O IGP-M é um indicador muito importante para a nossa economia e para diversos setores, como o de imóveis. A sigla quer dizer Índice Geral de Preços do Mercado, e o valor é calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Qual é a periodicidade permitida para cláusula de correção monetária por índices de preço?

Art. 28. Nos contratos celebrados ou convertidos em REAL com cláusula de correção monetária por índices de preço ou por índice que reflita a variação ponderada dos custos dos insumos utilizados, a periodicidade de aplicação dessas cláusulas será anual.

O que é a parcela de periodicidade?

A parcela de periodicidade ou também conhecida como 37a parcela no contrato serve para assegurar que a correção monetária no preço poderá ser cobrada, pois a lei Lei 10.931/95 determina que isso aconteça somente nos contratos com prazo mínimo de 36 meses.

Parcela de Periodicidade

Entenda o caso: No caso concreto, a magistrada salientou que o IGP-M utilizado no contrato firmado entre as partes para reajuste mensal foi de 20,92% em 2020, em razão de diversos fatores decorrentes da pandemia e da política externa e interna, refletindo índice muito superior ao da inflação real do mesmo ano.

Parcela de Periodicidade

Qual o melhor índice de correção Igp-M ou IPCA?

Historicamente, o principal índice utlizado no reajuste de aluguéis é IGP-M. Mas a sua volatilidade fez com que cada vez mais o mercado olhasse para o IPCA, que é a inflação oficial do país.

Qual índice é melhor Igp-M ou IPCA?

Ele pondera que, não existindo um índice específico para os alugueis, o IPCA parece ser a melhor alternativa, pois é um índice menos "dolarizado" -- ou seja, menos influenciado pelo câmbio e pelos preços praticados no mercado internacional.

Como fazer um contrato de pagamento parcelado?

Parágrafo primeiro – O DEVEDOR(A) neste ato, declara que o débito total será pago, inteiramente nos termos do presente instrumento, obrigando-se a efetuar o pagamento de __________ (_______________) parcelas, sendo a primeira paga no ato e em espécie, no valor de R$ __________ (______________________________ reais), e ...

Onde fazer contrato de compra e venda de imóvel?

Para providenciar esse documento, é preciso recorrer ao Cartório de Registro de Imóveis da região onde o imóvel está situado. Os trâmites do registro demandam apresentar o contrato de compra e venda realizado entre as partes, tendo o imóvel por objeto.

Qual o índice de valorização de imóveis?

Estudos divulgados recentemente pela Abrainc demonstram que a pessoa que investiu em imóveis no Brasil entre 2010 e 2019 teve rendimento anual médio de 15,3% ao ano, considerando tanto o ganho com valorização quanto receita proveniente de aluguel. Esse retorno é 56% superior ao CDI médio do período.

Qual melhor índice Igp-M ou INCC?

Se o IGP-M é um índice mais geral de mercado, o INCC é voltado especificamente para a variação de preços dentro do ramo de imóveis. Sua sigla significa Índice Nacional de Custo de Construção.

Como atualizar valor do imóvel para venda?

O valor atualizado deverá ser informado pela instituição financeira (depósitos, investimentos, etc.), pelo balanço da empresa ou por entidade especializada (veículos, embarcações, etc.).

É nula de pleno direito e não surtirá nenhum efeito cláusula de correção monetária cuja periodicidade seja inferior a um ano?

A Lei nº 9.069/95, estipulou em seu bojo que é nula de pleno direito e não surtirá nenhum efeito cláusula de correção monetária cuja periodicidade seja inferior a doze meses.

Qual a diferença entre o IPCA e o Igp-m?

O IGP-M mede a inflação 'na porta da fábrica', e o IPCA mede o custo de vida. Nenhum dos dois tem ligação forte com mercado imobiliário, que é influenciado por outros fatores", observa Braz, da FGV.

Qual a diferença entre Igp-m INPC e IPCA?

A diferença entre eles está no uso do termo “amplo”. O IPCA engloba uma parcela maior da população. Ele aponta a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 e 40 salários mínimos. O INPC verifica a variação do custo de vida médio apenas de famílias com renda mensal de 1 a 5 salários mínimos.


Tudo sobre turismo e aventura