A expressão em que pese a, escrita com a preposição a, é uma locução prepositiva concessiva invariável. Portanto, o verbo pesar deve ficar sempre no singular. Usada para se referir a pessoas, indica que algo é custoso, desagrada, causa pesar, dor, incômodo a alguém.

Em que pese subjuntivo?

2) Para ele, o verbo, na referida expressão, fica invariável na terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo e exige a preposição a, tendo por correto o seguinte exemplo: 'Em que pese ao parecer dos entendidos...'.

Em que pese pronúncia?

Independentemente de o complemento ser um nome plural, a expressão - em que pese a - se mantém invariável. Por outro lado, a maioria dos estudiosos da língua defendem que a pronúncia deve ser “pêse”, com “e” fechado, já que a palavra tem a mesma origem das palavras pesar e pêsames.

Como usar o qual seja?

A frase 'O autor tem grave dever, qual seja o da lealdade processual' equivale a 'O autor tem grave dever, o qual é o da lealdade processual'. Se o antecedente está no plural, empregamos então 'quais sejam': 'Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara'.

Como substituir do que?

1 de que, de que coisa, de qual coisa, de quais coisas, de que assunto, de qual assunto, de quais assuntos.

Como substituir a conjunção que?

7 porque, pois, visto que, uma vez que, dado que, posto que, pelo motivo de, por causa de, em razão de, já que. Exemplo: Presta atenção que esta matéria é difícil! Como conjunção comparativa: 8 do que.

Em que pese o ou em que pese ao?

A expressão em que pese a, escrita com a preposição a, apresenta um significado diferente das expressões em que pese e em que pesem, escritas sem a preposição a. Em que pese a é sinônima de: por mais que desagrade a, ainda que lhe custe. Em que pese e em que pesem são sinônimas de: apesar de, ainda que, não obstante.

Qual o sinônimo de Tange?

8 sinônimos de no que tange para 1 sentido da expressão no que tange: Em relação: 1 em relação, quanto, no que se refere, no que diz respeito, no que toca, no que está relacionado, no que corresponde, relativamente.

Qual seja qual sejam?

Qual seja. Ao contrario de ou seja, admite a concordância normal: Procura alguns empregados, quais sejam dois escriturários, um contador e um tesoureiro. É forma a evitar, porém.

Como substituir o que em uma redação?

A dica para a construção de um texto mais claro e sem a repetição do pronome “que” é substituirmos as orações substantivas e adjetivas por substantivos e seus complementos. Em outras palavras, você pode adaptar os próprios termos ou optar pelo uso de sinônimos.


Tudo sobre turismo e aventura