Suframa significa Superintendência da Zona Franca de Manaus e foi criada para ajudar o desenvolvimento das regiões dos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá. É uma entidade autônoma. Porém fiscalizada e tutelada pelo governo e seus serviços são de natureza estatal que visam a coletividade.

O que é Suframa na nota fiscal?

A SUFRAMA (sigla para Superintendência da Zona Franca de Manaus) é uma autarquia do governo federal que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico da região da Zona Franca de Manaus e das Áreas de Livre Comércio nos estados da Região Norte do Brasil.

Quais as vantagens da Suframa?

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) é uma autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que administra a Zona Franca de Manaus (ZFM), que já existe há 40 anos.

O que é Suframa no cadastro?

A Superintendência da Zona Franca de Manaus é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia que administra a Zona Franca de Manaus e as isenções tributárias das áreas dos estados de Rondônia, Roraima, Acre e Amapá.

O que é SUFRAMA e os incentivos da Suframa

Quais as vantagens do Parque Industrial de Manaus?

Existem também as vantagens locacionais, que ocorrem no que tange a instalação das indústrias no parque industrial de Manaus, onde o investidor tem à disposição terreno a preço simbólico, com infra-estrutura de captação e tratamento de água, sistema viário urbanizado, rede de abastecimento de água, rede de ...

Quais os benefícios da zonas francas?

Isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); Redução de 75% do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ); Isenção da contribuição para o PIS/Pasep e Cofins nas operações internas na Zona Franca.

Quem tem Suframa e isento de IPI?

ficam isentos do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, quer se destinem ao seu consumo interno, quer à comercialização em qualquer outro ponto do território nacional.

Tem Suframa no Acre?

No Estado de Acre, nos últimos 7 (sete) anos, a Suframa aplicou no programa de Interiorização do Desenvolvimento, o equivalente a R$ 54,7 (cinquenta e quatro milhões e sete mil reais), em projetos destinados a gerar infra-estrututra nos 22 (vinte e dois) municí- pios pertencentes ao Estado.

Quem pode ter cadastro na Suframa?

Para fazer o cadastro no Suframa, é preciso acessar o site do cadastro do Governo Federal e seguir os passos que são solicitados, assim como anexar os documentos necessários. Esse cadastro pode ser feito por pessoa jurídica ou física.

Como emitir nota fiscal para SUFRAMA?

Acessar o site Suframa (www.suframa.gov.br) e clicar em Serviços. Clique em consulta nota fiscal – 2 Page 34 34 Informe CNPJ e Senha de acesso e clique em Enviar dados. Clique em Emitir Declaração de Ingresso por Período. Preencha os campos obrigatórios (*) e clique em Emitir Declaração de Ingresso.

Como emitir uma nota de venda para Zona Franca de Manaus?

A CST sugerida para emitir a nota fiscal de venda com SUFRAMA para Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio com ICMS Desonerado é o tipo [CST 40 - Isenta] ou [CST 41 - Não Tributada].

Como fazer o cadastro da Suframa?

Preencha o formulário Responsável pelo Envio Neste formulário geralmente preenchemos com os dados do proprietário da empresa. Ao término do preenchimento, clicar em validar e enviar. O sistema pedirá para que seja cadastrada uma senha para consulta do andamento do processo de cadastro no site da Suframa.

Como Emitir GRU na Suframa?

Informamos às empresas para gerar a Guia de Recolhimento da União – GRU somente pelo site da Suframa com acesso ao Sistema de Arrecadação por meio de login e senha, não realizar emissão de 2ª via de GRU pelo site do Banco do Brasil após a data de vencimento, pois o sistema não realiza a baixa do débito e nem liquida a ...

Quais as cidades que fazem parte da Zona Franca de Manaus?

b) as Áreas de Livre Comércio compreendem os Municípios de Macapá e Santana, no Estado do Amapá, Bonfim e Pacaraima, no Estado de Roraima, Guajaramirim, no Estado de Rondônia, Tabatinga, no Estado do Amazonas, e Cruzeiro do Sul e Brasiléia, com extensão para o Município de Epitaciolândia, no Estado do Acre.

Qual CFOP usar para Zona Franca de Manaus?

O CFOP 6.109 (venda de produção do estabelecimento, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio) somente deverá ser utilizado quando não houver cobrança de ICMS por substituição tributária.

Quem é obrigado a emitir o PIN?

A responsabilidade pela geração do PIN será do: remetente,transportador ou representante legal. A exceção geral é para os casos nos quais o cliente (destinatário) não possui inscrição SUFRAMA, ou não está habilitado na data de emissão da nota fiscal, conforme Art.

Qual o prazo para emitir o PIN SUFRAMA?

O prazo para realizar a vistoria e de 120 dias, a partir da data de emissão da NF. O status do PIN é: PIN – AGUARDANDO RECEPÇÃO A Declaração de Ingresso ainda NÃO está disponível para emissão.

Como funciona uma zona franca?

A zona franca é uma área escolhida por um país que oferece alguns benefícios e incentivos fiscais para as empresas que decidirem se instalar nela. O objetivo é fomentar o desenvolvimento econômico de determinada em região em especifico.

Quais são as zonas francas do Brasil?

Além de Manaus, as zonas de isenção de tributos questionadas são: Boa Vista e Bonfim (RR), Tabatinga (AM), Guajará-Mirim (RO), Macapá e Santana (AP), além de Brasiléia e Cruzeiro do Sul , no Acre.

Quais são os benefícios da Zona Franca de Manaus?

Também há mudança de redação. Troca-se a isenção de “bens do setor de informática industrializados na Zona Franca de Manaus” por “bens de tecnologias da informação e comunicação”. A lista de bens beneficiados é a mesma, e inclui celulares, receptores de TV, semicondutores, monitores, insumos para eletrônicos.

Qual a vantagem de uma indústria se instalar na Zona Franca de Manaus?

As indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus recebem os seguintes benefícios fiscais: Isenção do imposto de importação, que permite que empresas atuem como montadoras usando tecnologia internacional; Isenção do imposto de exportação; Isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);


Tudo sobre turismo e aventura