É uma prática voltada para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, a produção de conhecimentos e a inserção destes no SUS.

A Pnep-SUS reafirma a universalidade, a equidade, a integralidade e a efetiva participação popu- lar como princípios basilares do SUS.

5º A PNEPS-SUS tem como objetivo geral implementar a Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS, contribuindo com a participação popular, com a gestão participativa, com o controle social, o cuidado, a formação e as práticas educativas em saúde.

A educação popular em saúde busca não apenas a construção de uma consciência sanitária capaz de reverter o quadro de saúde da população, mas a intensificação da participação popular radicalizando a perspectiva democratizante das políticas públicas.

Pretende garantir a participação da comunidade, por meio do orçamento participativo, conselhos de saúde e movimentos populares, no planejamento das ações de saúde e na construção e votação dos orçamentos públicos como também, implementar a educação popular em saúde, com temas como cidadania e participação, nas escolas ...

É um exemplo de práticas populares de cuidado em saúde?

As práticas populares são meios utilizados pelas famílias para cuidar dos seus entes queridos e incluem chás caseiros, benzeduras, banhos, alimentos e emplastos. Atualmente, o uso de muitas plantas é reconhecido cientificamente.

Quais os princípios da educação em saúde?

Por estas diretrizes, a Funasa, além de traçar seus projetos, planos e ações, oferece aos gestores das diversas instâncias do SUS subsídios para a formulação de ações de Educação em Saúde coerentes com os princípios da descentralização, integralidade, eqüidade, participação e controle social, que perpassam todas as ...

A educação popular é uma prática pedagógica que visa ao desenvolvimento da tomada de consciência, contribuindo tanto para a transição da consciência ingênua para a consciência crítica quanto para a conscientização da práxis dos sujeitos.

“A base da transformação da Educação Popular em Saúde em política pública foi a necessidade de os movimentos populares se sentirem protagonistas no campo da saúde, não somente nos momentos de luta para consolidação e ampliação dos direitos assegurados, mas na própria formação de um sistema que possa contar com ...

Quais são os princípios da Educação Popular?

A Educação Popular caracteriza-se por uma forma de educar horizontal, dialógica, que res- peita os saberes dos educandos e tem como princípios a ética, a solidariedade e a transformação social.

Quais são os princípios da construção compartilhada?

Construção compartilhada do conhecimento consiste em processos comunicacionais e pedagógicos entre pessoas e grupos de saberes, culturas e inserções sociais diferentes, na perspectiva de compreender e transformar de modo coletivo as ações de saúde desde suas dimensões teóricas, políticas e práticas.

Quais são os princípios doutrinários que integram também a política e os polos de Educação Permanente em saúde?

Quais são os princípios doutrinários que integram também a Política e os Polos de Educação Permanente em Saúde? Alternativas: Priorização, Equidade e Universalidade.

A EPS pode ser compreendida como um modo particular de reconhecer e enfrentar os problemas de saúde mediante o diálogo com as classes populares, o respeito às suas culturas, o reconhecimento dos seus saberes como válidos e tendo como substrato o corpo teórico da Educação Popular, formulada por Paulo Freire no Brasil3.

Na visão de Freire, a educação é feita com o povo, com os oprimidos ou com as classes populares. “Daí a denominação 'educação popular', porque traz como concepção uma educação libertadora, que ao mesmo tempo é a nossa lógica do conhecimento, mas não só.

A EPS busca, além da construção de uma consciência sanitária capaz de reverter o quadro de saúde da população, a intensificação da participação popular, contribuindo para a promoção da saúde 9.

Qual a importância da educação para a saúde?

A Educação em Saúde assume um papel fundamental na nossa sociedade levando informação e conhecimento à população sobre como podemos cuidar melhor da nossa saúde, principalmente de maneira preventiva. Ao focarmos em informação e prevenção é possível evitar doenças, usufruindo de uma vida com mais saúde e qualidade.

O que vem a ser educação popular?

O “Educador Popular”, então, seria todo educador, profissional da educação ou não, trabalhando no sistema formal de ensino, ou nos movimentos sociais e nas organizações não-governamentais, mas sempre voltado para os interesses econômicos, políticos, sociais e culturais das camadas populares da sociedade.

Qual é um dos princípios dos profissionais da saúde na educação em saúde?

A educação em saúde como processo político pedagógico requer o desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo, permitindo desvelar a realidade e propor ações transformadoras, enquanto sujeito histórico e social capaz de propor e opinar nas decisões de saúde para o cuidar de si, de sua família e da coletividade.

Quais são os 5 princípios da promoção da saúde?

A Promoção da Saúde, segundo a Carta de Ottawa, contempla 5 amplos campos de ação: implementação de políticas públicas saudáveis, criação de ambientes saudáveis, capacitação da comunidade, desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas e reorientação de serviços de saúde.

Quais são as estratégias de educação em saúde?

Nesse sentido, Mendonça8 traça as seguintes estratégias da ação educativa: a participação de todos os profissionais de saúde no processo de capacitação de indivíduos e grupos populacionais, para que possam assumir a responsabilidade sobre seus problemas de saúde; o entendimento de que os sujeitos (técnicos e população) ...

Como os saberes populares e a fitoterapia estão associados como o enfermeiro pode fazer uso de tal prática?

O uso de plantas medicinais faz parte da história humana. Ela é conhecida como o primeiro recurso para aliviar ou curar doenças. A ação da enfermagem junto à fitoterapia e o uso de plantas medicinais é orientar o paciente em relação ao seu uso correto mostrando uma alternativa eficaz e segura.

Qual a importância da valorização dos saberes populares para a fitoterapia?

A educação permanente e a popular em relação à fitoterapia podem proporcionar democratização dos saberes, diálogo, aprendizado, orientação, escuta e enfrentamento criativo dos problemas de saúde presentes no cotidiano dos serviços, com melhoria da qualidade do cuidado.

De acordo com o MS, a Educação Popular em Saúde (EPS) propõe ações em quatro eixos estratégicos: I. participação, controle social e gestão participativa. ... cuidado em saúde.

Qual é a principal estratégia da Pneps em suas ações de âmbito nacional?

5º A PNEPS-SUS tem como objetivo geral implementar a Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS, contribuindo com a participação popular, com a gestão participativa, com o controle social, o cuidado, a formação e as práticas educativas em saúde.


Tudo sobre turismo e aventura