Escola bonita não deve ser apenas um prédio limpo e bem planejado, mas um espaço no qual se intervém de maneira a favorecer sempre o aprendizado, fazendo com que as pessoas possam se sentir confortáveis e consigam reconhecê-lo como um lugar que lhes pertence.

O que é o espaço escolar?

O espaço escolar é visto como uma fonte de experiências e de aprendizagem que, em sua materialidade, está impregnado de signos, símbolos e marcas que comunicam e educam; a sua produção, distribuição, posse e usos têm um importante papel pedagógico.

Como é o processo de aprendizagem dentro do espaço escolar?

Nesse sentido, o espaço escolar se torna uma ferramenta que ajuda crianças e adolescentes a muito mais do que aprender a ler e contar: é o local onde aprendem a se comunicar, fazer amigos, resolver problemas, ou seja, iniciam seu desenvolvimento socioemocional.

Como a escola pode organizar o espaço escolar?

As crianças, especialmente, aprendem na relação com o espaço. O ambiente escolar está alinhado com a proposta pedagógica da escola e permite colocá-la em prática. O arranjo espacial auxilia no desenvolvimento cognitivo e motor da criança, além de trabalhar o imaginário e o subjetivo.

O que revela o espaço escolar?

Diversificação de ambientes: Trabalhar com salas-ambientes ou laboratórios de experimentação, que permitam a realização de práticas pedagógicas mais ativas e interativas e a movimentação dos alunos pelo espaço; criar salas temáticas com cores e desenhos sugeridos pelos adolescentes; montar espaços para leitura, salas ...

O que revela o espaço escolar?

Quais os ambientes de aprendizagem?

Ambiente de aprendizagem significa a cultura e o ambiente físico criados por professores e alunos. Pode situar-se no(s) edifício(s) da escola, mas também no exterior, em linha e longe da escola.

Por que o espaço escolar e um espaço de desenvolvimento cognitivo?

Esse espaço escolar possibilita à criança múltiplas oportunidades de participar de atividades e de fazer escolhas que irão contribuir para seu crescimento. Através destes processos, a criança começa a interagir com o grupo entender seu papel no contexto social, bem como enxergar aprender junto com seus semelhantes.

Qual a importância da escola promover um ambiente acolhedor?

A escola acolhedora proporciona engajamento, cumpre seu papel social e garante um ensino de qualidade. Ainda, fortalece relacionamentos e estimula melhorias na estrutura da educação. A confiança e afeição dos estudantes é conquistada quando são tratados com afeto e de maneira individualizada.

Quais são os espaços de uma escola?

E a resposta é: todas os ambientes (salas de aula, secretaria, diretoria, biblioteca, banheiros, pátios internos e externos, etc.), as paredes, as salas de aula, a organização dos materiais nos espaços e a limpeza.

Como deve ser o espaço escolar na educação infantil?

O espaço criado para a criança deverá estar organizado de acordo com a faixa etária da criança, isto é, propondo desafios cognitivos e motores que a farão avançar no desenvolvimento de suas potencialidades. O espaço deve estar povoado de objetos que retratem a cultura e o meio social em que a criança está inserida.

O que é um ambiente educativo?

ambiente educativo – um espaço construído com a finalidade de promover aprendizagem (BARBOSA, FARAH E CARLBERG, 2007, p. 35).

O que é o desenvolvimento cognitivo?

Como o nome indica, o desenvolvimento cognitivo consiste no modo como nossa cognição evolui durante a vida. Ao lado das capacidades motoras e emocionais, trata-se de um dos pilares do crescimento intelectual infantil, com direito a uma área da psicologia exclusivamente voltada para seu estudo.

Quais são os ambientes virtuais de aprendizagem que você conhece?

Blackboard Learn, um ambiente virtual de ensino completo; Blackboard Collaborate, uma sala de aula virtual para videoconferências; Blackboard Analytics for Learn, plataforma de análise de dados; Blackboard Ally, ferramenta de administração do conteúdo pedagógico.

Quais são os ambientes virtuais?

São e-mails, fóruns, conferências, bate-papos, arquivos de textos, wikis, blogs, dentre outros. Ressalta-se que, em todos estes ambientes, textos, imagens e vídeos podem circular de maneira a integrar mídias e potencializar o poder de educação através da comunicação.

Como deve ser um ambiente de aprendizagem produtivo?

Evite ao máximo ter contato com outros dispositivos enquanto está estudando ou fazendo qualquer outra atividade. O contato com o virtual acaba tirando o foco e valiosos minutos do seu momento reservado para o aprendizado. O indicado é retirar do ambiente todos os objetos que possam dispersar a sua atenção.

Como construir um ambiente educativo estimulante na pandemia?

Atitudes simples como chamar os estudantes e seus familiares pelos nomes e recepcioná-los na portaria da escola, manter um diálogo saudável com os funcionários e docentes, além de praticar uma gestão cada vez mais democrática, podem transformar o clima escolar.

Como avaliar as práticas pedagógicas?

A avaliação visa à melhora da aprendizagem e assim deve ser vista como um instrumento para estimular o aluno: instrumento de superação e não de punição. Faz parte do ato educativo, do processo de ensino-aprendizagem, avaliar para diagnosticar, para interferir e agir, redefinindo os rumos e caminhos a serem seguidos.

O que a escola de educação infantil poderá fazer para enriquecer o espaço?

Destinar tempo livre ou organizar os espaços com uma variedade de brinquedos e objetos à disposição das crianças não é suficiente se o educador não tiver consciência do desafio que o espaço impõe a elas. É necessário reaprender a brincar!


Tudo sobre turismo e aventura