Exclusão mútua A execução de dois ou mais processos concorrentes pode ser feita com ou sem interação entre eles. ... Um deles é a obtenção de exclusão mútua, que é necessária quando dois ou mais processos têm que acessar um dado recurso que não pode ser compartilhado.

Como acontece a exclusão mútua?

Exclusão mútua é a propriedade de um programa que garante que somente um processo tem acesso a determinada variável compartilhada em cada momento quando isso for necessário à correção do programa. É a solução mais simples para se obter a semântica não-determinística de um programa paralelo.

O que é uma exclusão mútua e como é implementada?

Exclusão mútua (também conhecida pelo acrônimo mutex para mutual exclusion, o termo em inglês) é uma técnica usada em programação concorrente para evitar que dois processos ou threads tenham acesso simultaneamente a um recurso compartilhado, acesso esse denominado por seção crítica.

Qual a importância da exclusão mútua?

Desabilitando interrupções: A forma mais simples de garantir a exclusão mútua, é fazer com que cada processo, ao entrar na região crítica, desabilite interrupções, e as reabilite antes de sair, impedindo que a UCP seja chaveada para outro processo.

Exclusão mútua

É uma aplicação estruturada de maneira que partes diferentes do código do programa possam executar concorrentemente. Este tipo de aplicação tem como base a execução cooperativa de múltiplos processos ou threads, que trabalham em uma mesma tarefa na busca de um resultado comum.

Exclusão mútua

Quais as vantagens da programação concorrente?

A principal vantagem do uso da programação concorrente é o aumento do desempenho dos programas, pois é possível aumentar a quantidade de tarefas executadas em um determinado período de tempo.

O que é região crítica e exclusão mútua?

Uma região crítica é geralmente usada quando um programa multitarefa deve atualizar diversas variáveis relacionadas sem que outra linha de execução faça modificações conflitantes nos dados. ... A definição da região crítica é importante para a implementação de exclusão mútua, usada para evitar condições de corrida.

Porque a exclusão mútua Evita a ocorrência de condições de corrida?

A exclusão mútua, que é a certeza de que, caso exista um processo executando sua região crítica, nenhum outro processo vai poder executar a sua até que o primeiro termine sua execução. ... Que nenhum fluxo deve ser impedido de entrar na região crítica, caso outro fluxo não esteja utilizando a sua.

Por que é importante sincronizar processos em um sistema?

A sincronia de processos permite gerenciar o acesso concorrente a recursos do sistema operacional de forma controlada por parte dos processos, de maneira que um recurso não seja modificado em simultâneo, ou que os processos não fiquem em espera que o recurso seja libertado.

Como implementar exclusão mútua?

Um meio simples para exclusão mútua é a utilização de um semáforo binário, isto é, que só pode assumir dois valores distintos, 0 e 1. O travamento por semáforo deve ser feito antes de utilizar o recurso, e após o uso o recurso deve ser liberado.

Quais são técnicas de exclusão mútua baseada em hardware?

5 Exclusão Mútua Soluções de Hardware Podem ser implementadas através de mecanismos de hardware, desabilitação interrupções e test-and-set.

Como funcionam os monitores para tratar a exclusão mútua?

A forma de implementação do monitor já garante a exclusão mútua na manipulação dos seus dados internos. Apenas um processo pode “estar executando” em um monitor. Qualquer outro processo que tenha invocado o monitor é bloqueado (esperando pela disponibilidade do monitor).

O que causa um deadlock?

O deadlock ocorre com um conjunto de processos e recursos não-preemptíveis, onde um ou mais processos desse conjunto está aguardando a liberação de um recurso por um outro processo, o qual, por sua vez, aguarda a liberação de outro recurso alocado ou dependente do primeiro processo.

Como pode ocorrer a comunicação entre processos?

A troca de mensagens entre dois processos é feita através de duas operações de comunicação: send e receive. Assim para que um processo se comunique com o outro, o processo origem envia ( send ) uma mensagem para um destino , onde um outro processo recebe a mensagem ( receive ).

O que é espera ocupada e qual o seu problema?

Espera ocupada é um modelo de programação paralela caracterizado por testes repetidos de um condição que impedem o progresso de um processo e que só pode ser alterada por outro processo.

O que é como evitar uma condição de corrida?

Para impedir que as condições de corrida ocorram, você pode bloquear variáveis compartilhadas, para que apenas um thread por vez tenha acesso à variável compartilhada.

O que é uma situação de corrida?

Uma condição de corrida é uma falha num sistema ou processo em que o resultado do processo é inesperadamente dependente da sequência ou sincronia doutros eventos.

Por que a inibição das interrupções não é recomendada para implementação da exclusão mútua?

Não assegura exclusão mútua, pois cada processo pode chegar à conclusão de que o outro não quer entrar e, assim, entrarem simultaneamente nas R.C. Isso acontece porque existe a possibilidade de cada processo testar se o outro não quer entrar (comando while) antes de um deles marcar a sua intenção de entrar.

O que é o problema da região crítica?

Região Crítica é a área de um código ou recurso compartilhado que depende expressivamente que o acesso à mesma seja realizado de maneira sequencial. Porém, sabido da possibilidade de condição de corrida, essa região deverá ser tratada de maneira especial de maneira a evitar/tratar condições de corrida entre processos.

O que é o problema da seção crítica?

O problema da Seção Critica está em garantir que, quando um processo está executando sua seção crítica, nenhum outro processo entre na sua respectiva Seção crítica. No exemplo, enquanto o processo Escritor estiver inserindo um nome na fila, o processo Leitor não poderá retirar nomes da fila, e vice-versa.

Quais os três requisitos que uma solução para o problema da seção crítica deve satisfazer?

Uma solução para a seção critica deve satisfazer aos três requisitos a seguir. - exclusão mutua: se Pi esta na seção critica, nenhum outro processo pode entrar nela. - Progresso garantido: se nenhum outro processo está na seção critica, um progresso que tente faze-lo não pode ser detido indefinidamente.

Quais as principais regras para a programação concorrente?

Como sistemas concorrentes necessitam a utilização de recursos compartilhados, a programação concorrente geralmente requer o uso de algum método de árbitro, um elemento neutro, para coordenar o acesso a tais recursos.

Qual é a diferença entre programação paralela e programação concorrente?

Muita gente confunde programação paralela com programação concorrente. Concorrência é quando um servidor atende a vários clientes escalando um determinado tempo para atender cada um, já o Paralelismo é quando vários servidores atendem vários clientes ao mesmo tempo, reduzindo o tempo de resposta para os clientes.

O que são processos concorrentes Direito Empresarial?

Conceito. Concorrência consiste na disputa entre agentes econômicos na busca pelo mercado e pelo desenvolvimento de suas atividades, valendo-se do direito ao livre exercício da atividade econômica.


Tudo sobre turismo e aventura