O verbo manter é um verbo irregular. Assim, apresenta alterações nos radicais e nas terminações quando conjugado. O verbo manter indica o ato de conservar uma forma, estado ou situação, bem como de permanecer.

Qual a regência do verbo manter?

verbo transitivo direto, transitivo direto predicativo e pronominal Permanecer ou fazer ficar numa certa posição, circunstância ou condição; conservar-se: manter as mãos fora dos bolsos; manteve-a presa em sua cozinha; manteve-se estático; manteve-se deitado.

O que deve se ou o que se deve?

Se ele mantiver é a forma correta de escrita da expressão. A expressão se ele manter está errada.

Verbos difíceis de conjugar: INTERVIR, MANTER, LIDAR, INTERMEDIAR, REAVER, GERIR, VER, VIR, CONTER

A forma deve-se, com hífen, é uma conjugação pronominal (acompanhados do pronome oblíquo “se”) do verbo – neste caso, no presente do indicativo. O pronome é usado para indicar ações relativas ao sujeito que as pratica. O baixo número de acidentes deve-se aos alertas. Tal deve-se à excelente cooperação entre os grupos.

Verbos difíceis de conjugar: INTERVIR, MANTER, LIDAR, INTERMEDIAR, REAVER, GERIR, VER, VIR, CONTER

Deve-se ler ou Deve-se ler?

Ambas as formulações são correctas, embora alguns professores prefiram o pronome reflexo junto do verbo principal: "Vou lavar-me", "deve fazer-se".

Qual é o substantivo de manter?

Conservar-se, permanecer.

É manteram ou mantiveram?

A forma correta de escrita é mantiveram de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com as sílabas -ti.ve-. Mantiveram é a terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo e a terceira pessoa do plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo do verbo manter. Todos eles se mantiveram calmos.

Como usar Lê-se?

Lê-se é a forma do verbo ler conjugado na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo com a partícula "se", que indetermina o sujeito. Exemplos: Esta frase lê-se nos livros de filosofia.

Faz-se ou se faz necessário?

Professor Victor M. Ou seja, "fazem-se". O mesmo serve para a tão comum frase: Alugam-se casas. Ou seja, casas são alugadas.

O que pode se ou o que se pode?

No Brasil o uso da próclise ou da ênclise é considerado facultativo desde que o verbo não se encontre no início da frase e não haja elementos que exijam uma colocação pronominal específica. Assim, é errado dizer "se pode" no início da frase, estando as seguintes frases erradas: Se pode fumar aqui?

Não deve ou não se deve?

Como o sujeito está no plural, o verbo também tem de estar. Por isso o auxiliar fica no plural: “devem”. A frase equivale à seguinte: “Os filhos não devem ser premiados pelas notas”. A segunda frase, porém, não tem locução verbal – “pretender” não é verbo auxiliar.

Pode Considerar-se ou pode se considerar?

As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.

O que é verbo e como usar?

Verbo é a palavra que exprime um fato, localizando-o no tempo. Geralmente exprime ideia de ação, estado ou fenômeno. É importante ressaltar que os verbos podem expressar outros tipos de fatos que não ação, estado ou fenômeno.


Tudo sobre turismo e aventura