O grau de compactação do solo (GC) foi calculado pela equação: GC = 100Ds/Dsref, em que: Ds é a densidade do solo e Dsref é a densidade do solo após a aplicação de determinada pressão em laboratório.

Grau de Compactação do CAUQ

Como saber o CBR?

O Ensaio de CBR é determinado pela relação entre a pressão necessária para penetrar um pistão cilíndrico padronizado em um corpo de prova de um determinado solo e a pressão necessária para penetrar o mesmo pistão em uma brita graduada padrão.

Grau de Compactação do CAUQ

Para determinarmos as espessuras acima basta que tracemos uma reta vertical a partir do valor de N da estrada até cruzar a reta com o valor do CBR da camada a ser protegida (ou um valor aproximado). Por fim, basta apenas traçarmos uma outra reta horizontal em direção ao valor da espessuara.

Como calcular o grau de compactação do solo?

O “grau de compactação” do solo, GC, foi calculado pela relação: GC = 100 Ds/ Dref onde Ds é a densidade atual do solo e Dref é a densidade do mesmo solo em um estado de referência obtido em laboratório. O grau de compactação é expresso em porcentagem.

Qual o CBR ideal?

Como parâmetros de projeto, pisos e pavimentos rígidos requerem CBR > 8%, enquanto que os pavimentos flexíveis exigem valores de CBR > 12%.

Quais são as energias de compactação?

Esse ensaio, utilizando o Equipamento AASHTO, pode ser realizado nas três energias de compactação, compactando-se cada camada com: 12 golpes (Energia Normal), 26 golpes (Energia Intermediária) ou 55 golpes (Energia Modificada).

Quanto maior a energia de compactação do solo?

Como a energia de compactação aumenta, o resultado do proctor modificado apresenta um aumento no peso específico seco máximo do solo, oque é acompanhado com a diminuição do teor de umidade ótimo.

Quanto maior a energia de compactação?

Se for considerado o efeito da energia de compactação, quanto maior a energia desta, mais paralelas tendem a se dispor às partículas. Porém, se o teor de umidade for muito alto, a maior energia de compactação não consegue eliminar o ar existente nos vazios do solo, e a densidade pouco se altera.

O que significa 95% do Proctor normal?

Grau de Compactação O comparativo resulta em uma porcentagem sendo, normalmente especificada em 95% em relação ao ensaio de Proctor Normal para corpo de aterro e 100% para as camadas finais do aterro.

O que é uma curva de compactação?

A curva de compactação do solo é determinada pelo ensaio de Proctor, normal ou modificado, amplamente empregado na engenharia civil; entretanto, seu uso agronômico apresenta limitações já que a configuração da curva parte do reúso de uma única amostra, desconsiderando a estrutura original do solo.

Como é feito o ensaio de compactação?

O ensaio consiste em compactar uma porção de solo em um cilindro com volume conhecido, fazendo-se variar a umidade de forma a obter o ponto de compactação máxima no qual obtém-se a umidade ótima de compactação.

Quais ensaios são realizados para determinar o grau de compactação e o desvio do teor de umidade?

O ensaio de compactação, hoje em dia, é conhecido como Ensaio normal de Proctor (ou AASHTO Normal).

Qual o limite do grau de compactação do solo onde há grandes prejuízos as culturas?

Todas as espécies avaliadas podem ser utilizadas em solos com compactação excessiva, mas, quando a densidade for superior a 1,85 Mg m-3, pode ser necessária a mobilização do solo com escarificador e, ou, subsolador, dependendo da localização da camada compactada.

O que é CBR na pavimentação?

O ensaio CBR (California Bearing Ratio) ou ensaio ISC (Índice de suporte Califórnia) consiste em um método para avaliar a resistência do solo a penetração de um cilindro padronizado com relação a penetração em uma brita padrão, ou seja, compara as propriedades mecânicas deste solo a uma brita padrão.

Qual é a maior energia de compactação dos solos finos e granulares?

Constata-se assim que a maior energia de compactação corresponde um peso volúmico seco maior que é obtido para um teor em água óptimo menor, resultando, portanto, numa curva deslocada para cima e para a esquerda da curva correspondente à menor energia de compactação.

Qual a influência da energia de compactação?

Os resultados mostram que o aumento da energia de compactação promove arranjos melhores entre partículas, ocorrendo diminuição do VAM e elevação da estabilidade e rigidez das misturas, sem prejuízos à vida de fadiga.

Quanto maior o esforço de compactação maior é o peso específico seco máximo e menor o teor de umidade ótimo?

A compactação é a densificação do solo por meio da expulsão do ar e do rearranjo das partículas. A compactação aumenta a resistência e a compressibilidade, bem como reduz a permeabilidade de um solo. Quanto maior o esforço de compactação, maior é o peso específico seco máximo e menor o teor de umidade ótimo.

O que é energia de compactação?

A compactação é um processo que visa melhorar as propriedades do solo através da redução dos seus vazios pela aplicação de pressão, impacto ou vibração. Além disso, esse processo torna o maciço mais homogêneo. Esta operação resulta no aumento do peso específico aparente do solo.

O quê compactação e quais os seus objetivos?

O processo de compactação tem como objetivo reduzir os espaços vazios, aumentar a rigidez e a resistência do solo assim como reduzir a permeabilidade. Através da compactação o maciço se torna mais homogêneo e com a redução dos vazios o peso específico aparente do solo aumenta.

Quais são os processos de compactação?

A compactação é definida como o aumento da densidade do solo em um mesmo volume com a redução da sua porosidade. Isso ocorre quando o solo é submetido a um grande esforço ou compressão, expulsando o ar dos poros e rearranjando as partículas.

Como aumentar o CBR do solo?

Esse tipo de estabilização é realizada através da interação das partículas do solo com aditivos capazes de melhorar as condições mecânicas do mesmo. Entre as formas mais difundidas na atualidade para fins viários, encontra-se a estabilização de solos com o uso de cimento, cal, betume, cloretos e polímeros.

Como determinar o limite de plasticidade?

O índice de plasticidade é calculado pela seguinte expressão: IP = LL - LP onde: IP = índice de plasticidade; LL = limite de liquidez; LP = limite de plasticidade; Obs.: o limite de plasticidade e o índice de plasticidade são expressos em número inteiro e sem unidade.

O que é CBR do subleito?

Entenda o método CBR de dimensionamento de pavimentos aeroportuários. Até os dias de hoje o ensaio CBR é um dos mais utilizados para caracterização do material de subleito ou de camadas granulares de pavimentos.


Tudo sobre turismo e aventura