A Reforma Trabalhista também alterou o parágrafo 3º do artigo 614 da CLT, extinguindo a ultratividade dos acordos e convenções coletiva do trabalho. Para esclarecimento, a ultratividade diz respeito a aplicação do disposto nas negociações mesmo após o termino de seu prazo, que é de até dois anos.

Como fica o acordo coletivo com a reforma trabalhista?

Na prática, para que o acordo tenha validade, é necessária uma negociação coletiva entre empresa, trabalhadores e sindicato, com o intuito de aprovar as regras que serão nele contidas de interesse das partes, em uma assembleia geral composta por trabalhadores realizada especialmente para este fim.

Diferença entre Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)

Como saber se um acordo coletivo foi homologado?

Qualquer pessoa poderá consultar os instrumentos coletivos já registrados no Ministério do Trabalho e Previdência. Para isso, basta acessar o SISTEMA MEDIADOR e preencher as informações do filtro da busca.

Como pegar CCT no mediador?

Para iniciar a elaboração de uma Convenção Coletiva, o solicitante deve informar seu CNPJ e clicar no botão “próxima”. Após isso, o sistema carregará a tela da parte solicitante, já com os dados recuperados da base do CNES.

Como acessar o Sistema Mediador?

Após a transmissão da solicitação de registro de instrumento coletivo no sistema mediador, verifique as instruções de protocolo eletrônico, do Requerimento de Solicitação de Registro emitido pelo sistema, no endereço: https://www.gov.br/pt-br/servicos/registrar-instrumentos-coletivos-de-trabalho .

Como fazer depósito do requerimento de registro no órgão do MTE?

Após o protocolo do requerimento de registro do instrumento transmitido via internet ao MTE por meio do Sistema MEDIADOR, o servidor competente deverá cadastrar o seu depósito no módulo intranet desse Sistema, informar a data do protocolo e o número do processo e iniciar a sua análise formal.

O que quer dizer aguardando depósito do requerimento de registro no órgão do MTE?

Depósito é o ato de entrega do instrumento coletivo ou do requerimento de registro, quando o instrumento for transmitido via internet ao MTE por meio do Sistema MEDIADOR, no protocolo dos órgãos do MTE, para fins de registro. Registro é o ato administrativo de assentamento da norma depositada.

O que é sistema mediador?

O Mediador é um módulo do Sistema Integrado de Relações do Trabalho - SIRT, desenvolvido pela Secretaria de Relações do Trabalho (SRT), que começou a ser implementado com a Campanha de Atualização das Informações Sindicais, em 2005.

Qual o site do MTE?

https://servicos.mte.gov.br/ – Portal Emprega Brasil.

Quais os limites da negociação coletiva o que a lei 13.467 17 alterou?

7º da Constituição Federal, os assuntos os quais não poderão ser objeto de negociação coletiva. A Lei 13.467/2017 também trouxe limites a atuação do judiciário que não poderá anular cláusulas ou convenções coletivas e acordos coletivos, salvo em caso de ilicitudes, ilegalidades ou vícios de representação.

Qual a validade de um acordo coletivo de trabalho?

Pelo artigo 614, ficou definido que “não será permitido estipular duração de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho superior a dois anos, sendo vedada a ultratividade.

Sou obrigada a assinar acordo coletivo?

Vou Iniciar o texto já respondendo a pergunta: É claro que não! Tanto na lei quanto na MP 936 que previu a possibilidade de redução salarial ou de suspensão do contrato de trabalho há exigência de acordo entre as partes, então se o empregado não concordar não precisa aceitar nem assinar nada.


Tudo sobre turismo e aventura