A forma correta é 'a partir de' (sem crase) e o motivo disso é bem simples: não usamos crase diante de verbos. Portanto, não se esqueça: 'a reunião começa a partir das oito horas', 'vamos começar as vendas a partir da próxima semana', etc...

Quando se usa a partir de?

A partir de é expressão de tempo. Quer dizer a começar em. Por isso, a partir de não combina com o verbo começar. É pleonasmo escrever “Os novos ônibus vão começar a circular a partir de 1º de dezembro”.

Como se escreve a partir ou apartir?

A partir é junto ou separado? Essa é mais uma armadilha das provas de vestibulares em que você não pode cair. De acordo com a norma culta, a maneira correta de escrever é sempre separada — não existe a palavra “apartir”.

Tem vírgula antes de a partir?

Depende do contexto. Se você for usar a primeira pessoa do singular “eu”, você deverá usar “tratarei”. Já se quiser usar a terceira pessoa do singular “ele”, você deve usar “tratará”. Lembrando que depois da locução adverbial “a partir de agora”, você deve usar a vírgula.

Porque a partir é separado?

Além disso, não se usa crase antes de verbos e, como já foi dito, “a partir” é formado pela preposição “a” juntamente ao verbo “partir”. Portanto, lembre-se: “a partir” se escreve separado, pois indica algo que parte de um referente (data, acontecimento etc.) e não se usa crase nesta expressão.

O que significa a partir de tal data?

Em conclusão, «a partir do dia 10 de Fevereiro» quer dizer que este dia já está incluído; «a partir de Fevereiro» significa que este mês já está incluído.

Quando usar a baixo ou abaixo?

A palavra “abaixo” traz uma denotação de posição, sendo um sinônimo de embaixo. Já a expressão “a baixo” estabelece uma relação oposta com “de cima” ou “a cima”.

Qual a diferença entre a partir ou a partir?

A forma correta de escrita desta locução é a partir de, escrita de forma separada. Apartir de, escrito de forma junta, está errado. A locução a partir de indica o ponto de partida de alguma coisa.

Qual o correto avista ou à vista?

Avista é o ato de alcançar com a vista. Nesse sentido, trata-se do verbo “avistar” conjugado na 3ª pessoa do singular do presente do modo indicativo ou na 2ª pessoa do singular do modo imperativo.

Quando não se pode usar a vírgula?

Quando NÃO usar a vírgula: 1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).


Tudo sobre turismo e aventura