O lítio é um elemento químico de símbolo Li, número atômico 3 e massa atômica 7, contendo, na sua estrutura, três prótons e três elétrons. Na tabela periódica dos elementos químicos, pertencente ao grupo 1, dos elementos alcalinos.

O que o lítio faz no cérebro?

O Lítio é um remédio de uso oral, utilizado para estabilizar o humor em pacientes com transtorno bipolar, sendo também usado como antidepressivo.

O que é lítio baixo?

A ação do lítio ocorre no interior dos neurônios, em substâncias conhecidas como segundos mensageiros. Tal ação estabiliza os impulsos elétricos cerebrais, modulando o excesso de descarga neuronal, mecanismo subjacente ao descontrole do humor.

Tudo sobre Lítio

O lítio pode causar efeitos indesejados em vários sistemas do organismo, mas os mais comuns são poliúria, polidipsia, tremores de mãos, diarréia e náuseas (Tab. 6.2).

Tudo sobre Lítio

Qual o efeito colateral do carbonato de lítio?

Diarreia, vômitos, sonolência, fraqueza muscular e falta de coordenação podem ser os primeiros sinais de intoxicação de lítio, e podem ocorrer em concentrações de lítio abaixo de 2,0 mEq/L. Em concentrações mais elevadas podem ocorrer vertigem, ataxia, visão turva, zumbido aumento do débito urinário.

Para que serve o exame de lítio no sangue?

Esse exame mede a quantidade de lítio no sangue, para verificar se ela está dentro da faixa terapêutica. Deve ser utilizado para medir os níveis sanguíneos a cada poucos dias em indivíduos que iniciaram o uso de lítio para auxiliar no ajuste da dose e alcançar os níveis desejados.

Quem precisa tomar lítio?

Na maioria dos doentes o Lítio é usado tanto para tratar a doença como para evitar a sua recorrência. Assim, o Lítio é uma droga a ser utilizada a longo prazo ou para o resto da vida se possível. Por isso o controle da litemia e o acompanhamento médico são imprescindíveis para o portador de transtorno bipolar.

Quanto tempo demora para o lítio sair do organismo?

Os comprimidos são fabricados por um processo especial sob a forma de carbonato o que assegura a libertação a níveis controlados do lítio no sangue, durante um período de 24 horas. Isto significa que o doente pode tomar o Lítio uma a duas vezes por dia.

Como o lítio age na depressão?

O trabalho do médico Rafael Teixeira de Sousa aponta que a ação do lítio, que potencializa a queda do estresse oxidativo, pode explicar como a medicação controla os sintomas depressivos. Os resultados da pesquisa vão auxiliar no desenvolvimento de tratamentos mais eficientes para a doença.

Por que o lítio engorda?

Vários mecanismos podem explicar a ligação de lítio e ganho de peso: sua propriedade semelhante a insulina em aumentar a captação de glicose, aumento da sede, estimulação dos centros hipotalâmicos do apetite, e a indução de hipotireoidismo.

Como o lítio age no transtorno bipolar?

O lítio é o agente que possui mais evidências como tratamento de manutenção no transtorno bipolar, prevenindo recaídas de mania mais freqüentemente que de depressão (Bowden et al., 2003). Entretanto, o lítio é também um antidepressivo (Goodwin et al., 1992). Ele ainda reduz o risco de suicídio.

Qual é o mecanismo de ação do lítio?

Estudos pré-clínicos mostraram que o lítio altera o transporte do sódio nas células nervosas e musculares provocando uma alteração no metabolismo intraneural das catecolaminas, porém o mecanismo específico de ação do lítio no tratamento da mania é desconhecido.

Qual é o nível ideal de lítio no sangue?

Níveis terapêuticos de lítio compreendem entre 0,6 a 1,2, mas, para a maioria dos casos, é suficiente de 0,6 a 0,8. Por sua litemia ter o valor de 0,2, provavelmente seu psiquiatra fará ajuste na dose do lítio, aumentando 1 ou 2cps ao dia.

Como se chama o exame para ver o nível de lítio no sangue?

A litemia (dosagem de lítio) que se usa exclusivamente para regular a dosagem de um remédio chamado carbonato de lítio . Este exame NÃO serve para dar diagnóstico de transtorno bipolar. Qualquer pessoa que faça este exame sem tomar a medicação terá dosagem 0.0, tendo ou não transtorno bipolar.

Qual é o nível normal de lítio?

Recomenda-se litemias entre 0,5 a 1,0 mEq/L, o que equivale a doses aproximadas de 600-900 mg de Carbonato de Lítio de liberação imediata (em duas a três tomadas diárias) ou 450-900 mg de Carbonato de Lítio de liberação prolongada (em uma a duas tomadas diárias).

Qual é o melhor horário para tomar o carbonato de lítio?

Não há qualquer impeditivo para o uso de 2cp de 300mg à noite ou até doses maiores. Geralmente, a maior dose é concentrada à noite para redução dos efeitos colaterais, entre eles a sonolência diurna.

Como é a cabeça de uma pessoa com transtorno bipolar?

Pouco controle de temperamento. Falta de autocontrole e comportamentos imprudentes, como consumo excessivo de álcool ou drogas, aumento do sexo de risco, jogo e gastos ou doação de muito dinheiro. Humor muito irritado, pensamentos precipitados, falar muito e ter falsas crenças sobre você ou suas habilidades.

Quais são as reações do Carbolitium?

O Carbolitium® (carbonato de lítio) pode causar tontura e sonolência e assim prejudicar a realização de atividades que requerem alerta. Operadores de máquinas devem ser orientados quanto aos efeitos do lítio e alteração de consciência.

Quem toma carbonato de lítio engorda?

Sim, ganho de peso é um dos efeitos colaterais do carbonato de lítio.

Quem toma haloperidol engorda?

Olá, boa noite! Não é comum observarmos o aumento de peso com uso de haloperidol. Apesar de mais antiga, é uma medicação bastante eficaz para agressividade e alucinações auditivas ("ouvir vozes").

Para que serve carbonato de lítio engorda?

Para muitos pacientes o sofrimento das crises recorrentes do Transtorno Bipolar, que podem ser corrigidas mediante o carbonato de lítio como estabilizante de humor, compensa essa limitação que é o aumento de peso para alguns.

Para que serve o lítio 300?

Carbonato de lítio é indicado no tratamento de episódios maníacos nos transtornos bipolares; no tratamento de manutenção de indivíduos com transtorno bipolar, diminuindo a frequência dos episódios maníacos e a intensidade destes quadros; na prevenção da mania recorrente; prevenção da fase depressiva e tratamento de ...


Tudo sobre turismo e aventura