Doenças cutâneas são aquelas que surgem em toda a extensão da pele. Por se tratar de um órgão entre a parte interna e externa, a pele está suscetível às influências de ambos e pode apresentar as mais variadas patologias.

Quais os tipos de inflamação na pele?

Uma compressa fria e molhada pode ajudar a aliviar coceira e vermelhidão. Pode mergulhar um pano na água fria ou usar um pacote de gelo na área afetada, para obter alívio. Um banho com sabão hipoalergênico ou feito com ingredientes antiinflamatórios, pode também reduzir a inflamação.

O que é uma inflamação cutânea?

As infecções cutâneas podem surgir devido a um desequilíbrio na flora bacteriana que reveste naturalmente a pele. As infecções cutâneas variam de grau, podendo manifestar-se como uma simples acne, herpes ou como uma doença mais grave causada por estafilococos, como a síndrome da pele escaldada.

Saiba tudo sobre infecções da pele

O que provoca inflamação na pele?

A inflamação na pele pode acontecer quando há uma infecção no corpo, uma reação alérgica ou até mesmo uma doença latente. Isso porque esse é um aviso do organismo de que o sistema imunológico não está funcionando como deveria, a exemplo do que acontece com a psoríase.

Quais são as doenças de pele que não tem cura?

A psoríase e a dermatite atópica têm ainda outras características em comum: as duas são doenças crônicas, ou seja, não têm cura. Além disso, o estresse pode desencadear crises em ambas.

Qual o melhor antibiótico para pele?

A Cefalexina (250-500mg, 6/6 horas, 7 dias) deve ser a primeira escolha; em casos de hipersensibilidade ou resistência, podem-se usar Eritromicina (250mg, 6/6 horas, 7 dias) ou Claritromicina (250mg, 12/12 horas, 7 dias) ou Azitromicina (500mg/dia, 5 dias).

Quais os remédios para inflamação?

Analgésicos, como o paracetamol (Tylenol) ou a dipirona (Novalgina); Anti-inflamatórios, como o ibuprofeno (Advil, Ibupril), diclofenaco (Voltaren), ácido mefenâmico (Ponstan), cetoprofeno (Profenid, Algie), naproxeno (Flanax, Naxotec); Antiespasmódicos, como a escopolamina (Buscopan);

O que causa lesão cutânea?

A principal causa são traumatismos, mas também podem ser causadas por feridas térmicas, infecciosas, químicas, vasculares, alérgicas e radioativas.

Qual a doença de pele mais comum?

Uma das doenças de pele mais comuns, a acne é provocada pela obstrução dos poros em resposta à inflamação das glândulas sebáceas, que neste caso acabam produzindo o sebo da pele em excesso.

Qual a diferença entre impinge e psoríase?

Para diferenciar as duas doenças, a dermatologista esclarece que a dermatite coça muito e faz a pele ficar vermelha e irritada, por vezes desenvolvendo placas características. Já no caso da psoríase, além dos sintomas semelhantes, a pele, além de coçar, também fica com uma sensação de que "está queimando".

O que é bom para puxar pus?

Tirar o excesso de pus com soro fisiológico; Lavar o local com água e sabão neutro; Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica; Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.

Quais os principais sinais de uma lesão cutânea?

Cor. A pele vermelha (eritema) pode ser devido a diferentes doenças inflamatórias ou infecciosas. Tumores cutâneos são frequentemente de cor rósea ou eritematosa. Lesões vasculares superficiais, como manchas em vinho do porto, têm aspecto avermelhado.

Quais são as classificações das lesões cutâneas?

Mácula: lesão plana, sem relevo. É identificada por uma alteração da cor na região. Pápula: elevação sólida, circunscrita, de até 1 cm de diâmetro. Placa: lesão palpável, elevada em “platô”.

O que tira inflamação?

Chá de agrião Muito utilizado em saladas, o agrião é um poderoso diurético e anti-inflamatório, que pode ser usado para tratar gengivites, aftas, eczemas, acnes, tosse e melhorar a digestão.


Tudo sobre turismo e aventura