“Obrigado, é muito importante ouvir o que você tem a dizer sobre essa questão, só assim poderemos atender a sua expectativa quanto a nosso serviço ou reparar nosso produto.” E então manifeste suas desculpas, “Gostaríamos que nos desculpasse e soubesse que essa situação também os incomoda”.

COMO LIDAR COM A RECLAMAÇÃO DO CLIENTE | MARCUS MARQUES

Isso pode ser feito através de um e-mail onde se solicite um feedback de como a reclamação do consumidor foi tratada. Outra ótima sugestão para se conseguir feedback é realizar pesquisas de satisfação para estar sempre atualizado a respeito de como está o relacionamento entre sua empresa e o cliente.

COMO LIDAR COM A RECLAMAÇÃO DO CLIENTE | MARCUS MARQUES

Qual é a estratégia que pode ser utilizada para reduzir as reclamações?

A estratégia omnichannel — comunicação integrada entre canais — é muito importante para aumentar a eficiência desse processo. Ao cruzar dados e informações sobre o público, você solucionará dúvidas e resolverá problemas dos clientes com mais qualidade e precisão.

Como responder educadamente um E-mail?

Encerre com frases como: “Qualquer dúvida estou à disposição”, “Aguardo seu retorno”. Vale também usar “Cordialmente” ou o clássico “Atenciosamente”, mas por extenso. Evite colocar somente “Att”.

Como agradecer de forma elegante?

Muito obrigado. Agradeço muito pelo seu reconhecimento! Fico lisonjeado com as suas palavras. Agradeço de coração pelo que você disse.

Quais são as formas de tratamento de reclamações?

O processo de tratamento de reclamações, de acordo com a norma, inclui: planejamento, projeto, operação, manutenção e melhorias. Como qualquer norma de sistema de gestão da qualidade, deve-se buscar os princípios ou fundamentos da norma que orientam para que se tenha um sistema eficaz.

O que é uma gestão de reclamações?

A gestão de reclamações é um tema de constante importância para as organizações. Esta atividade refere-se à forma como as empresas lidam com os problemas que os seus clientes lhes comunicam sobre aspectos relacionados com produtos/serviços que geram um certo grau de insatisfação.

Como lidar com reclamações de funcionários?

Um funcionário que reclama muito pode estar desmotivado com a empresa. Assim, é importante conversar com ele e entender seus motivos, como também trazer a percepção da empresa e suas expectativas. Dessa forma, o líder incentiva os funcionários a trazer os problemas e conversar abertamente sobre eles.


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