O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.

O que é modo na língua portuguesa?

O modo é uma categoria gramatical associada ao verbo que se exprime através de sufixos de flexão. ... Em português, há três modos verbais consensualmente aceites por linguistas e por gramáticos: o indicativo, o conjuntivo e o imperativo.

O que é modo exemplo?

Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam: Indicativo - exprime fatos, certezas. Exemplo: Discursa muito bem. Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas.

O que é modo e tempo verbal?

Deter-nos-emos aqui em estudar o modo verbal chamado IMPERATIVO, que expressa uma ordem, pedido, recomendação, alerta, convite, conselho, súplica, etc. Exemplos: Vamos, corram! Perdoe-me, eu lhe imploro.

Modo Indicativo | Conjugação dos Verbos

Através de um morfema chamado DESINÊNCIA MODO TEMPORAL, são marcados o tempo e o modo de um verbo. ... O MODO VERBAL caracteriza as várias maneiras como podemos utilizar o verbo, dependendo da significação que pretendemos dar a ele. Rigorosamente, são três os modos verbais: INDICATIVO, SUBJUNTIVO e IMPERATIVO.

Modo Indicativo | Conjugação dos Verbos

O que o que são formas verbais?

As formas verbais são as variações que os verbos apresentam quando conjugados, ou seja, quando relacionados com um sujeito, ocorrendo flexão em número, pessoa, tempo e modo.

O que significa o tempo verbal?

Os tempos verbais são recursos da gramática que indicam o momento da fala. Podem exprimir passado, presente e futuro por meio do verbo. Assim, os tempos verbais ajudam o interlocutor a indicar, na fala, se algo já ocorreu, acontece no momento em que se fala ou ainda vai ocorrer.

O que é imperativo negativo exemplos?

Já o Imperativo Negativo necessita que um advérbio ou uma locução adverbial de negação acompanhe o verbo conjugado. Aqui o objetivo do falante é levar o interlocutor a não realizar uma ação. Exemplo: a) Não vá embora!

Como identificar uma frase no modo imperativo?

Frase imperativa é uma palavra ou grupo de palavras que expressa: ordem, sugestão, pedido, conselho. Nesse tipo de frase, o verbo sempre está no modo imperativo. Esse tipo de frase pede para alguém fazer alguma coisa. Nós podemos encontrar frases imperativas: afirmativas e negativas.

O que é o presente do subjuntivo?

O presente do subjuntivo é formado a partir do radical da primeira pessoa do singular do presente do indicativo, acrescentando-se a terminação apropriada. O presente do subjuntivo é usado: Para indicar dúvidas, desejos, incertezas, probabilidades e sentimentos.

O que é indicativo exemplos?

Contudo, no modo indicativo ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala: Exemplo: Eu abro a janela. Já no presente do subjuntivo, além de ser usado para indicar uma ação presente, pode também indicar uma ação futura. ... Exemplo: Esperemos que ele abra a janela.

Quais são os modos verbais na língua portuguesa?

Os modos verbais são definidos como indicadores de como os verbos serão expressados, podendo ser classificados em: indicativo, subjuntivo e imperativo. Cada um desses tipos tem as suas características e particularidades, e você vai conhecê-las agora.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

O que significa gerúndio na língua portuguesa?

Forma nominal verbal que caracteriza uma ação em andamento O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. A origem o vocábulo vem do latim “gerundium”.

Qual frase está na afirmativa do imperativo?

Frases com verbos no imperativo afirmativo Façam silêncio, por favor! Saia daqui imediatamente! Pede o teu cartão de visitante ao porteiro.

Que tipo de expressão é usada para dar ênfase ao imperativo?

O imperativo é usado pelo falante para dar uma sugestão, uma ordem, um conselho ou uma instrução para que uma determinada ação aconteça. Eu preciso que você vá agora) – O verbo to listen (ouça) está no imperativo nessa sentença. ...

Quantos tempos têm o modo imperativo?

O modo imperativo, diferentemente dos demais modos, não possui tempos verbais. O imperativo tem duas formas: o imperativo afirmativo e o imperativo negativo.

Como usar o imperativo negativo?

Para conjugar o verbo no imperativo negativo, basta usar a mesma forma que o presente do subjuntivo. Para conseguir conjugar o verbo no modo imperativo, permite-se trocar a 3ª pessoa do singular (ele) pelo pronome você e a 3ª pessoa do plural (eles) pelo pronome vocês.

Qual é a regra do imperativo negativo de 4 exemplos?

Frases com verbos no imperativo negativo Não venha agora, por favor. Não coma tão depressa! Não esperem por mim.

Como usar o imperativo na forma negativa?

Para uma frase negativa no imperativo, usamos “don't” ou “do not” antes do verbo: Do not smoke in the house.

Quando eu for tempo verbal?

Tempos simples do modo indicativo Presente do indicativo: Eu ouço música. Pretérito imperfeito do indicativo: Eu ouvia música. Pretérito perfeito do indicativo: Eu ouvi música. Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eu ouvira música.

O que é verbo ser?

O verbo ser é um verbo extremamente irregular que, quando conjugado, apresenta alterações tanto no seu radical como nas suas terminações. Apresenta diversos radicais distintos: eu era, eu fui, eu serei.


Tudo sobre turismo e aventura