Na área social houve importante melhoria no setor educacional. Em 1999 97,5% das crianças tinham acesso à escola, contra 86% em 1990. O analfabetismo, até 16 anos, caiu para menos de 5%, concentrando-se a ileteraticidade na população mais velha, sendo o total, para todas as idades, de 12%.

O que aconteceu no século XXI no Brasil?

O século XXI, iniciado em 1 de janeiro de 2001 e a terminar em 31 de dezembro de 2100, é o vigésimo primeiro século da Era Cristã ou Era Comum, e primeiro século do terceiro milênio.

Como e por que o 11 de Setembro mudou os rumos do mundo | 21 notícias que marcaram o século 21

Outros conflitos Além desses conflitos no Oriente Médio e dos riscos que representa o Estado Islâmico, o século XXI também tem apresentado outros focos de tensão. Na região subsaariana do continente africano, há a guerra civil no Quênia e na Nigéria, onde também há a atuação de um grupo terrorista, o Boko Haram.

Como e por que o 11 de Setembro mudou os rumos do mundo | 21 notícias que marcaram o século 21

Por que estamos no século 21?

Isso ocorre porque no calendário cristão não houve o ano zero. Ele teve início já no ano 1 depois de Cristo. Assim como o século 21 não começou em 2000, mas em 2001, as décadas também só começam no ano 1 de cada uma delas. “É meramente uma questão convencional”, explica Carvalho.

Quais os principais pontos positivos que tornam o Brasil um dos principais países do século 21?

Trata-se de uma boa notícia. O menor crescimento demográfico é resultado de uma drástica queda na taxa de fecundidade – de 5,8 filhos por mulher em 1970 para 1,8 atualmente – o que significa população mais educada, com mais acesso a informação e serviços de saúde, e mulheres participantes da força de trabalho.

O que aconteceu de importante no século V?

No final do século V, o Império Gupta da Índia foi invadido a partir da Ásia Central e ocupado por elementos dos povos Huna. Esses povos podem ter sido relacionados aos hunos que devastaram Roma durante o mesmo período. Na China, o período dos Dezesseis Reinos continuava.

O que ocorreu na primeira década do século XIX?

A década foi caracterizada por um dos primeiros saltos tecnológicos no campo dos transportes, com o desenvolvimento da aviação e do automóvel. Foi também marcada pelo surgimento das chamadas vanguardas artísticas europeias e da chamada arte moderna.

O que ocorreu na primeira década do século XXI?

Camicases islâmicos lançam dois aviões contra as torres do World Trade Center, em Nova York, e outro contra o Pentágono, em Washington. Um quarto aparelho onde passageiros se atracaram com os terroristas cai em uma área deserta da Pensilvânia.

Quais são as potencialidade e os desafios enfrentados pelo Brasil no século XXI?

Em síntese, o grande desafio brasileiro para o século XXI será definir e executar uma política de desenvolvimento verdadeiramente sustentável - enfrentando inclusive a difícil tarefa de questionar os modelos de crescimento voltados unicamente para o econômico e descuidados do ambiental e social.

Qual a região do mundo mais atingida por conflitos atuais?

Ásia. Na Ásia, o principal ponto de conflito está localizado no Oriente Médio, mais precisamente no confronto entre árabes e israelenses. É comum observar nas páginas de jornal, revistas e meios de comunicação em massa os conflitos armados entre palestinos e israelenses.

Porque ocorrem conflitos no mundo atual?

No mundo todo existem regiões que vivem intensos conflitos, originados pelos mais diversos motivos, que podem ser disputas por territórios, pela independência, por questões religiosas, recursos minerais, entre outros.

Quais são os pontos positivos do Brasil?

Jeitinho brasileiro: a forma positiva de ver a vida e buscar a solução pros eventuais problemas é sempre destaque entre as características do nosso povo. #5. Compartilhar bebidas: a ideia de dividir as bebidas, como a caipirinha e o chimarrão, representa pros turistas a generosidade brasileira. #6.

Porque o Brasil não se torna um país desenvolvido?

O Brasil é um país subdesenvolvido industrializado. Isso significa que o país possui um sistema político-econômico vinculado ao capitalismo. Esse processo promove a apresentação, no país, da maioria das empresas da iniciativa privada, que têm como principal finalidade a busca incessante de lucros.

O que impede o Brasil de ser um país de primeiro mundo?

O Brasil claramente não deixou de estar muito atrás em IDH [Índice de Desenvolvimento Humano], renda per capita, taxa de industrialização, infraestrutura, entre outros fatores, em relação aos países em desenvolvimento.


Tudo sobre turismo e aventura