FORMAL (ou estética): analise a composição visual – a sintaxe visual -, seu contexto histórico, seu tema, sua organização. Envolve um pouco mais de pesquisa.

O que são os aspectos formais?

Todo texto tem que ter alguns aspectos formais, ou seja, tem que ter estrutura, elementos que estabelecem relação entre si. Dentro dos aspectos formais temos a coesão e a coerência, que dão sentido e forma ao texto. "A coesão textual é a relação, a ligação, a conexão entre as palavras, expressões ou frases do texto”.

Quais são os tipos de gêneros textuais?

Na estrutura do texto, alguns aspectos normalmente são avaliados, independentemente da proposta. Portanto, podemos buscar estabelecer um tipo de auto-avaliação, na qual consideraremos os aspectos estético, gramatical e estilístico; do texto que estivermos desenvolvendo.

Como identificar o conceito de um texto?

Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Portanto, para compreender a diferença básica entre as duas classificações, é necessário entender que gênero textual é a parte concreta e tipologia textual é a parte que integra um campo mais teórico, mais formal.

Aspectos Formais de Redação - Redação - Patrícia Zanella - Instantâneo

6 – Conceitos mais importantes Geralmente, os termos principais são seguidos de definição. Identificá-los é útil também para que quando formos construir nossos textos sabermos quais conceitos vamos articular e onde podemos encontrá-los, ou seja, que autores ou autoras os discutem e os definem.

Aspectos Formais de Redação - Redação - Patrícia Zanella - Instantâneo

Como ocorre a leitura formal de uma imagem?

Segundo Trevisan (1984) na leitura formal analisa-se a imagem em si. Seus elementos como: cor, linha, textura, volume, plano, espaço, luz, sombra, movimento, tema. Na medida em que tais elementos se unem produzem uma forma, portanto a noção de composição é essencial neste tipo de leitura.

O que é a análise formal?

Na Análise Formal de Conceitos, a abstração dos conceitos presentes no pensamento humano, no qual conceitos são objetos com determinadas classes de atributos, está estruturada em um reticulado, o Reticulado de Conceitos.

Como é feita a análise formal de uma obra?

Podemos ainda analisar uma obra segundo um ponto de vista formal (ou estético) que analisa toda a sintaxe visual (composição), com contexto histórico, temática, organização de elementos – o que envolve uma pesquisa mais abrangente.

O que é uma análise formal de uma obra de arte?

Uma análise de qualquer obra de arte por meio dessas características formais é denominada análise formal. Deve-se analisar o motivo por trás das escolhas do artista: a técnica e os materiais que utilizou, o tema que transmite e como tudo isso está relacionado ao objetivo do artista em produzir a obra de arte.

O que é uma análise de uma obra?

A análise pode ser objetiva (ou visual), em que se descreve os elementos como são vistos, ou subjetiva (ou simbólica), que descreve os nossos sentimentos aquando da visualização da obra.

O que é uma análise interpretativa?

A análise interpretativa é a terceira abordagem do texto com vista à sua interpretação, mediante a situação das idéias do autor. A partir da compreensão objetiva da mensagem comunicada pelo texto, o que se tem em vista é a síntese das idéias do raciocínio e a compreensão profunda do texto não traria grandes benefícios.

O que são símbolos nas obras de arte?

SÍMBOLO é sempre algo que representa outra coisa (para alguém). SÍMBOLO GRÁFICO: É uma representação gráfica ou sinal cujo conceito chega através de associações sucessivas. Se um grupo de pessoas o entender como a representação de alguma coisa além da imagem.

Como se lê uma imagem?

As imagens nos obrigam a lê-las da esquerda para a direita, da direita para a esquerda, de baixo para cima, de cima para baixo, e ainda, da esquerda para cima, de baixo para a direita, em curvas, em círculos, em espirais, e ainda: desde antes, desde depois, desde fora da própria imagem!

Quais são os símbolos gráficos?

Símbolo gráfico é o sinal a cujos conceitos se chega através de associações sucessivas. Há símbolos gráficos como a cruz, a suástica, por exemplo, que remetem a uma série de significados. A cruz, remete a Jesus, ao cristianismo, perseguição, martírio, cruzadas, poder religioso, etc.

Quais são os tipos de simbologia?

É possível classificar a simbologia de acordo com o seu objeto de estudo ou a área de incumbência. A simbologia maçónica analisa os símbolos dos maçons e revela as mensagens fechadas em cada um deles. A simbologia religiosa, por outro lado, estuda os símbolos que intervêm numa crença ou prática de uma religião.

Quais são as características do simbolismo nas artes visuais?

As principais características do Simbolismo são elementos místicos e transcendentais, subjetividade, musicalidade e presença de figuras de linguagem como a sinestesia.

Como fazer uma análise crítica interpretativa?

Fazer a análise interpretativa é ir além das palavras lidas e do texto estabelecido: é intervir na narrativa, analisando-a criticamente e estabelecendo relações contextuais.

O que é análise e interpretação de texto?

Compreensão de textos: é a decodificação da mensagem, ou seja, análise do que está no explícito no texto. Interpretação de textos: é a interpretação que fazemos do conteúdo, ou seja, quais conclusões chegamos por meio da conexão de ideias e, por isso, vai além do texto.


Tudo sobre turismo e aventura