Os insetos apresenta o corpo subdividido cabeça, tórax e abdome. Possuem um par de antenas e três pares de patas no tórax. Nas maioria das espécies, há dois pares de asas, mas há espécies com apenas um par e outros sem asas. CARACTERÍSTICAS: O corpo dos insetos e formado por três regiões: cabeça, tórax e abdome.

Como é o corpo de um artrópode?

Possuem corpo segmentado em cabeça, tórax e abdome, que podem estar fundidos em alguns grupos. Apresentam extremidades articuladas, que se apresentam de formas diversificadas. Possuem exoesqueleto quitinoso, que lhes confere proteção, apresentando músculo estriado em seu interior.

Quais são as principais características dos artrópodes?

Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas). ... Essa metameria é mais nítida apenas nas formas larvais.

Como um artrópode cresce?

O exoesqueleto que reveste externamente o corpo dos artrópodes, por exemplo, é composto principalmente por uma substância nitrogenada do grupo dos polissacarídeos, a quitina.

Características gerais dos Artrópodes - Zoologia - Biologia

Por possuírem o corpo revestido pelo exoesqueleto, os artrópodes não crescem continuamente e, dessa forma, precisam trocá-lo algumas vezes para que consigam crescer. A troca do exoesqueleto se chama muda ou ecdise e pode ocorrer diversas vezes ao longo da vida do animal.

Características gerais dos Artrópodes - Zoologia - Biologia

Como ocorre o desenvolvimento e crescimento dos crustáceos?

Os crustáceos são, em sua maioria, dioicos e realização fecundação interna e com desenvolvimento indireto que pode ser por metamorfose e anamorfose (desenvolvimento gradual), sendo as larvas geralmente livre natantes.

Como o crescimento do corpo dos artrópodes difere do de humanos?

Muda ou ecdise é o processo em que artrópodes trocam seu exosqueleto quitinoso para que o crescimento possa ocorrer. Essa muda é uma característica desse filo e diferencia-os de todos os outros animais em relação ao crescimento do corpo, uma vez que em outros grupos o crescimento é contínuo e gradual.

O que é o esqueleto externo?

Existem dois tipos de esqueleto nos seres vivos: o endoesqueleto (é o que os vertebrados possuem, ele é revestido por tecido epitelial e possuem ossos e cartilagens) e o exoesqueleto, uma estrutura esquelética que se localiza fora do corpo do ser vivo, ou seja, é um esqueleto externo.

Qual é o tipo de esqueleto dos equinodermos?

Os equinodermos são um grupo de animais que vivem no ambiente marinho e apresentam um esqueleto interno (endoesqueleto) formado por placas calcárias, o qual porta, comumente, espinhos ou tubérculos salientes.

Qual é o habitat dos artrópodes?

Esses animais são encontrados em praticamente todos os lugares, existindo espécies terrestres e aquáticas de água doce e salgada. Como exemplos de artrópodes, podemos citar as abelhas, lacraias, escorpiões, aranhas, lagostas e caranguejos.

Como é a divisão do corpo dos aracnídeos?

Anatomia e reprodução O corpo dos aracnídeos é dividido em abdome e cefalotórax, também chamados de opistossomo e prossomo, respectivamente. Os escorpiões tem uma espécie de cauda, que na verdade é o pós-abdome e os ácaros não possuem essa divisão, pois contam com uma única estrutura.

Como se divide o corpo de um inseto?

Os insetos apresentam o corpo dividido em cabeça (onde encontramos as antenas), tórax (onde encontramos as asas e as pernas) e abdome. As antenas nos insetos têm a mesma função do tato nos seres humanos, além de ser através delas que o animal consegue captar cheiros.

Quais os 5 grupos dos artrópodes?

Além dessa característica, podemos destacar as pernas articuladas, fundamentais para a locomoção e obtenção de alimento, e o corpo segmentado. Tradicionalmente, costumamos dividir os artrópodes em cinco grupos: insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes.

Quais são as características apresentadas pelos artrópodes que possibilitam a sobrevivência nos mais distantes ecossistemas?

As patas articuladas, o exoesqueleto de quitina, as mudas ou ecdises, o corpo segmentado...

Como são classificados os artrópodes?

Os artrópodes são classificados em três subfilos, sendo eles: Crustacea, Chelicerata e Uniramia. O Filo Arthropoda abriga os animais mais abundantes do planeta. Eles apresentam, como característica principal, o corpo articulado; coberto por esqueleto externo (exoesqueleto).

Quais principais características que favoreceram o sucesso evolutivo dos artrópodes?

O exoesqueleto foi um dos importantes fatores para o sucesso evolutivo desse grupo. Essa estrutura, conhecida popularmente como carapaça, é fundamental para esses animais, uma vez que o exoesqueleto é composto de um polissacarídeo denominado quitina, que é resistente e confere proteção aos ataques de predadores.

Como é o corpo dos equinodermos?

A palavra “equinodermos”vem do grego e significa echinos = espinho; dermatos = pele, ou seja, os equinodermos são animais que possuem o corpo todo recoberto por espinhos. Estes, além de terem função de defesa, também atuam na locomoção do animal.

Qual o tipo de esqueleto de uma estrela-do-mar?

De modo geral, podemos definir a estrela-do-mar como um animal invertebrado pertencente ao filo dos Equinodermos. Eles se caracterizam pelo esqueleto calcário sob a pele. Se você reparar bem, vai poder analisar que eles possuem, em sua maioria, forma pentagonal, e os braços podem ser mais ou menos grossos e longos.

Quais são os animais que possuem esqueleto externo?

Artrópodes (filo Arthropoda) são animais dotados de patas articuladas e que possuem esqueleto externo (exoesqueleto) nitidamente segmentado. Entre eles, besouros, borboletas, aranhas, camarão, centopeia e piolho de cobra. O grupo dos insetos tem a maior diversidade entre os animais, sendo os besouros os mais comuns.

Qual é a função do esqueleto interno?

O esqueleto interno é responsável pela sustentação do corpo , e também fornece, em certos casos, proteção aos órgãos internos e ponto de apoio para a fixação dos músculos. O endoesqueleto é um tipo básico de esqueleto e consiste em inúmeras peças cartilaginosas e ósseas articuladas.

O que é um esqueleto articulado?

O esqueleto pode apresentar da seguinte maneira, articulado, ou seja, todas as peças (ossos) unidas. Desarticulado, todos os ossos isolados uns dos outros.

Como o exoesqueleto influencia o crescimento dos artrópodes?

O exoesqueleto, depois de secretado, impede o crescimento do animal, pelo fato de envolver todo o seu corpo e apresentar uma constituição rígida. A muda, ou ecdise, é um processo com controle endócrino (hormônio da muda ou ecdisona), que consiste na troca do exoesqueleto do animal por um mais amplo.

O que é a muda dos artrópodes?

MUDA OU ECDISE O exoesqueleto de quitina é uma estrutura de proteção externa (contra choques físicos e desidratação) presente nos insetos e demais artrópodes que confere sustentação aos músculos e órgãos.

Por que os artrópodes conseguiram atingir tamanha diversidade e abundância?

Sua enorme capacidade adaptativa permitiu que sobrevivessem praticamente em todos os ambientes, são os animais com maior sucesso na colonização de habitats terrestres (RUPPERT; BARNES, 2005).


Tudo sobre turismo e aventura