O fator R é o cálculo utilizado para determinar em qual Anexo do regime tributário Simples Nacional uma empresa se enquadra. Baseado no seu resultado, atividades pertencentes ao Anexo V podem se enquadrar no Anexo III e, com isso, pagar menos impostos, contribuindo para reduzir seu gasto mensal.

Como saber em qual anexo do Simples a empresa está enquadrada?

Para saber exatamente em qual anexo enquadrar a sua empresa é necessária uma análise detalhada da atividade exercida durante a prestação de serviços, pois um CNAE pode pertencer a mais de um anexo.

Como saber se é anexo III ou Anexo V?

Assim, considerando os dados anteriores, podemos observar que a tabela do Simples Nacional a ser utilizada é o Anexo II. De acordo com o Anexo II, é preciso consultar a receita bruta da empresa que, no caso, encontra-se na segunda faixa (de R$ 180.000,01 a R$ 360.000,00).

COMO VERIFICAR O ANEXO DO SIMPLES DE UMA EMPRESA | MODO FÁCIL

Anexo III : alíquota inicial de 6% ; não sujeito ao “fator r” ; somente atividades de cunho não intelectual. Anexo V: alíquota inicial de 15,5% ; sujeitos ao “fator r” ; somente atividades de cunho intelectual.

COMO VERIFICAR O ANEXO DO SIMPLES DE UMA EMPRESA | MODO FÁCIL

Quem se enquadra no anexo III?

O Anexo III do Simples Nacional enquadra atividades que vão desde serviços de manutenção, reparos e usinagem até agências de viagem, escritórios contábeis, escolas e empresas médicas, com alíquotas que variam entre 6% e 33% de acordo com a receita bruta.

Como saber qual atividade se enquadra no Simples Nacional?

Para saber o código correspondente de sua empresa, é necessário consultar a tabela CNAE da atividade principal e, se existirem, das atividades econômicas secundárias. Portanto, acesse o site oficial neste endereço www.cnae.ibge.gov.br e faça a sua pesquisa.

Como saber minha alíquota do Simples Nacional?

Regra Atual: Pela regra atual, para calcular o Simples Nacional, basta saber o faturamento acumulado dos 12 meses anteriores ao período de apuração, verificar a alíquota correspondente na tabela e multiplicar a alíquota encontrada pelo faturamento do mês.

Como saber alíquota do Simples Nacional 2021?

Como calcular o imposto do Anexo I Ou seja, 6,98% é a alíquota efetiva que servirá de base paracalcular os tributos do Simples Nacional devido pela loja. Para chegarmos ao valor final, multiplicamos o faturamento mensal pela alíquota efetiva.

Qual o anexo do Simples Nacional para representação comercial?

A representação comercial, por ser um serviço, cai entre os anexos III e V. No geral, ela está no Anexo V, que tem uma carga tributária um pouco maior, com alíquota inicial de 15,50%. Nesse caso, pode ser que o Lucro Presumido seja uma opção melhor.

Quais as empresas que se enquadram no Anexo I?

Quem se enquadra? Esse anexo é voltado às atividades que estão relacionadas ao comércio. Nela, podem se enquadrar estabelecimentos varejistas em geral e também lojas que vendem no atacado. Sendo assim, quem compra produtos para revender, também tem sua empresa neste anexo.

Como saber o percentual de um valor?

A porcentagem representa um valor dividido por 100. Dessa forma, falar 25% de um valor é o mesmo que dizer 25 de 100, ou seja, 25 dividido por 100. E, para descobrir o número exato de ausentes no evento, é só multiplicar o todo pela porcentagem. Dessa forma: 160 x 25% = 160 (25/100) = 160 x 0,25 = 40.

O que é anexo V do Simples Nacional?

O Anexo V é usado para calcular os impostos de um determinado grupo de empresas prestadoras de serviços e optantes pelo Simples Nacional.

Quais as atividades do Anexo 5?

Auditoria, economia, consultoria, gestão, organização, controle e administração. Serviços de comissaria, de despachantes, de tradução e de interpretação. Engenharia, medição, cartografia, topografia, geologia, geodésia e testes. Representação comercial e demais atividades de intermediação de negócios.

Qual anexo a empresa se enquadra?

Para saber exatamente em qual anexo enquadrar a sua empresa é necessária uma análise detalhada da atividade exercida durante a prestação de serviços, pois um CNAE pode pertencer a mais de um anexo.

Quais os valores do Fator R que determinam se a empresa pertence ao anexo III ou Anexo V?

A conta é bem simples de ser feita. Basta dividir o valor da sua folha de salários (pró-labore, salários, FGTS, etc) dos últimos 12 meses pelo faturamento também dos últimos 12 meses. Se o resultado for igual ou superior a 28%, você está no Anexo III. Se for abaixo de 28%, no Anexo V.

Quais os impostos incidentes e quem pode optar pelo regime do lucro presumido?

Impostos incidentes sobre o Lucro Presumido No que compete ao IRPJ, a alíquota incidente é de 15% sobre a parcela de presunção, além de outros 9% referentes à CSLL, direcionados às três primeiras faixas e 32% destinados aos segmentos cujo lucro presumido possui o mesmo percentual.

Qual a alíquota de PIS e Cofins no Simples Nacional?

A alíquota funciona assim: PIS- 0,65% é pago mensalmente. Quando a empresa não fatura no mês anterior, não há pagamento. COFINS – 3,00% é pago mensalmente.


Tudo sobre turismo e aventura