À pergunta «qual das opções está correta», respondeu Pedro Mateus: é a segunda que mais se adequa às regras formais da língua portuguesa. «Ambas as formas são possíveis, porque expressam intenções diferentes», discordou João de Brito — o que justificou a devida réplica, em «De mim mesmo» (2).

É correto falar mim mesma?

O complemento pede o pronome mim: Trouxe o papel para eu mesmo redigir. O livro é para eu mesma ler. O desafio é para mim mesmo. No caso, mesmo concorda com o gênero da pessoa.

Quando se usa a palavra mim?

No entanto, a grande diferença entre para mim e para eu está no momento de empregar cada um desses termos. Utilizamos “para eu” quando a expressão assume a função de sujeito em uma oração. Já o “para mim”, deve ser empregado quando tem função de objeto indireto em uma oração.

É de mim ou de eu?

Dica importante: “Mim”, que é um pronome pessoal oblíquo tônico e deve estar sempre precedido por uma preposição, só será utilizado quando desempenhar a função de complemento em uma oração.

É certo falar bem de mim mesma e me elogiar? O PODER DO AUTOELOGIO

O correto é : "Tinha uma foto de MIM na academia" O MIM é um pronome oblíquo tônico e surge após uma preposição: para mim, de mim, por mim. Exemplo: "Ela foi fazer aquele trabalho para mim" "De EU"não existe! Ao contrário do que muita gente pensa, o EU sempre vem sempre antes do verbo determinando uma ação.

É certo falar bem de mim mesma e me elogiar? O PODER DO AUTOELOGIO

É ela mesma ou é ela mesmo?

Quando ela significar “próprio”, deverá concordar com a pessoa. Exemplo: “Ela mesma resolve suas questões”. Seria o mesmo que dizer “Ela própria resolve suas questões”. Já quando MESMO significar “realmente”, a palavra não irá concordar com a pessoa.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual o uso dos porquês?

Dicas para o uso dos porquês Por que: Escrito separado e sem acento, este “por que” é usado em frases interrogativas e também como a união de "por'' com um pronome relativo. ... Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.

Qual a regra dos porquês?

Por exemplo, de forma resumida, em caso de perguntas e respostas deve-se usar, respectivamente, por que e porque. Em contrapartida, quando a pergunta estiver no final da frase, utiliza-se por quê e, no caso do substantivo, porquê. Todavia, caso não tenha ficado didático o suficiente, não desista.

Como substituir a mesma?

Apesar de bem-intencionado, o uso da expressão “o(a) mesmo(a)” para retomar um termo citado anteriormente, evitando a repetição, é inadequado. A solução, nesse caso, é muito mais simples do que você imagina: basta utilizar os pronomes pessoais do caso reto “ele(s)” ou “ela(s)”.

Qual a classificação de mesma?

Significado de Mesma substantivo feminino Sem alterações e/ou modificações; que se encontra no mesmo estado ou circunstância; que não foi alvo de mudança: a vida está na mesma de sempre. Etimologia (origem da palavra mesma).

Qual a origem da palavra mesmo?

Etimologia (origem da palavra mesmo). Do latim metipsimus.

Porque tem 4 porquês?

A palavra “porque” é resultado da junção da preposição “por” e do pronome relativo, interrogativo ou indefinido “que”. Ele apresenta quatro grafias diferentes: porque, porquê, por que e por quê. diferentes: porque, porquê, por que e por quê.

Qual a regra da vírgula?

Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.

Quantas regras existem para crase?

Usamos crase quando se indica um horário, como no exemplo acima. No entanto, quando falamos em horas contadas, não usamos crase. Por exemplo: As duas horas de aula pareciam não ter fim. A crase também não é usada se antes das horas estiverem as preposições após, desde, entre, para.

Quantos por que existe?

Estas quatro formas existem na língua portuguesa e estão corretas. Contudo, devem ser utilizadas em situações diferentes.

O que tem o mesmo significado?

Palavras sinônimas - duas ou mais palavras que tem um significado semelhante ou o mesmo significado. Há dois tipos de sinônimos: ... aproximadamente são conhecidas como sinônimos imperfeitos (esperar e aguardar).

O que quer dizer a saudação salve?

Significado de Salve interjeição Indicação de saudação, geralmente quando alguém cumprimenta outra pessoa, demonstrando cortesia; olá: salve, quanto tempo não te vejo! Etimologia (origem da palavra salve). Forma regressiva de salvar.

O que é substantivo mesmo?

“Mesmo” é uma palavra que pode desempenhar diferentes funções em uma frase. ... 3) A palavra “mesmo” pode, também, ser classificada como substantivo, com o significado de “coisa igual”.

Pode usar a mesma?

Diz a gramática que não se deve usar a palavra "mesmo" como pronome pessoal. ... Esse erro ocorre porque, para evitar a repetição, muita gente utiliza "o mesmo", "a mesma", já que os pronomes "ele" e "ela" devem ser usados com cuidado.


Tudo sobre turismo e aventura