O cantinho da calma não é o lugar onde a criança deva ir sozinho e esperar a que passe os minutos para sair e voltar a brincar. É um lugar tranquilo da casa onde lhe damos a oportunidade de aprender e de ganhar habilidades de vida. Essa mensagem positiva é o que queremos para nossa filha.

Como fazer - Pote da Calma (DIY - Calm Jar)

Organize esse cantinho com objetos que a criança possa escolher e que ela, em conjunto com seu direcionamento, perceba que podem auxiliá-la a ficar mais calma, como almofadas, bichinhos de pelúcia, lápis e papel para rabiscar, bolinhas de massagem para apertar, massinha de modelar, slime, tintas etc.

Como fazer - Pote da Calma (DIY - Calm Jar)

O que colocar na garrafa da calma?

Ela observa que alguns dos objetos podem ser: pote da calma, bolas antiestresse, mordedores, mandalas para colorir, balões e outros objetos de sopro ou que crescem e encolhem, para marcar a respiração, e plástico bolha e brinquedos sensoriais, entre outros.

Como usar o cantinho do pensamento?

O cantinho do pensamento é uma estratégia que consiste em mandar a criança para algum canto para que ela pense sobre o que fez. Idealmente, após esta reflexão, ela mudará o comportamento. No entanto, esse é um castigo que apresenta resultados quando é aplicado em crianças mais velhas, a partir dos sete anos de idade.

Como fazer pote da calma que brilha no escuro?

Como fazer o pote da calma que brilha no escuro Coloque o pedaço de tecido transparente dentro do pote, de maneira que ocupe a maior parte do interior. Salpique dentro a pintura fluorescente e derrame o conteúdo. Não coloque tudo de uma vez. Tente repartir em gotas por todas as paredes do pote.

Como fazer o pote dos sentimentos?

A sugestão é que a proposta seja apresentada à criança por meio de alguma história que veicule a cor à emoção, por exemplo: amarelo-alegria, azul-tristeza, medo-preto, equilíbrio-branco, verde-calma e vermelho-raiva. Depois de explicar sobre as cores e emoções, mostre os potes à criança e deixe-os em local visível.

O que é o pote da calma?

Segundo ela, o pote da calma funciona como uma atividade sensorial que ajuda a criança a manter o foco no momento presente, esquecendo o fator estressante que passou. Isso faz com que seus batimentos cardíacos desacelerem, contribui para a redução da ansiedade e ainda ajuda no controle da respiração.

Como trabalhar a calma com as crianças?

Massagem e carinho. Às vezes, a criança precisa apenas se sentir amada, acarinhada e segura. Abrace-a e massageie seus ombros, faça um cafuné e converse com a voz baixa e calma até que a criança se acalme. Também é importante ouvi-la, deixe-a desabafar e colocar para fora suas emoções.

O que colocar no pote da prosperidade?

Mas siga a sua intuição no momento de escolher quais e quantos grãos usar: Arroz: prosperidade, fertilidade e união. Milho: melhorar as finanças, limpar o ambiente pesado energeticamente e abrir os caminhos. Milho de canjica: saúde e paz. Café: novos projetos, oportunidades, proteção.

Qual o objetivo do pote da fala?

O objetivo é transformar uma atividade rotineira em um momento lúdico e de autoconhecimento e desenvolvimento. O bebê explora a comunicação com gestos e movimentos, vai percebendo as possibilidades e limites de seu corpo nas brincadeiras e interações.

Como fazer um pote de gratidão?

Como funciona? Deixe sempre um bloco de papel e uma caneta ao lado do seu pote e todos os dias escreva um agradecimento e o deposite no jarro. Esses papéis se tornarão lembretes para que, nos momentos mais difíceis, você se lembre que existem coisas boas. É só pegar um pote com tampa e escrever “gratidão” na frente.

Como fazer uma caixa de sentimentos?

Escolhidos os sentimentos, os escrevi em uma folha, cortei e dobrei cada palavra e as inseri numa pequena caixa de papelão. No momento da retrospectiva, contextualizei o time sobre o momento e orientei que cada um pegasse um papel dentro da caixinha.

Como funciona o pensamento das crianças?

Ele começa por volta dos 11 anos e termina quando se chega à fase adulta. Nesse momento, desenvolvem-se as capacidades mais complexas, como o pensamento lógico-dedutivo e a capacidade de abstração. A criança compreende conceitos subjetivos e não precisa mais basear seus pensamentos em objetos palpáveis.

Quanto tempo deve durar o castigo de uma criança?

Uma boa regra geral é um minuto por ano de idade (com um máximo de 10 minutos). Depois da idade de 6 anos, para a maioria das crianças você pode dizer a ela que está de castigo "até que se comporte", deixando-as escolher quanto tempo ficar.

Como montar um cantinho da disciplina?

O “cantinho da disciplina” é uma estratégia que vem do inglês “time out”. Ela era utilizada frequentemente quando as crianças se comportavam mal. Baseia-se em deixar a criança em um lugar isolado e sozinha após o mau comportamento. Até pouco tempo atrás era uma técnica utilizada não só nas escolas, mas também em casa.

Como fazer a caixa da raiva?

Depois que o desenho estiver pronto e a criança tranquila, ajude-a a desenhar olhos, boca, braços e pernas nos rabiscos, para dar um rosto ao monstro da raiva. Por fim, dobre o papel, coloque-o dentro de uma caixa e feche, explicando a seu filho que agora o monstro não poderá mais sair dali.


Tudo sobre turismo e aventura