Curso livre é, no contexto da legislação brasileira, todo curso que não é regido por lei específica.

Quem faz curso livre?

Nesse sentido, a principal diferença entre o curso livre e o curso técnico é que o último precisa ser registrado no Ministério da Educação (MEC). Além disso, o curso técnico tem um caráter profissionalizante. ... Já o curso livre é muito mais flexível, com opções totalmente pela internet e também presenciais.

Qual a diferença de curso técnico e curso livre?

Os cursos livres fazem parte da chamada Educação Profissional. ... Os cursos da modalidade de ensino livre têm como característica principal a carga horária reduzida e a oferta de um conhecimento específico, como ensinar o uso de um software, uma técnica de laboratório ou uma língua estrangeira.

Afinal, o que são Cursos Livres?

Resumidamente, os cursos livres são uma modalidade de capacitação, tendo como maior objetivo o aperfeiçoamento de habilidades de seus alunos. Os cursos livres não possuem tempo mínimo ou máximo de duração, podendo um curso ter duração de algumas horas ou mesmo meses.

Afinal, o que são Cursos Livres?

Qual a Lei que regulamenta os cursos livres?

Conforme a Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) citam que os cursos chamados “Livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente.

O que é necessário para dar cursos livres?

Não há a necessidade de nenhuma formação específica para dar aulas em um curso livre. É preciso, entretanto, que o profissional que ministrará a aula tenha um nível de conhecimento avançado ou sênior. Isso porque ao comercializar cursos espera-se que o professor: Tenha uma base de conhecimento diferencial.

Quanto tempo um curso pode durar?

É bastante comum as instituições oferecerem apenas o técnico, com duração média de dois anos. Ele está disponível nas diferentes áreas do conhecimento e pode ser ofertado de forma gratuita, em programas governamentais como o Pronatec e o Sisutec, ou em instituições particulares.

Qual a vantagem de fazer um curso livre?

Atualização dos conhecimentos Para quem já é formado, os cursos livres garantem ao profissional a possibilidade de continuar aperfeiçoando seus conhecimentos. Na realidade de quem já está inserido no mercado de trabalho, esse tipo de formação é interessante justamente pela objetividade e pela curta duração.

Qual o tempo mínimo de um curso?

Em geral, a duração mínima exigida pelo Ministério da Educação é de 2.400 horas, enquanto graduações mais longas chegam a 7.200 horas. Para cursos superiores de nível tecnológico, que oferecem uma formação voltada para eixos específicos do mercado de trabalho, a duração costuma ser um pouco mais curta.

Qual a diferença entre curso e cursos técnicos?

A graduação (nível superior) tem duração média de quatro a cinco anos e oferece a maior quantidade de conhecimento teórico e prático entre os dois. Já os cursos técnicos (nível médio) duram de dois meses a três anos, oferecendo uma formação rápida e focada em áreas profissionais específicas.

O que é o curso técnico?

O ensino técnico é um nível de ensino enquadrado no nível médio dos sistemas educativos, referindo-se normalmente a uma educação realizadas em escolas secundárias ou outras instituições que conferem graus académicos ou diplomas profissionais.

Pode colocar cursos livres no currículo?

Vale a pena colocar cursos livres no currículo? Na maior parte das vezes, a resposta pra essa pergunta é: sim. Os cursos livres mostram um aprofundamento em alguma expertise ligada à vaga desejada.

Como validar um certificado de curso livre?

Os cursos livres não precisam ser validados pelo Ministério da Educação para existirem porque o certificado é considerado menos formal que o diploma, não precisando ser atestado pelo órgão.

Qual a carga horária de um curso livre?

Qual a duração de um curso livre? O curso livre possui duração variável. Há opções com 8 horas, 40 horas, 200 horas, entre outras cargas horárias.

Qual o tempo de um curso de 400 horas?

400 horas equivale a 0,55 mês.

Qual a duração de um curso de 360 horas?

Este curso possui carga horária mínima de 360 horas de conteúdo, com base nas diretrizes do MEC. Isso corresponde entre 18 e 24 meses.

O que é necessário para ministrar cursos?

Para ministrar um curso, não basta gostar do assunto. É preciso ter muito conhecimento e familiaridade com ele – entre outras palavras, ser um expert. Afinal de contas, a experiência do produtor será o grande diferencial para que o público escolha participar daquele curso, e não de outros.

Quanto cobrar para ministrar um curso?

Em geral, um curso em casa custa entre 50 e 70 reais por hora, em média.

O que é um curso livre do Senac?

Os cursos livres online são ofertados através da tecnologia WebTV, vídeoaulas interativas, que facilitam o processo de ensino-aprendizagem. Ao concluir o curso livre, o aluno recebe o Certificado Senac, respeitado e aceito nacionalmente.


Tudo sobre turismo e aventura