Regra N° 1 – Posição da cota Quando a linha de cota está na posição horizontal, a cota (valor numérico) deve ser indicada acima e paralelamente à sua linha de cota. Essa regra vale para a linha de cota na posição vertical e inclinada.

Quais são as regras de cotagem?

A indicação dos limites da linha de cota é feita por meio de setas ou traços oblíquos. que o elemento o seja (ver Figura 9). ser evitados, porém, se isso ocorrer, as linhas não devem ser interrompidas no ponto de cruzamento. ser usadas como linha de cota, porém, podem ser usadas como linha auxiliar (ver Figura 10).

Qual é a forma correta da elaboração de uma seta de cota?

Quando a linha de cota está na posição horizontal, a cota deve ser indicada acima e paralelamente à sua linha de cota. Os algarismos devem estar centralizados, a uma pequena distancia da linha de cota. Quando a linha de cota está na posição vertical a cota deve aparecer do lado esquerdo e paralela a linha de cota.

Onde devem ser colocados os algarismos das cotas?

As linhas de cota devem ser contínuas e os algarismos das cotas devem ser colocados acima da linha de cota sempre que possível no meio do trecho cotado.

Cotagem Parte 1

sempre paralelas as dimensões. Não repetir cotas □ Não cotar o desnecessário □ Cotar de “dentro para fora” (do menor para o maior) □ Cotar próximo ao detalhe. As cotas menores devem ficar no interior das maiores, evitando-se o cruzamento de linhas.

Cotagem Parte 1

Quais são os elementos da contagem?

Os elementos da cotagem necessários para a inscrição das cotas nos desenhos são: Cota, Linha de Cota, Seta e Linha de Chamada ou de Extensão.

O que é cota no desenho técnico?

A cotagem, no sentido mais estrito, é a representação gráfica no desenho das características de um elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida. A cotagem normaliza o intercâmbio das informações entre as diversas partes envolvidas no projeto.

Quais os princípios para se cotar um objeto?

As cotas devem ser indicadas com a máxima clareza de modo a admitir uma única interpretação, sem que seja necessário recorrer-se a cálculos. Podem ser incorporadas às cotas informações sob a forma de símbolos necessários ao completo entendimento de detalhes da peça tais como o diâmetro, raio, etc.

Qual a distância entre o desenho e a linha de cota?

Linha de Cota - estreita e contínua, traçada paralelamente às dimensões da peça, distando aproximadamente 7 mm do contorno do desenho.

Como Cotar Curvas desenho técnico?

Quando temos a necessidade de cotar curvas circulares podemos ir na aba SEGMENTOS e selecionar a ferramenta COTAR CURVAS. Ao clicar na ferramenta, irá solicitar para que selecione uma polilinha de interesse que contenha informação de curva circular para cotar.

Qual a norma técnica da ABNT que orienta sobre Cotagem em desenho técnico?

NBR 10126 – Cotagem de Desenho Técnico.

Como identificar as cotas?

As cotas devem ser sempre indicadas nas vistas onde os elemen- tos aparecem melhor representados. Já o furo aparece representado por linhas tracejadas, na vista frontal. Sempre que possível, deve-se evitar a cotagem de ele- mentos representados por linhas tracejadas.

O que quer dizer a palavra cota?

Significado de Cota substantivo feminino Parte de algo (concreto ou abstrato); parcela, quantia, porção específica que compõe um todo: cota de culpa; cota de alimentos. Parcela de contribuição através da qual alguém ajuda na realização de algo.

Quais são os elementos de cotas?

Os elementos de cotagem incluem a linha auxiliar, linha de cota, limite da linha de cota e a cota. Os vários elementos da cotagem são mostrados nas Figuras 3 e 4. As linhas auxiliares e cotas são desenhadas como linhas estreitas contínuas, conforme NBR 8403, mostrado nas Figuras 3 e 4.

Quais são os tipos de Cotagem?

De um modo global e dado que nem sempre os elementos a cotar são rectilíneas definem-se dois tipos fundamentais de cotagem: Linear: linhas de cota rectilínea. Angular: linhas de cota não rectilíneas.

Como é realizada a Cotagem de Diametros?

A cotagem dos elementos esféricos é feita por meio da medida de seus diâmetros ou de seus raios. Veja um exemplo de elemento esférico, em vista única. ... Neste exemplo, o diâmetro esférico é de 12 mm. Elementos esféricos também podem ser cotados pela medida de seus raios.

Quais são os números que representam uma contagem?

Números de medida ou quantidade são expressos na base decimal pelos algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, podendo ter uma parte inteira (antes da vírgula) e uma parte decimal (após a vírgula). Por exemplo, o número 2,37 tem 2 como parte inteira e 0,37 como parte decimal.

O que é número de contagem exemplo?

Como nos foi dado 6 algarismos (0, 1, 2, 3, 4 e 5) e dois que foram utilizados anteriormente não podem ser repetidos, então para a unidade temos 4 opções de algarismos. Sendo assim, 5 x 5 x 4 = 100. Temos 100 maneiras de escrever um número com 3 algarismos distintos utilizando 0, 1, 2, 3, 4 e 5.

Quais são os elementos de Cotagem que são geralmente representados nas vistas ortográficas?

Para interpretar os desenhos cotados você deve conhecer três elementos básicos: cota (ou valor numérico), linha de cota e linha auxiliar. As cotas são os números que indicam as medidas da peça. A linha de cota é aquela que fica abaixo do número e que tem setas ou traços oblíquos nas extremidades.

O que é cotagem e quais os elementos necessários para cotar um desenho?

Cotagem é a indicação das medidas da peça em seu desenho conf. a norma NBR 10126. Para a cotagem de um desenho são necessários três elementos: Linhas de cota são linhas contínuas estreitas, com setas nas extremidades; nessas linhas são colocadas as cotas que indicam as medidas da peça.

Quais os elementos gráficos da cotagem?

A cotagem deve se dar na vista ou corte que represente mais claramente o elemento. Os elementos gráficos para a representação da cota são (Figura 17): Linha de cota; • Linha auxiliar; • Limite da linha de cota (seta ou traço oblíquo); • Valor numérico da cota.


Tudo sobre turismo e aventura