos lucros com a exploração do pau-brasil e as constantes presenças de estrangeiros no litoral brasileiro preocupou o monarca português.


Tudo sobre turismo e aventura